terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aos 37 milhões de Pilatos brasileiros.


Tem poucas coisas que me irritam, portas de armários abertas na hora de dormir é uma delas. Pessoas que não saem do armário também. Pessoas que se escondem nele mais ainda!

Probleminhas com armários e pessoas que não sabem o que querem.
É preciso assumir responsabilidades sobre sua vida, seja para errar ou acertar. O único erro é dizer "tanto faz", "não me importa", "não é problema meu". Sim, é problema SEU! E quando você não tem coragem de fazer sua opção, joga nas costas de outros um fardo que era deles. Quem não sabe o que quer e não toma decisões transfere o seu problema para alguém que.. uau, já tem seus problemas pra resolver. O nome disso é preguiça covarde. E isso é mais que injusto, é prova de egoísmo de quem não não se se dá ao respeito nem se banca. 
A vida é feita de escolhas, é preciso ter coragem para fazê-las. Por mais difíceis que sejam. Sinto dizer, é uma ilusão "se abster". Existe um preço a ser pago sempre, para toda causa há uma consequência. Brincar de esconde esconde com a realidade, tampar os olhos e fingir que não está vendo não te torna inocente. Apenas mostra o quanto é inseguro por trás dessa capa fina de "independência". 
Não existe isso de "lavar as mãos" em 2014. Não no dia 26 de outubro de 2014. O país se rachando entre manter a República Democrática do Brasil ou se transmutar em República Bolivariana dos Companheiros e... teve gente fingindo que o caso não era com ele! 
Os Pilatos - 37 milhões! - não lavaram as mãos, eles sujaram as mãos ao apertar o botão "foda-se tudo". Não existe isso de ter medo de escolher errado. Errar faz parte. Assim como acertar. É preciso decidir, escolher, optar. Não existe dignidade no armário dos "ah, que se dane".
Os que me conhecem sabem, sou da turma que decide. 
Flamengo ou Vasco? FLA, claro. Escolha 100% infantil (nem me lembro em que idade me apaixonei pelo Zico jogando) que sustento até hoje. Tem muitas opções de vida que são assim, e são válidas.
Brigadeiro ou Beijinho? Nenhum dos dois, o cajuzinho da minha vó Bi! Escolha gastronômica que não admite contestação, nesse caso sou radicalmente terceira via.
Havana ou Miami? Miami sem dúvidas. Escolha coerente já que não sou fã de ditadores nem fumo charuto e aprecio minha liberdade, além claro... de adorar Disney, Rock, Coca-cola e produtos de primeira qualidade a preço baixo. 
Chocolate? Amargo, por favor. Escolha saudável mas nada consciente, gosto porque gosto, o fato de ser o melhor é um bônus extra. 
Plutão faz parte do Sistema Solar, sim ou não? Sim! Escolha afetiva, sempre foi meu queridinho... Detesto esses revisionismos gratuitos, planeta anão coisa nenhuma.
Israel ou terroristas diversos? Israel. Tipo de escolha que me nego até a discutir por fazer parte das óbvias. 
Iphone ou o resto? Iphone sempre. Escolha essencialmente nerd de boutique. Steve Jobs é o cara, Deus o guarde. 
Praia ou piscina? Escolha que mudou ao longo do tempo. Antes era piscina, agora é praia. Sim, mudar de ideia não é crime. Acontece e faz parte da vida.
O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Não sei. E quando não sei escolho assumir minha ignorância e estudar antes de me meter a dar opinião. Ninguém é obrigado a saber tudo ou decidir de sopetão, na maioria dos casos há tempo para pensar e decidir. 
Chico ou Caetano? Caetano com grandes restrições. Típica escolha baseada no famoso: dos males o menor.
Vamos ver um filme do Crepúsculo pela quinta vez? Vamos... Escolha 110% errada, motivada pelo lema "ser mãe é padecer no paraíso" e no amor acima do bom gosto. Quando errar, erre com convicção! 
