quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

No Alabama (3)

Bem... continuando sobre as escolas.

Reza lenda que faz pouco tempo (ano passado) um time de basquete americano foi jogar no Rio. E o reporter todo orgulhoso perguntou para um dos astros o que ele estava achando do ginásio (recém reformado, motivo de orgulho pra cariocada). Bem, o astro disse, com aquela sinceridade típica de americano, na lata: está ok (ele poderia ter parado por aqui, mas...) parece um ginário de middle school nos EUA. Tadim, foi execrado, chamado de metido, de isso&aquilo.
Sinceridade um dia mata, cuidado pessoas!
O ginásio (e todas as instalações esportivas) da middle school da baby 2 são melhores do que qualquer ginásio que eu já tenha visto-conhecido no Brasil. E isso inclui SIM o maranazinho-zinho-zinho.
O ginásio (e todas as instalações esportivas) da high school da baby 1 e baby 3 detonam de 1000 a 0 nas instalações (quebradas, acabadas, mal cuidadas e nojentas) da universidade que me formei: UNB, Sem mais. Não vou me estender mais por que é muito humilhante. Fatos são fatos, não vou relativizar a realidade.
Baby one voltou pra high school apesar de já ter se formado?
Yes! ALOKA.

Bem, a guria quis pq quis "ter a experiência" de estudar numa escola americana. Então tá, né... Cada doido com suas manias...
Existe aqui uma personagem que não temos na vida escolar brasileira, a "conselheira", que nada mais é do que uma especialista em educação que ajuda o estudante a montar seu quadro de aulas de acordo com suas potencialidades e interesses. Em ambas as escolas, as meninas passaram por uma conselheira antes de ir para sala de aula.

Na Middle, a conselheira era uma figura saída de cinema, super falante, agitada, sorridente, toda motivada. Lá pelas tantas mandou buscar uma menina para ser "madrinha" da baby 2 na escola. Uma outra brasileira. Mundo pequeno ponto com. Aí a figuraça da conselheira começou a pular e gritar feito uma líder de torcida: "Quem é a melhor conselheira? Quem? Quem? Quem lembrou que temos outra brasileira (no mesmo ano) aqui e que fala português? Quem é o máximo?" Agora imaginem a Whoopie Goldberg fazendo isso... juro, foi nessa vibe a entrevista com a conselheira! E, claro que ao final do show ela pediu um HI-5.
Quem não segurou o riso?
Poizé, gentem... era impossível ficar séria.
Baby 2 tinha terminado a sétima série no Brasil em novembro. Aqui, estamos no meio-fim do ano letivo (termina em maio) e por isso ela (na teoria) voltou para o fim do sétimo ano. São sete aulas diárias, sendo que educação física é obrigatória e diária. Pensamos que o resto ia ser moleza... afinal de contas todos dizem que escola americana é fácil... Qua qua quá. Outra lenda que está se desfazendo no ar. A menina está se saindo melhor do que esperávamos no inglês, tanto que nem foi preciso ir pra ESL (inglês como segunda língua). Todoooooooooooooo dia tem tarefas monstros a serem feitas no computador (que registra data, hora, etc... que ela fez ou não fez seus deveres). Claro que a maioria dos americanos já está acostumado e fazem boa parte das tarefas no próprio ônibus escolar de volta pra casa.... Comentei que tem wi-fi nos bus?  Ela faz em casa e ainda precisa da nossa ajuda, mas está indo bem.

Na High, a conselheira foi um amor, super educada (mas infelizmente não era uma Whoopie), e praticamente nos implorou para que ajudássemos ela a nos ajudar. Tadinha, ficou mais perdida que cego em tiroteio com os currículos da meninas. Baby one praticamente fez o que quis ali e a conselheira foi na onda. Entendemos o lado dela, era complicado mesmo, principalmente por ser fim do ano letivo, ela não poderia colocar as meninas em aulas anuais, apenas nas semestrais, e ainda achar aulas com vagas livres. Complicado mesmo.
Nesse dia aprendemos como funciona a mentalidade da escola. Se você quiser estudar, vai ter classe boa pra vc, basta se dedicar e dar o "seu melhor". Se você não quiser estudar, não tem problema, tem classe pra "encher linguiça", "empurrar com a barriga" e ir levando na maciota até o dia da sua formatura. Claro que existem alguma matérias obrigatórias, básicas, mas depois de cumpridas... o resto é de livre escolha do aluno. Cada um na sua, existem boas aulas, boas classes pra quem quiser ralar e levar a sério sim. Baby 1 (aloka) pegou Honors Class (e está penando) em mátemática ou física (não sei mais... desisti de acompanhar as loucuras dela), por exemplo. A matéria é tão avançada que ao fim do curso, ela faz uma prova e a matéria é contada como crédito feito na universidade.
Enfim, aquela turma de brasileiro que volta de intercâmbio dizendo que colégio americano é molinho...  pegou matérias meia boca no colégio. Quem quer estudar, estuda.

Enfim, turminha está ralando mas feliz. E se babies estão felizes, eu também estou (ser mãe é phoda).



Assim que criar vergonha na cara tiver tempo coloco fotinhas e cia pra animar o blog.
Beijokas procês!
God bless your heart! (eu, alamabiando)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...