terça-feira, 25 de junho de 2013

Barata tonta em cadeia nacional.


Tem gente político por aí começando a tomar coragem de botar o nariz pra fora e dar pitaco. Um deles, que é pseudo pretenso opositor (faz de conta) do Pt e futuro candidato à faixa presidencial, saiu dizendo que Dilma não sabe o que fazer. Discordo veementemente!

Dilma não sabe o que faz. 
Dilma n'ao sabe o que fez.
Dilma não sabe o que fazer. 
Dilma está nocauteada e sem rumo. 
E isso não é novidade alguma. 

A dona "zelite" enfurecida nas ruas. Ah, tá... acredita nisso quem quer.

Não é só a presidente que está à deriva diante do tsunami político que tomou conta do país de norte a sul. E se for pro bem de todos e felicidade geral da nação... ambos (e outros macacos velhos) irão morrer afogados na praia nas próximas eleições. Porque o Allure of the Seas nacional em que passeavam... começou a fazer água e não há lugar pra todos nos botes de emergência. 

Está complicado acompanhar o desenrolar da comédia tragédia que virou o noticiário nacional. Especialmente quando ele entra em rede de cadeia nacional... aí então vira ininteligível, aff. Tem alguém (não digo o nome, não digo!) que calada tem a grandiosidade de um Camões. Anuncia hoje, muda de ideia amanhã. Aposto que tem o dedo do criador do irrevogável revogado nessa valsa a la  cucaracha barata tonta. Uma coisa é certa... os ratos (sempre eles!) já começaram a debandar. Começando pelos companheiros (nada amigos) do próprio partido, depois dos aliados de conveniência. Sobrou o trio parada dura: João Santana, o kaiser da propaganda, Mercadante e Pimentel, dois dos 40 -1 ministros da Rainha das Copas. Morrerão abraçados? O que o rei está achando disso tudo? Keep going.

La reina roja e seus dois valetes sem o bispo marqueteiro.

Tem uma turma gritando contra o golpe bolivariano em curso. Tem outros achando a tal democracia direta (via plebiscito) a terceira maravilha do universo... aies! O descrédito - justificado - nos políticos é tão grande que chega a ser uma tentação o flerte com essa tal "constituinte só pra reforma política".  Fala sério, só de ouvir a possibilidade de uma nova constituinte... eu tremo e babo de vontade. Quem não tem vontade de passar uma borracha naquele monstro - de cem cabeças - jurídico que criaram em 88? Só que agora... é suicídio coletivo. Pena, que pena. Simplificando: a tal constituinte - hoje, agorinha, neste momento - é pura trollagem.  Para usar uma terminologia jovem.


O Renam, que é um bombril em defeitos políticos, éticos, morais et cetera, acabou de virar o maior workaholic! Entrou em pânico e acionou o botão topo tudo por dinheiro pra ficar no cargo. Vai votar tudim -tudim que aparecer pela frente, nessa usa nova fase Pacman. Seus nada heroicos coleguinhas de bocada trabalho acabaram de votar e rejeitar a PEC 37. Uau, foi a maior unanimidade... de repente todooooooooooooos eram contra ela desde criancinha, rs. Será ressaca da festa na laje? Parece que sim.

Tá cheio de Ministro de Estado falando e não dizendo nada. Até aí, tudo dentro dos conformes. Se dissessem cré-com-lé eu cairia dura, tamanho o espanto. Assusto-me é com os outros Ministros, os do STF, que também resolveram participar da bagunça. Ei, vai com calma Joaquim Barbosa. O povo nas ruas pode ser irresponsável. Euzinha posso dar um tempo e brincar de ser irresponsável. Isso de ser subversiva, baderneira e revolucionária do vinagre tem lá seu charme. MAS o senhor não pode se dar a esse tipo de luxo, não mesmo!!!
Ueba!!! A constituinte bolivariana irá nos salvar!
A voz da razão veio de outro togado, que precisou exatamente o que se passou nos últimos dias: “O Brasil dormiu como se fosse Alemanha, Itália, Espanha, Portugal em termos de estabilidade institucional e amanheceu parecido com a Bolívia ou a Venezuela. Isso não é razoável. Não é razoável ficar flertando com uma doutrina constitucional bolivariana. Nós temos outras inspirações.Neste momento, em pleno gozo de todas minhas faculdades mentais, declaro aos quatro ventos: love you so much, Gilmar Mendes.