Socialismo latrino ou Capitalismo coxinha? Coxinha forever and never. Escolha coerente com meus botões, prefiro ser dona do meu nariz do que ter o Estado me ditando regras. Sou péssima em obedecer ordens. Sob um regime socialista meu destino seria um tipo de gulag.
Jeans e camiseta ou seda e salto alto? Escolha racional e não excludente, jeans para o dia a dia e seda para abalar Bangú. Nem tudo é isso ou aquilo, e nem sempre uma única opção nos "representa". A vida nos permite também marcar o X no "todas as opções anteriores".
Seja a decisão feita com base na razão, emoção, memória afetiva, teimosia infantil, no amor, no engano, no erro... não importa, o importante é optar e assumir as consequências da sua escolha. Não dá pra viver preso no armário, na vida real não há uma Nárnia para onde correr. 
Sei, vão dizer... isso tudo é por conta da reeleição da Dilma, ela está "revoltadinha". Não, não estou revoltada, passei dessa fase na primeira eleição do poste. Estou indignada, receosa e temendo o que vem pela frente. Infelizmente não sei fingir que não sei o quem vem por aí. Adoraria estar engana. Adoraria que o PT me provasse que estou errada. Sou boa em dizer, opa, desculpa aê, errei, quando necessário. Assumo meus erros, meu ego não passa por aí. 
Sim, está duro de engolir. Está descendo rasgando... machucando tudo por dentro. O peso dessa eleição na vida de cada um de nós será enorme. Sempre lembraremos do dia de hoje, do que passamos e sentimos, nos mínimos detalhes. A alegria dos vencedores e a decepção dos perdedores. Não ligo pros petistas pisando em cima e fazendo troça, estou acostumada depois de 3 derrotas. Eles sempre foram péssimos vencedores. Faz parte... 
O que está atravessado na minha garganta é a indiferença dos "ah, é tudo igual". Não é tudo igual, não! Cuba, Venezuela, Argentina e Bolívia não é "igual" a Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra! Pelé não é igual a Maradona. Vinho sangue de boi não é igual a vinho do Porto. Beija Flor não é Mangueira, que não é Portela! Picanha não é ovo frito e Dilma não é Aécio!!! 
O que me impede de engolir "na boa" mais quatro anos o Brasil descendo a ladeira são os 37 milhões de "tô nem aí" que entregaram o país na mão do PT ao optarem se esconder no armário da vergonha. 
Só não decidi ainda se esses neo Pilatos são soberbamente fúteis, irresponsavelmente cretinos, indiferentemente covardes, completamente burros ou totalmente coniventes. Tantas opções válidas!
Pensando... 
Assim que decidir, um dia, talvez, não sei... informo (ou não). 

Dedico a insônia desta noite e todas que virão a cada um dos Pôncios Pilatos do Brasil.

5 comentários:

  1. Estou triste, muito triste. Já não tenho muito tempo pra assistir o Brasil se levantar. Sinto pelos jovens que arcarão com as consequências dos atos dos covardes nesta eleição. Sinto por minhas netas, sinto por todos que como eu lutaram e agora estão com um grande vazio no peito. O futuro é incerto. Parabéns por suas sábias colocações.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se abata, vamos em frente! Pelos nossos filhos e netos não podemos desistir.
      Obrigada pelo apoio e carinho.

      Excluir
  2. Decepção... fui pra rua pra quê? rs

    K!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decepção sim, todos estamos assim.
      Agora, não se envergonhe nem se abata: vc foi pra rua com motivo!
      A oposição forte que nasceu dessa eleição não pode se dar ao luxo de descansar.
      Não há reconciliação possível com um governo corrupto. Todos juntos contra o PT, hoje mais do que nunca.

      Excluir
  3. Assino embaixo. Minha decepção tá entalada na garganta e não sei quando irá embora. =(

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...