quarta-feira, 19 de junho de 2013

A vida como ela é X A vida é bela.

Durante os últimos 10 anos o governo Pt tentou convencer (o mundo e o público interno) que a vida no país do carnaval era bela. Parece que seus marqueteiros esqueceram de combinar isso com as #ruas, ou seja, com a vida como ela é. 
Não sei exatamente porque (ok, eu sei... mas faz de conta) alguns conhecidos vieram me questionar... 
Juro que em certo momento deu vontade de brincar de tolerância zero e dar a resposta adequada pra perguntas idiotas. Só que por trás dessa aparente idiotice (desculpa)... existem dúvidas razoáveis por isso não levei pro lado pessoal.
Então, para evitar qualquer dúvida vou dizer o que penso sobre as questões levantadas. Olha, é até engraçado isso, não acho que minha opinião pessoal sobre o a "revolução" do Vinagre tenha tanta importância, mas... 

Se quero o impeachment da Dilma?

Não. Vou repetir:  NÃO.
O fato de discordar (e discordo!), de não compartilhar das mesmas idéias (e não compartilho!) e de não ter votado na pessoa da presidente não significa que não respeite a cadeira da Presidência da República que ela ocupa democraticamente. Não gosto dela mas AMO a democracia. 
Ficou claro? Bom.
Enquanto não houver algo concreto que gere um processo legítimo de impeachment dela... sou pela sua manutenção no cargo. Não por conta da sua linha sucessória. Não vejo diferença nenhuma entre ela e o Michel Temer, Henrique Eduardo Alves ou Renan Calheiros. Combinado? 
Isso não quer dizer que não fique feliz (fico e muito!) toda vez que vejo uma faixa nas ruas com os escritos "FORA DILMA", "FORA PT"  e coisas do gênero. Estou adorando as provocações à terrorista. Minha preferida é uma foto dela em que dizem "Estamos SÓ seguindo seu exemplo. MAS sem morte, roubo ou sequestro. Somos da PAZ". É ou não o máximo?  Adorei.
Se ela for minimamente inteligente deve ter percebido que as pesquisas de opinião de que lhe dão 189,99% de aprovação estão... enganadas, para dizer pouco. O povo está descontente e sabe exatamente onde está o X do problema. Tapar o sol com a peneira não leva ninguém a lugar nenhum. Ah, ter saído correndo no dia 18 para São Paulo atrás do chefe Lula acabou de vez com o mito da criatura presidente independente do criador. Porque estadista, ela nunca foi. 
Minha humilde opinião.


Se aprovo a volta dos militares ao governo?

Não. Vou repetir. NÃO. Pelo amor de Deus, NÃO!!!
E nem vou entrar nesse mérito, que pois o considero de uma estupidez tão grande que precisa- deve - tem que ser rechaçado liminarmente. Tem gente que acha que isso é solução. Sinto muito, não concordo. Chega de dar um passo pra frente e dois para trás. Qualquer ruptura política desse porte é um retrocesso nacional.
Agora, entendo perfeitamente quem pensa que isso é opção. Eles não estão com saudade dos coturnos, nada disso. Estão saudosos de governos de pessoas sérias, honestas e comprometidas com aquelas duas palavrinhas da nossa bandeira: ordem e progresso, que colocam os interesses e necessidades do país acima dos medíocres interesses partidários ou pessoais. 
O Brasil sente falta de estadistas à sua altura. O país sente saudades de um futuro que nunca chega. Cansamos de promessas e propaganda. Não é difícil perceber isso. 

Se... quero a prisão dos mensaleiros?

Sim, claro, pra ontem se for possível. Logo e imediatamente! De todos os já condenados pelo STF. A impunidade deles é ofensiva à nação. A presença ativa deles na vida pública nacional é um acinte diário aos brasileiros honestos. 
Boa parte da revolta vem da certeza de que o legislativo (principalmente o federal) não respeita e não se importa com o clamor do povo. Essa dissonância ultrapassou os limites toleráveis e o resultado se viu no último dia 17 de junho, na tomada do Congresso. Não é só o "Feliciano" que não nos representa, muitos outros nomes foram colocados na berlinda. De Renam a Sarney, passando por muitos outros menos falados.

