segunda-feira, 28 de abril de 2014

O que aconteceu com Cuba?

O que aconteceu com Cuba?

Aconteceu Fidel!
Aconteceu o comunismo.
E é isso que o comunismo faz por onde passa... 
O comunismo é uma praga, gafanhotos na lavoura
Destrói, nivela por baixo, transforma cidadãos
 em escravos de um regime. 
Fizeram em Cuba, estão fazendo agora na Venezuela.
E seus fãs - PT e cia - querem fazer o mesmo no Brasil.


5 comentários:

  1. Então Gê,eu vivi um pouquinho isso,pois acabei de voltar de lá, realmente a situação é muito difícil,mas sabe que me surpreendi? Esperava encontrar um povo sofrido,mendigos nas ruas,gente pedindo ou roubando-o que não significa q isso não aconteça longe dos olhares dos turistas-eu sempre odiei esse regime mas algumas coisas boas eles fizeram por lá-em toda a parte vi pobreza mas não vi sujeira,vi olhos suplicantes,ávidos por uma esmolinha mas ninguém revirando latas de lixo,vi muitos sorrisos tb, e dentes na boca das pessoas-fui a pracinhas,meu filho brincou com as crianças locais,conversei com outras mães e o mesmo desabastecimento da Venezuela acontece por lá-falta tudo e o que tem é muito caro pra eles..não há futuro lá,é triste de ver,mas mesmo assim,ainda vi pessoas felizes,alienadas no seu mundinho,sem termo de comparação,do quanto poderia ser diferente-eles não têm NADA, e mesmo assim não roubam,não assaltam,não matam..esqueci minha bolsa no banco de uma praça e um homem pobre de doer saiu correndo atrás de mim pra devolver(qdo.que isso acontece aqui no Brasil?)
    Eu escrevi um textinho singelo sobre isso,os pobres de lá parecem ter muito mais dignidade q os pobres daqui,mas não sou uma pessoa tão politizada e com conhecimento de causa pra debater esses assuntos..olhei com olhos de turista,vi coisas boas e coisas ruins-como em tudo na vida,aliás.

    ResponderExcluir
  2. Madi, claro que o povo é maravilhoso. Nós, por acaso, não somos? Estamos comendo o pão que o diabo amassou mas estamos rindo, cantando, dançando e cheios de esperança. Isso ninguém tira de nós, está no sangue, e pelo que sei os cubanos são assim também.
    Eles estão num nível de sofrimento, depois de 50 anos de ditadura comunista, em que não há mais nada que se fazer... São duas gerações inteiras perdidas a doutrinadas. Minha filha teve uma professora de ballet cubana, ela só faltava chorar quando ia nos nossos supermercados e via co-mi-da. E chorava mais ainda pq era obrigada a voltar pra Cuba, pois se "desertasse" e ficasse por aqui a família dela seria perseguida. Ainda assim, em meio a todo aquele sofrimento dela (e sua divisão interna, entre ficar... que era seu sonho ou voltar, que era sua obrigação) via uma dignidade sem fim. Daqueles que já perderam tudo, inclusive a fé num futuro melhor. Moças se prostituem para conseguir dinheiro com turistas, e a família e vizinhos nem mais condenam pois foi uma das poucas alternativas que sobraram. É ser da cúpula do partido, trabalhar em hotel ou se prostituir. Claro que a "zona" dos turistas é mais selecionada, ainda assim... pobre. Nada tenho contra os cubanos, como povo. Tenho contra o regime de Fidel. Do povo, o comunismo tirou tudo: vidas, dinheiro, futuro. Só sobrou mesmo a dignidade.

    ResponderExcluir
  3. Gê,tu tens razão em tudo, eu até te respondi lá no blog q sabia q ficarias louca com meu singelo textinho e dicas sobre Cuba(ri muito pensando na tua reação)mas realmente,estando lá,nesse periodo,não vi essas coisas todas q citaste e q sabemos q acontecem e existem-eu lancei um olhar mais benevolente sobre Cuba pois existe um potencial lá a ser explorado,existem coisas boas que foram feitas(a maioria não,tanto q o resultado é esse q tão bem descreves acima e eh fato),mas essa gente merece uma chance,o país merece uma chance,o comunismo é que tinha q sumir do planeta,não funcionou em nenhum lugar do mundo,não está funcionando lá tb-q pena,as possibilidades turisticas são tantas lá,há tantas belezas naturais,tanta história,eu me sentava e ouvia o Buena Vista Social Club e pensava q poderia ser tão diferente....dá pena de ver a situação deles,mas o povo cubano realmente me surpreendeu,apesar da lavagem cerebral,apesar dos Castro,apesar de tudo..hehe...Imagino o quanto deves ter te segurado pra não detonar minhas preciosas dicas sobre Cuba...ahahahaha...adoro teus comentários,minha linda,tu és uma das pessoas mais articuladas q eu conheço, e q diz o q pensa sempre,doa a quem doer...adoro e admiro isso.Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoooooooooooooo o Buena Vista Social Club. Vi muito na Guate. Sabia que o velhinhos se aposentaram (+ou -) e se mudaram pra Antigua? Tocam pelo menos uma vez por semana num restaurante... ai, que privilégio escutar-los ao vivo.

      Excluir
  4. Concordo plenamente, Não é possível que esse povo brasileiro vá votar no PT de novo pro Governo.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...