sábado, 6 de abril de 2013

Ceviche +- peruano (a pedidos)

Ceviche de pescado - Punto Azul - legítimo peruano.
Como tem gente falando, reclamando, exigindo, ameaçando e alguns até pedindo com jeitinho.... (amo só os que pedem com jeitinho) lá vai a receita do ceviche peruano - viciante - para deixarem de me atentar. Entonces... distinto público, é chegado o grande momento: vou dar a receita original e as minhas adaptações, pois nem sempre tenho tudoooooooooooooo à mão. 

Para duas pessoas (gulosas):

- 4 filés de peixe branco firme e FRESCO - tenho usado tilápia - mas pode ser qualquer um
- 3 limões comuns e
- 1 limão siciliano - a mistura dos dois tipos chega próximo do sabor do limão peruano
- 3 cebolas médias roxas cortadas em fatias super mega finas... amolem a faca!... o truque para não morrer de chorar é cortar elas ao meio e deixar de molho numa vasilha com vinagre enquanto vc faz outras coisas
- alho, aipo e pimenta branca em pó - ok... não achei nenhum dos três então tenho usado alho beeeeeem picadinho, aipo cortado igual  à cebola e meu mix de pimentas do reino mesmo (tem a branca, preta e rosa)
- sal e pimenta à gosto - ainda tenho um pouco da pimenta peruana (rocoto molido) que trouxe de lá, mas dá pra substituir bem por molho de pimenta malagueta, ou pela sua pimenta preferida... no stress
- 1 pedacinho pequeno de gengibre ( imagine um quadradinho de 1X1 cm) descascado e inteiro ou se tiver sorte: gengibre em pó

Ceviche do sábado passado: com coentro pra dar um toque brasileiro.
Primeiro esprema os limões... não use o espremedor elétrico (para sucos) pq a chance da parte branca interna do limão ser ralada é grande... e isso vai amargar tudo. Tenho escolhido limões bem maduros e espremido na mão mesmo, sei que sobra sumo, mas prefiro não correr risco. O primeiro ceviche que fiz usei só os nossos limões verdinhos (os comuns) e achei que ficou ácido demais, na segunda vez coloquei o siciliano e gostei mais do resultado final. Coloque o gengibre ali dentro junto com os demais temperos... menos a cebola. Corte o peixe em tiras finas de aproximadamente 1X2 cm, retangulares. Há quem prefira em quadrados menores... de 1X1, teste! Mergulhe o peixe na bacia com limão e temperos... deixe marinando enquanto se dedica ao corte preciso das cebolas (e do aipo, caso não o encontre em pó). Passe o ceviche para uma travessa de servir, adicione a pimenta (mesmo que seja só um pouco... coloque uma pimentinha!) e cubra tudo com a cebola. Esse é o ceviche original....
Como tenho feito bastante - praticamente todo fim de semana - estou inventando moda e a cada vez altero algo para ver como fica. Na semana passada adicionei coentro picadinho, de outra vez coloquei um pouco de alcaparras só pra enfeitar. Além da tilápia, dá para usar praticamente qualquer peixe desde que sua carne seja firme e esteja fresca. Já fiz com atum... mas o gosto não agradou ao paladar aqui em casa, achamos que por ser muito forte, sobressaiu e comprometeu a combinação dos sabores. 
É fazer, servir e comer na mesma hora (Se sobrar pode guardar na geladeira por um dia ou dois... em recipiente fechado). Acompanhe o prato com milho verde cozido e abóbora no vapor (seu sabor se assemelha ao camote que acompanha o prato original). Não precisa de nada mais! Ups, precisa sim... de pisco sauer* para brindar!!!


*Para quem não sabe preparar o pisco do jeitoquetemqueser... compra aquele mix pronto. bata no liquidificador com muuuuuuuuuuuuito gelo e salpica com canela! Assunto resolvido.

4 comentários:

  1. Gê querida,não consigo gostar de ceviche,mas esses acompanhamentos que vc citou me deram água na boca, eu passaria muito bem só com eles,principalmente o pisco sauer..hihi..

    ResponderExcluir
  2. Oi Ge,

    nossa parece ser muito gostoso!
    Vou provar a receita!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Eu to aqui conversando com a minha mãe sobre fazermos só para experimentar.
    Vocês falam tanto, que estou curiosa!
    Veremos...

    ResponderExcluir
  4. Anna e Nenderthal, provem e contem depois o que acharam. Bjks

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...