sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Tour em Washington (2)

Um dos jardins internos da Gallery
A vida é bela. 
Dentro da National Gallery of Art em Washington mais bela ainda. Quase perfeita, diria. Passei terça e quarta feira praticamente dentro dela. Motivo? Porque eu queria, oras! Porque eu merecia. Porque eu precisava!!! Dois dias de puro êxtase. Dois dias num pedacinho do paraíso na terra.
No primeiro dia já estava tão desnorteada com a quantidade de beleza, arte e cultura que tonta... saí antes de entrar no setor holandês. Era muito pra um dia só. Era preciso respirar para não pirar. Saí embevecida e deixei o que faltava para o dia seguinte. 
Dados básicos da Gallery: Foi fundada em 1937 com a doação de um colecionador privado e está entre os 10 museus de arte mais visitados do mundo. E não é à toa. Por algum motivo não faz parte do Instituto Smithsonian - que cuida praticamente de todos os museus da capital norteamericana - só fui descobrir isso depois. Sua entrada é gratuita. A coleção é impressionante, só o melhor do melhor de toda arte ocidental, selecionada a dedo... Pense nos maiores nomes da pintura e da escultura. Estão lá: Monet, Manet, Renoir, Toulouse-Lautrec, Modigliani, El Grego, Rubens, Ticiano, Rembrandt, Vemeer e até Da Vinci, dentre muitoooooooooooooooos outros. O único quadro de Da Vinci no continente americano!!! Para e pensa. É de arrepiar.
#sofánomuseu
O que mais gostei nela (além da arte em si) foi o tamanho e a preocupação com os visitantes. Não é tão grande quanto o Louvre, ou seja... não é tão cansativa. Sim, é triste informar mas o Louvre, apesar de divino, cansa. Dois deliciosos jardins internos. E tem sofás, sim... ótimos sofás estrategicamente posicionados para nós... humildes humanos bípedes possamos sentar, descansar e apreciar as magistrais obras de arte. Confesso que se não tivesse alguns sofás bem atrás de mim, teria tido um colapso ao me deparar com certos quadros. Coração disparou, perninhas tremeram... muita emoção, praticamente uma montanha russa de arte. Com o agravante que a viagem não termina nunca, é looooooooooping atrás de looping. Haja preparo! Tem um ótimo café e uma lojinha irresistível. Por algum motivo desconhecido, resisti.
Voltando ao sofás... museus do mundo, please... mirem-se no bom exemplo da Gallery e coloquem sofás de primeira nas suas salas. Em campanha por sofás nos museus do mundo! Tenho raiva daqueles banquinhos duros, é dose pra elefante! Sem falar dos que nem banco colocam... falta de consideração pura.
Tenho uma pequena (mentira: é imensa queda mesmo) pelos impressionistas. Tanto que em Paris meu museu do coração é o D'orsay. Troco 10 minutos nele por 10 horas no Louvre sem nem piscar. E posso garantir que a coleção de impressionistas franceses da Gallery não faz feio. Fiquei feito boba diante de alguns quadros... ainda bem que tinham sofás estrategicamente colocados, rs.
Diana, caçadora.
 Sem exagerar, senti-me abençoada pelo privilégio de poder estar ali. Tem certos momentos da vida que são tão especiais que não podem ser descritos. Pelo menos tenho a consciência do valor deles, e esses dias dentro da Gallery estão entre aqueles em que só posso agradecer: Obrigada, meu Pai, por estar aqui e poder desfrutar disso tudo!

Agora chega de trele lé e vamos ao que interessa, algumas fotos das obras primas. Confesso, foi complicado selecionar, entre tantas belezuras. Mas não dá pra colocar tudooooooooooooo aqui. No álbum do face já foi difícil escolher quais postar... e acho que passei de 80! Então, com muita dor e alguma dificuldade (pra não colocar só impressionistas), fiz meu personalissimo top 12, só com quadros...




Enjoy:


#1: Da Vinci,  Ginevra de Benci (frente), prefiro ela à Monalisa. 
Ginevra (verso)



#2: Monet pintando sua família, Sra Monet e filho... precisei me segurar
muito pra não bancar São Tomé e tocar no quadro. Muito!

#3: Edouard Manet, Baile de gala no Opera. 

#4: Rubens (R U B E N S!!!), Daniel na cova dos leões. 

#4 detalhe... ainda bem que tinha um sofá bem atrás, pq tive que sentar.

#5: Rembrandt, autoretrato velho. Eram tantos... mas esse é o que + me comove.

#6: Ticiano revolucionando (pintura em tons sépia), Cupido e a roda da fortuna.

#7: Van Loo, Bolha de sabão.

#8:  Ticiano, Vênus com o espelho.

#9: Rembrandt (de novo ,não me aguentei),  Lucrecia Borgia

#10: Rotari, garota com flor no cabelo (mas pode chamar de  the bitch, rs)

#11: El Grego (outro caso em que o sofá foi necessário), Laocoon.

#12: Gentileschi, The lute player.

2 comentários:

  1. Então, aqui no Rj o meu cantinho onde faço a minha cartaze e fico, fico fico o dia todo descansando e apreciando a beleza do local é o parque das ruínas.
    Se vier ao rj, me avisa, que te levarei lá! Mas tem que andar um pedacinho hein!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adooooro museu. Podem falar que é passeio de velhos, mas eu sou e não tô nem aí auhauahuaa adorei as fotos, que vontade de estar aí.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...