Se... acho que aS manifestaçõeS são por vinte centavos?

Claro que não. Pelo menos para mim não. Não fui para rua por conta de vinte centavos e acredito que meus milhares de concidadãos também não o foram. A questão é mais profunda. E os governos, dentro das suas 3 esferas, sabem disso. 
Se for resumir (é impossível) e tentar captar o que está solto pelos cartazes do povo vemos que a questão é mais profunda... trata-se do repúdio à impunidade dos poderosos, da falta de infraestrutura e segurança, de transporte, saúde e educação de qualidade, falta de moradia digna, etc. O povo cansou de não ter nada e pagar por tudo. Os impostos são abusivos e a inflação está sim de volta, não é "terrorismo informativo" como disse a chefe da nação.
Mas, só para deixar marcado (não estou rogando praga nem bancando a pandora, não tenho bola de cristal) a revolução francesa começou por conta do aumento no preço do pão. Quantos centavos mesmo?

Se... aprovo a exclusão das bandeiras de partidos políticos?

Sim, ainda que alguns discordem, acho isso o principal diferencial dessa "revolução". Se os partidos forem espertos perceberão a mensagem, que é cristalina: vocês não nos interessam! Nenhum de vocês se mostrou capaz de nos representar então... adeus! Seja da esquerda, do centro ou da (fictícia) direita. Não conheço nenhum partido de direita digno desse nome no Brasil, apesar de toda histeria da esquerda que vive a os acusar de tudo. 
Outra coisa que é digna de nota é o desaparecimento total das tradicionais organizações da sociedade civil nas ruas. Cadê a OAB, a ABI e cia? Perderam-se... apequenaram-se tanto ao longo da última década que deixaram de ter relevância social. E, mesmo se quiserem não poderiam hoje voltar às ruas. Quem está na rua é o cidadão, independente, sem dono e sem patrão. 
Ainda não sei onde essa multidão com alergia de partidos políticos, sindicatos e organizações sociais tradicionais nos levará, mas não tenho medo. Há quem os acuse de querer instalar no país da democracia direta (impossível na prática) e de serem agitadores sem causa. Será? Ali na gênese do movimento do passe livre e de alguns partidos à esquerda da esquerdista nave mãe (os filhotes do PT) pode até existir essa utopia. Pena (para eles) que os mesmos estejam sendo renegados pela massa caminhante. 
Tente levantar uma única bandeira (de qualquer partido) numa passeata em qualquer cidade do país e há uma boa chance de ser expurgado como um pária das ruas. Nem os mais anarquistas poderiam esperar por isso! 

Se... estou gostando da confusão?

Ah, pode apostar que SIM!
Desde que fique bem claro que a confusão a que me refiro é a rua cheia de brasileiros clamando por mudanças. Adoro esse tipo de encrenca. Faço coro aos que pedem desculpas pelos inconvenientes, estamos lutando por um país melhor para t-o-d-o-s.
Repudio totalmente a violência causada pelos poucos vândalos - bandidos! - que se aproveitam do momento pra darem vazão aos seus instintos mais baixos. São radicais que só fazem mal ao conjunto da obra. O lugar deles é na prisão e não se discute isso. As ruas exigem a reconstrução de um país, não sua destruição. É preciso separar o joio do trigo.  

Sou contra a COPA e as Olimpíadas?

Caríssimos, já era. Era contra desde sempre.
Não acho que o país esteja pronto pra isso. Antes de receber visitas é de bom tom primeiro arrumar a casa. Nada disso foi feito apesar das propagandas oficiais de que somos isso & aquilo. Não estamos preparados nem para cuidar de nós mesmos, como poderíamos perder tempo e dinheiro... com uma futilidade dessas? Considero o esporte uma futilidade? Sim, neste caso sim. Não vi até agora um só cartaz pedido... mais bola de futebol. Vi muitos pedindo escola, saúde e segurança.
A nossa capacidade pra fazer carnaval e festa (inegável) não nos qualifica para receber esses eventos. O choque causado pelas obras milionárias da copa ajudaram a acordar o país para o fato de que .... dinheiro há, só que é mal empregado. Esse dinheiro tinha que ter sido empregado em hospitais, escolas, infraestrutura antes de ser usado em estádios. Não estou só nessa causa. Pelo visto não somos mais o país do futebol. A seleção não é mais a pátria de chuteiras. Ufa! 
Sem falar dos superfaturamentos nas obras... Ai, que vergonha! Polícia e Ministério Público, por favor, façam o que devem fazer: investiguem!


