quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alto Paraíso (1)

Oi, tem carona pra um ET perdido aí? Entrada 1 da city.
Saímos da capital (Brasófia) no meio da tarde de sexta. 
São 3 horas de viagem de carro, relativamente tranquilo. O primeiro trecho até o trevo (reformado) de Planaltina está ok, estrada boa. A seguir começa uma verdadeira colcha de retalhos com buracos. Há placas de "obras - homens trabalhando - máquinas na pista" mas não vi nadica de nada. Acho que entraram em férias, rs. Piada boba. Assim que se cruza a divisa do DF pra Goiás, o asfalto fica bom. Eh!!! Mas aí... logo em São João D'Aliança (o "portal" da Chapada)... volta a piorar. Mas nada que assuste. Só é necessário ter atenção aos quebra molas (lombadas) no meio da estrada (?!!!?!!!?). Se vir comércio ou cidade chegando... cuidado, tem uns "morrinhos" bem grandes e não sinalizados. 
O pior trecho é sem dúvida o que está entre Planaltina e a divisa do estado. Já vi estrada de terra melhor do que ele. Mais tarde, iríamos descobrir que a estrada de terra que liga Alto Paraíso à Vila de São Jorge e adiante... realmente está "menos pior de ruim" do que o trecho no DF. Sem falar que boa parte do caminho está com as faixas mal pintadas, praticamente apagadas. O ideal é viajar de dia, como fizemos. 

Alôu, autoridades: vamos trabalhar?!? 


Fora isso, a paisagem pelo caminho é linda. Uma subida leve, sem escalas,  direto e reto ao coração do planalto. Assim que se chega na cidade se vê o marco. Algo modernoso que lembra vagamente algo como... ah, sei lá, seria um disco voador com pernas de siriema?  Pelo visto Varginha não é a única parada de descanso para ETs na terra brasilis. Eles veraneiam na Chapada dos Veadeiros também. Não dá pra negar o bom gosto da galerinha verde.
A cidade é pequena mas tem seu encanto, um ar bucólico meio hippie (era de aquariuuus não morreu... nem os bichos grilos), meio rústico, 100% alternativa. Não há motivo pra se preocupar, tem uma boa infra estrutura e supre bem as necessidades básicas de qualquer visitante. São duas avenidas principais. A primeira entrada, Av, João Bernardes Rabelo, pega-se no no trevo, saindo pela direita... e dá direto na Pousada Retiro da Grande Paz, onde ficamos. Seguindo por essa mesma via, cruza-se com a segunda avenida... que é o eixo comercial principal do local. Dá pra entrar pela cidade também por ela, basta pegar a entrada 2 que cai direto na Av. Ari Ribeiro V. Filho. Restaurantes, lojinhas de lembranças, supermercados, bancos e cia ilimitada estão ali. Não tem como errar. São as duas únicas avenidas com canteiros de árvores no meio.
Curiosidade sobre o comércio & empreendimentos da city... todos os nomes de estabelecimentos entraram no clima riponga-budista-caipira que viu ET & natureba que pirou na Índia (transontem) com uma forte pegada new age. É algo muito vintage... até pra mim. E, sim... é legal, nada contra, vale praticamente como uma viagem para dentro de Hair. O negócio ultrapassa os limites do óbvio e é até engraçado  tentar descobrir o próximo nome... exemplos: Taj Mahal? Tem. Alquimia... obrigatoriamente tem. Cantinho das Fadas (ou duendes avec similar). Yeah! Não sei o quê do Alto Astral? Também. Enfim. Só faltou a Tenda Holística da mãe Dinah. Faltou ou não vi?
Peace and love, guy! 

Conseguiram entender meus rabiscos?
Fotinhos da city: 

(amei os grafites pela cidade, acho que nem notarão isso... )





















3 comentários:

  1. Parece bem interessante...vc recomenda com criança pequena?(meu filho André tem 4 anos...) bjs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, o passeio principal da região são as trilhas, cascatas, cachoeiras, piscinas de águas termais e cia... tem pra todos os gostos, tipos e níveis de dificuldade. Uma coisa é certa... não dá pra ele aguentar o Parque Nacional da Chapada... são 10 km de caminhada - a ida é tranquila, mas a volta... custa, viu. A guia disse que já levou grupos de crianças de 7 anos, que se não me engano, é a idade mínima para entrada.
    A pousada onde fiquei tem infra pra crianças... piscina, salinha de tv com vídeos de filmes infantis (pode levar pro quarto tbm). Não sei como o seu filhote é... dos calmos ou agitados. O bom dessa idade é que se ele entrar na onda, vai curtir muito a natureza e depois cair "morto" na cama. Bem, acho mais fácil a gente cair dura, kkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...