segunda-feira, 17 de junho de 2013

Brasil #vemprarua #vem pra janela

Alguns podem estranhar o que vou escrever. Os que não me conhecem estranharão.


Tenho plena consciência de que o que está acontecendo nas ruas de São Paulo não é gratuito e no seu começo foi insuflado por grupos pouco recomendados. Mas que movimento é assim, como costumam dizer - ou querer os puros - 100% espontâneo? Nenhum. Tenho verdadeiro terror de grupos radicais, especialmente os à esquerda da esquerda, como o do Passe Livre (eca 1) e do Juntos (eca 2). Não concordo com eles, não sou do time deles. Jamais serei. Também não a favor de nenhuma das bandeiras de partidos que tentaram (em vão) levar pras ruas. O PSTU e cia também não me representam. MAS é preciso dizer que o povo não está lá por meros vinte centavos. Os tais centavos de aumento no preço dos ônibus em São Paulo foi só a gota d'água.

{ Pausa pra momento memories:
Lá atrás, nos tempos do Collor (sou tiranossaurica), fui cara pintada.  Isso fez de mim parte da gang da UNE? Não, jamais. Desprezava a fisiologia barata e a ideologia ultrapassada da entidade desde sempre. MAS ir para as ruas lutar pelo impeachment do infeliz era mais importante do que minha falta de respeito pelo Lindberg Farias (e assemelhados). Teve muita gente se desiludindo com ele ultimamente... eu não! E como sou educada não vou dizer... eu avisei!!!
Derrubamos um presidente sem um único ato de violência. É possível, já foi feito. Tenho orgulho disso!}

O povo não foi às ruas à toa. Foi porque não aguenta mais. 

Não aguenta mais inflação (ela está de volta, não é terrorismo informativo!)
Não aguenta mais corrupção (oi, PT e associados!)
Não aguenta mais impunidade (oi, mensaleiros condenados e fora da prisão!)
Não aguenta mais ser maltratado (oi, falta de transporte público, saúde, segurança e educação de qualidade... ou melhor, oi não... cadê?)
Não aguenta mais ser feito de palhaço (oi, pagadores de impostos!)
Não aguenta mais sustentar vagabundo incompetente no poder (oi, PT e associados! - de novo)
Não aguenta mais pagar estádio superfaturado (oi, doña Dilmanta!)
Não aguenta mais político ladrão (oi, everybody macacada!)
Não aguenta mais ser enganado!
Não aguenta mais ficar parado!

E que povo é esse?

O engraçado para muitos é isso. Ver que o povo que está nas ruas não é o usuário do transporte público, digamos assim. A grande maioria tem carro ou pouco usa ônibus, trem e metrô. Quem está indo pra rua são os mal falados representantes daquela classe odiada pela Marilena Chauí (eca 2001, uma odisséia no espaço), os boyzinhos da classe média. Agora, me digam... alguma vez na vida houve um só grande movimento popular que não fosse feito (pensado, planejado e patrocinado) pela burguesia? Não. Até os que odeiam a classe média e a desprezam de corpo & alma são... burgueses. O engraçado é ver que os que se dizem a favor da ditadura do proletariado (soy contra!) são mais do que simples classe média (como eu & você), são da elite no poder. Ironias da história.



Sobre a violência. Sou contra, É CLARO! Sou contra os atos de vandalismo que existiram (é fato), sou contra depredações. Sou contra levar coqueteis molotov e artefatos do tipo pras ruas. Sou tão contra a violência policial quanto contra os manifestantes que vandalizam e provocam. Houve, há e sempre haverá excessos em situações como essas. Sempre tem um que perde a cabeça e faz besteira. E esses só servem para denegrir o movimento e estragar tudo. Os poucos que vandalizam patrimônio (público ou particular) e incentivam a baderna e o confronto só fazem mal aos verdadeiros ativistas. Tiram a razão da manifestação.

É preciso respeitar a polícia, não provocar. É preciso respeitar aqueles homens que estão ali trabalhando pela segurança de todos. A polícia não é o inimigo. Não deve nem precisa ser ofendida. Se o movimento não for da paz perde seu valor. Pena que alguns não entendem isso e acham que só com o enfrentamento alcançarão seu objetivo. Houve erro dos dois lados. Teve violência de ambas as partes. E é preciso lembrar que tropa de choque não é brincadeira de criança, se tirar eles do sério... a coisa fica feia! Fica a dica.
SEM VIOLÊNCIA tem que ser o lema. SEM PROVOCAÇÃO aos policiais. A tomada das ruas tem que ser pacífica. Ninguém aí ouviu falar de Gandhi? Oi?


Então é isso. Quem concordar que é hora de acordar o gigante adormecido e dar um pouco de dor de cabeça pra esses políticos levante e #vem pra rua! Use branco, traga sua bandeira nacional, faça seu cartaz e #vem pra rua enquanto é tempo. A hora é agora. Quem concordar e não puder #vem pra janela! O importante é incomodar. Não sei qual sua causa principal nem em qual partido você votou nas últimas eleições. Isso não interessa. O que nos une - e que alguns teóricos estão chamando de reclamações difusas, rs - é muito maior. É a retomada da democracia. É o despertar da consciência política. É o exercício da cidadania. Enfim... É o pesadelo dos corruptos!

Nós somos o povo. Nós mandamos. 
Nós e não eles!!!

Aqui... lista das manifestações agendadas pelo Brasil. Vai quem puder. Vai se quiser. MAS se for... vá na PAZ! 

3 comentários:

  1. Protestar é ato legítimo... o motivo do protesto, no meu entendimento também... mas a forma como a coisa está sendo conduzida, foi se tornando ridícula, coisa de baderneiro, vândalos... ai, realmente o que era para ser uma manifestação pacífica vira caso de polícia. Nem sempre é a polícia quem ataca primeiro, em muitos casos eles se defendem com as armas que tem, e essas armas são perigosas. RESPEITO de ambos os lados seria o ideal. É preciso também saber protestar! Torço de verdade para que estas manifestações tenham algum efeito! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre é fácil falar,mas o fazer tb tem limites...

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente tenho muito orgulho do que está acontecendo hoje não só em SP, mas no Brasil. Há muito tempo que sofremos com tanta coisa quietos. E não, os vândalos não nos representam. Se infiltraram por baderna. Infelizmente as redes de televisão, principalmente a Globo, noticiaram somente os vandalismos durante 1 semana. Muito foi-se falado contra as manifestações. Felizmente ninguém se calou.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...