6 comentários:

  1. Gê,

    Como sempre um excelente texto. Cada vez mais uma blogueira de primeira. Endosso quase tudo que escreveu, embora não concorde com alguns pontos. Ainda bem, não é? Um mundo em que as pessoas de bem não possam discordar seria uma tristeza sem fim!

    Interessante que você e uma amiga em comum tiveram que enfrentar questionamentos dos amigos embora estejam de lados opostos a respeito das manifestações, o que mostra que a intolerância não é privilégio de nenhum grupo.

    Acho que você foi perfeita ao levantar que não tem cabimento pedir o impeachment da Dilma ou a volta dos militares ao poder. O PT tem que ser derrotado nas urnas, o que não será fácil porque eles controlam as regras do jogo. Lembra que em 2006 o TSE proibiu que se associasse o Lula e o PT ao mensalão? Como se uma coisa não tivesse nada a ver com outra?

    O grande problema, a meu ver, é que sistema eleitoral está tão viciado, desde o voto proporcional, coincidência de eleições, possibilidade de reeleição, sonegação da informação correta pela imprensa, que fica difícil imaginar como quebrar este círculo vicioso sem alguma forma de ruptura com a ordem institucional. Neste caso reforça sua idéia que essas manifestações são absolutamente necessárias e que apenas com povo na rua será possível mudar a situação.

    Pode ser que esteja certa, mas continuo com minhas dúvidas profundas. Talvez porque estas manifestações me lembrem muito o movimento occupy, o maio de 68 e até mesmo a revolução francesa, três movimentos que fizeram muito mais mal do que bem. O próprio movimento pelo impeachment do collor não me convence até hoje e talvez o símbolo maior seja ver o Lindbergh Farias como senador, aliado do próprio Collor.

    Vou ser franco. Tenho medo das massas. Muito. Mesmo que essas massas seja constituída principalmente por pessoas de bem e com boas intenções. Há algo no agrupamento de gente que me assusta e que me faz perguntar quantas vezes ela não acaba defendendo algo que individualmente poucas delas efetivamente concordem.

    Mas não faço questão nenhuma de estar certo e você errada; ao contrário! Se você estiver certa será muito bom para o país e poderemos dar um passo para realmente ser um país mais democrático. Torço por você! Sinceramente! Se tenho um desejo hoje é que daqui a alguns meses você possa me dizer, quando tomarmos uma cerveja em Brasília, que estava certa e eu errado!

    Combinados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinadíssimo!

      E quem disse que estou certa?
      Já errei feio uma vez. Votei no Lula (primeira eleição, no segundo turno). Pago por esse verdadeiro pecado até hoje.

      Excluir
  2. Bueno,já cometi muitas besteiras,mas nunca votei no Lula...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou fora há tanto tempo que prá mim, quase tudo é grego.

    ResponderExcluir
  4. Ge,
    concordo com tudo até as virgulas!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Acho que tirar um presidente não mudará muita coisa porque outro entrará no seu lugar. Mas claro, gostaria muito e acredito que todos gostariam de ter um que realmente fizesse algo que mudasse. Às vezes até a Dilma tem vontade de mudar, mas tem um partido todo por trás, pessoas que fazem questão de não fazer nada funcionar. Não é somente por causa de 20 centavos, mas foi o estopim e acho que foi até tarde.... na verdade, tarde não, pq nunca é tarde pra perceber que dá pra mudar. Isso deu um ar de esperança... pq achávamos que não dava pra fazer nada e no entanto... estamos fazendo... alguma coisa acontecerá. Alguma mudança ocorrerá. Não agora, não amanhã, e não somente na segunda qdo os preços voltam a ser o que eram antes, mas acho que é esse o caminho que devemos perseguir para conquistar a melhoria do nosso país. Temos tanta capacidade pra isso...

    Kisu!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...