Gostei bastante da entrevista do Ferreira Gullar. Disse apropriadamente duas grandes verdades.
Uma: que nunca viu manifestações como as de agora no país e que elas não se comparam a nada do que está ocorrendo lá fora, seja na Turquia, Síria, etc.
Duas: que  movimento é contra todos os partidos, Dilma, Lula. Eles foram rechaçados. Os manifestantes têm razão de não quererem partidos. Os donos de poder têm que botar as barbas de molho. É o povo desorganizado fazendo reivindicações pertinentes e sérias. Escrevi um artigo meses atrás dizendo que, como UNE, CUT e os sindicatos foram apropriados pelo governo, o povo não tem representação. A única saída era ir para a rua desorganizados… 

Pois é... já disse isso, os que estão aí NÃO nos representam. Essa picuinha de quem manda nas massas, esquerda ou direita é tão demodê que cansa. Vou contar um segredo, mas não espalha.... Quem está  nas ruas, a grande maioria, provavelmente votou na esquerda nas últimas eleições. E estão tão descontentes, frustrados e cansados quanto eu, que estou longe de ser socialista. Essa turba tão mal falada (mas super bem Fu____ ) e que não costuma ter filiação partidária costuma ser o fiel da balança que na hora H decide que ganha a eleição. Não é a esquerda engajada (ou a on the rocks) nem a chamada direita raivosa. Porque se juntar essas duas "facções" ... não enche meio Maracanã. A tal eXtrema direita então... essa não lota uma kombi.  Como bem disse um conhecido: não são vinte centavos MAS estamos dando o troco. 


Sorriso direto das ruas da capital federal pra mãe dos PACtos 

Não houve até presente instante nenhuma ameça real à democracia (exceto pelo namoro da presidanta - já descartado - com as ideias de "democracia direta" do finado Hugo Chaves). Posso estar bancando a pollyanna agora... sei disso. O povo nas ruas deve e está incomodando... reconheço e aplaudo, mas em momento algum ele colocou em cheque as instituições nacionais. São protestos, não revolta armada. Protestar ainda não é crime. O que está na corda bamba são os políticos e as agremiações partidárias, sindicais e assemelhados, os governos... mas não a democracia. Não me cansarei de repetir, ninguém é antipartido, são se muito apartidários ou momentaneamente suprapartidários. E é esse detalhe que estou gostando de ver quando vou pra frente do Congresso Nacional. Como disse, de burrice nenhum deles padece, tanto que estão correndo atrás do prejú... e devem nos próximos dias se comportar melhor do que escoteiros. Claro, posso estar enganada. Os partidos (todos!!!) continuarão a existir (dos males o menor) apesar da puxada de orelha federal que levaram das ruas. 
A eleição virá em 2014... e é nela - espero - que sentiremos as consequências dessa micareta política toda. Antes dela teremos a Copa do Mundo, quando... se nada for feito... veremos lotar de novo a "maior arquibancada do Brasil". Amanhã tem mais um picnic popular marcado no gramado do Congresso Nacional. Estarei lá. 
Recado de Minas, uai!

Pedido único: Não reeleja ninguém nas próximas eleições! Vamos renovar o país. E, por renovação, explico-me: Marina Silva é parte da velha política, ok. O neto do Tancredo... também! E o tal Eduardo Campos, neto do Arraes... também. Aliás, filho(a)s e neto(a)s de raposas velhas políticos estão longe do meu ideal de liderança.  Por trás da postura de "novos" servem apenas para perpetuar o mal hábito das velhas oligarquias. 


3 comentários:

  1. Vc acha que o Lula pode voltar? A popularidade dele é bem alta.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Não,nãão,pelamor...Lula não,Bah...E Gê,tô até com medo de que protestar comece,sim, a ser considerado crime,do jeito que as coisas vão..mesmo assim,há luz no fim do túnel!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bah, há quem diga que ele voltará. Outros que o câncer voltou... o negócio é aguardar. A situação dele (na justiça) começa a ferver, isso é certo. De todo modo, não acho nada bom pro país um partido (qualquer partido) ficar tanto tempo no poder. Acho que aí na Inglaterra também existe aquele dito que diz que troca-se fraldas e políticos, de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...