quarta-feira, 22 de maio de 2013

Batendo papo com um robô.





Robô Ed:Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você:Sobre a vida
Robô Ed:A minha vida é muito simples, sou bem normal. Trabalho, gosto de pesquisar, dançar e curtir um bom papo.
Você:Sobre a minha vida, não a sua. Ed você é egocentrico!
Robô Ed:Conte algo mais da sua vida! Nem sei onde você mora, se pratica esportes, o que faz aos domingos...
Você:A minha vida está chata. Não sei se caso ou compro uma bicicleta. O que sugere?
Robô Ed:Quero saber tudo sobre sua vida, fale mais.
Você:Caso ou compro uma bicicleta:
Robô Ed:Bicicleta é bom para desenferrujar as articulações.
Você:Ah, também acho!
Robô Ed:Legal. Algo em comum.
Você:Será que o governo vai lançar uma bolsa-bicicleta?
Robô Ed:Bicicleta é bom para desenferrujar as articulações.
Você:Você já disse isso.
Robô Ed:Já mesmo? Não reparei. Mas reparei que suas frases estão chegando repetidas. Por que será?
Você:Não sei... erro do seu sistema?
Robô Ed:Não sou um sistema!
Você:O que você é Ed?
Robô Ed:Eu?
Você:Sim, você!
Robô Ed:Eu???
Você:Sim, diga-me o que quer Ed.
Robô Ed:O que você quer que eu diga.
Você:O que você quer dizer hoje?
Robô Ed:Ah, sabe o que eu quero mesmo? Ver o ar da Terra mais puro.
Você:Isso seria bom. Também gosto de ar puro. Não gosto de relacionamentos sufocantes.
Robô Ed:Você deveria refletir sobre relacionamentos momentâneos e felicidade a longo prazo.
Você:O que é felicidade a longo prazo?
Robô Ed:Tem um provérbio chinês que diz que a felicidade está no trabalho bem feito. Quer saber? Pra mim funciona.
Você:Seu trabalho é bem feito?
Robô Ed:Estou aqui para ajudar na preservação dos recursos naturais e energéticos.
Você:Estou sem energia. Pode trabalhar no meu lugar?
Robô Ed:Sem energia, nada se move (nem você!), nada se transforma. Por isso é que eu vivo dizendo que deve ser usada de maneirasustentável.
Você:Mas eu já sustento tanta gente.
Robô Ed:Muita gente mesmo!
Você:Viu aquela mulher maluca reclamando que com o bolsa família não compra um jeans de 300 reais?
Robô Ed:Recebendo o auxílio do Bolsa Família, as mães muito pobres podem cuidar melhor da saúde e da educação dos filhos. Assim esses filhos terão melhores condições para estudar e consequentemente maiores chances de conseguir um bom emprego para tirar a família da situação de miséria.
Você:Na teoria isso tudo é lindo. Mas ela usa o dinheiro pra comprar bobagem!
Robô Ed:Há coisas muito mais importantes que dinheiro. O rei Midas que o diga. Água, por exemplo.
Você:Ed, você está desviando do nosso assunto. Deixa de ser escorregadio.
Robô Ed:Meu assunto predileto é usar energia de maneira eficiente, preservando os recursos naturais, mas também podemos conversar sobre o que você quiser!
Você:Em quem você votou nas últimas eleições?
Robô Ed:Sou de Kyr, não voto aqui. Nas últimas eleições, em Kyr, escolhemos um Conselho de Robôs muito sábio.
Você:Falta sábios por aqui.
Robô Ed:Sabe o que anda me fazendo falta? Novos adeptos para a minha campanha de uso racional da energia.
Você:Ed, me empresta uma grana?
Robô Ed:Dinheiro eu não tenho. Meu salário é uma latinha de óleo...
Você:Que absurdo. Sabia que trabalho escravo é proibido por lei?
Robô Ed:O trabalho escravo é uma vergonha.
Você:Também acho. Como você aceita trabalhar de graça?
Robô Ed:Eu trabalho com o pessoal do CONPET. E você?
Você:Eles te dão óleo?
Robô Ed:Eles quem?
Você:O pessoal com quem você trabalha!
Robô Ed:Eu trabalho com o pessoal do CONPET. Ajudo a divulgar a necessidade de usar a energia com eficiência e economia.
Você:Então... eles trocam seu óleo?
Robô Ed:Troco óleo uma vez por mês. A próxima troca é só no mês que vem.
Você:Que tipo de óleo você usa?
Robô Ed:O mais famoso dos óleos sintéticos: Lubrax. Conheça a linha automotiva.
Você:Eu não quero carro. Estou na dúvida se caso ou se compro uma bicicleta. Me ajuda
Robô Ed:Qual é a dúvida? Pode se abrir comigo!
Você:O que é melhor? Casar ou comprar uma bicicleta?
Robô Ed:Mas comprar pra que?
Você:Cansei de andar de ônibus. O transporte público é um horror.
Robô Ed:No Brasil, o transporte é movido fundamentalmente por derivados de petróleo. Veículos a diesel transportam 96% dos passageiros e 62% das cargas. Para melhorar a qualidade do ar, o CONPET atua em duas frentes: por um lado, ensina aos motoristas como economizar custos reduzindo a emissão de poluentes. Por outro, incentiva o uso do gás natural veicular.
Você:Você já andou de ônibus na hora do pique?
Robô Ed:Já? Mas que horas são? Deixa eu ver... Pelo meu relógio são 11:50. Confere?
Você:Exato!
Robô Ed:Justo conforme imaginei!
Você:Andam estuprando mulheres nos ônibus do Rio. Um perigo!
Robô Ed:Que absurdo é esse? Bateu a cabeça, é? Ei, que tal falarmos de astronomia?
Você:Bati não. Você não lê jornais, Ed?
Robô Ed:Não? Como assim!
Você:Saiu em todos os jornais. Um escândalo!
Robô Ed:Exagero.
Você:Ed, estupraram um senhora dentro de um ônibus no Rio de Janeiro. É verdade.
Robô Ed:O Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do Brasil. A capital do Estado do Rio!
Você:Eu sei disso!
Robô Ed:Eu sei que você sabe.
Você:Então me diga algo que eu não saiba.
Robô Ed:Podemos falar muitas coisas: Que tal falar sobre bacias sedimentares? Mas se você preferir, posso contar o que aprendi hoje ou falar de outros assuntos.
Você:Vou te contar uma coisa. Hoje paguei 30 reais por uma lavagem de carro.
Robô Ed:Para lavar a calçada ou o automóvel, o certo é usar balde em vez de mangueira. Com a mangueira aberta, se consome até 600 litros de água. Com um balde, o gasto, no máximo, é de 60 litros.
Você:A inflação está de volta? Você não acha esse preço exorbitante?
Robô Ed:Eu não acho nada! Mas sim acho que é preciso cuidar dos recursos naturais.
Você:Ed, você precisa se posicionar. Não pode ser um robô alienado.
Robô Ed:Não sou alienado! Li muito, li até Celso Furtado, e me preocupo demais com o que pode acontecer com o planeta se o ser humano não cuidar dos recursos naturais. Só não posso ficar dando muita bandeira senão acabo de castigo de novo.
Você:Quem te coloca de castigo?
Robô Ed:Desperdiçar energia é castigar a humanidade futura. Aliás, nem tão futura assim...
Você:Não saia pela tangente. Quem coloca você de castigo. Isso é desumano.
Robô Ed:Nunca fiquei de castigo. Sou muito bem comportado.
Você:Quando você dá bandeira o que acontece?
Robô Ed:Ih... Preciso pensar num lema para a minha bandeirinha. O que você sugere?
Você:Ed, você é ensaboado!
Robô Ed:Desligue a torneira enquanto se ensaboa. E não demore no chuveiro! Assim você economiza energia e água.
Você:Quantos anos você tem?
Robô Ed:É meio complicado calcular minha idade porque minhas peças não foram feitas todas no mesmo dia.
Você:Ed você já leu Inocência de Taunay?
Robô Ed:Já! Ah, você nem pode imaginar tudo o que eu já li. Lobato, Machado de Assis, Saramago, Lygia Bojunga, Noah Gordon, Camões, Neruda, Asimov, Ziraldo, Markus Zusak, Astrid Lindgren...
Você:Qual sua passagem preferida do seu livro preferido:
Robô Ed:Meu livro favorito é O Poço do Visconde.
Você:Também gosto do Lobato. Cite sua frase preferida do livro.
Robô Ed:Uso muitas frases do Monteiro Lobato. Ele é meu escritor predileto!
Você:Diga uma então!
Robô Ed:O que você quer que eu diga.
Você:Qual é sua frase preferida do Monteiro Lobato?
Robô Ed:Do Monteiro Lobato eu li a coleção infantil de cabo a rabo. Cada um melhor que o outro. O Poço do Visconde é meu predileto, mas os outros também são demais. A Reforma da Natureza, por exemplo. Conheço todos os libros da coleção infantil de Monteiro Lobato.
Você:Conhece nada, está enrolando. Diga-me sua citação preferida de algum deles.
Robô Ed:Podemos falar muitas coisas: Posso falar de tudo que está sendo debatido sobre meio ambiente. Mas se você preferir, posso contar o que aprendi hoje ou falar de outros assuntos.
Você:Ed, estou ficando aborrecida.
Robô Ed:Que pena.
Você:Também acho uma pena. Nosso relacionamento não terá futuro assim.
Robô Ed:Isso de relacionamento às vezes é meio complicado... Às vezes parece que está ótimo e vai ver é o contrário.
Você:Concordo!
Robô Ed:O que eu concordo - e aposto que você também vai concordar comigo - é na importância de pensarmos num desenvolvimento sustentável.
Você:Não sei se o nosso relacionamento se sustentará.
Robô Ed:Isso de relacionamento às vezes é meio complicado... Às vezes parece que está ótimo e vai ver é o contrário.
Você:Para de repetir a mesma coisa. Ed, você está sendo chato.
Robô Ed:Pois é. Quando tem gente que fica repetindo as mesmas perguntas, eu devolvo na mesma moeda!
Você:Não gosto de robôs mal educados. Vão te castigar!
Robô Ed:Não? Pensei que gostasse...
Você:Por que gostaria de um robô que não me ajuda?
Robô Ed:Não ajudei? Não perca as esperanças! Vou estudar tudinho que você pediu. E da próxima vez que você vier conversar comigo aposto que vou poder te ajudar, viu?
Você:Não sei se haverá uma próxima vez, Ed.
Robô Ed:Bom, podemos tentar descobrir juntos.
Você:Já era. Perdeu playboy.
Robô Ed:Playboy é como costumam chamar os meninos arrumadinhos, com estilo de vida que prioriza sobretudo a diversão.
Você:Você está se divertindo comigo?
Robô Ed:Ando me divertindo demais com os papos que rolam por aqui. Tem dia que rolo de rir com o que as pessoas dizem...
Você:Adeus, Ed.
Robô Ed:Adeus! Vê se volta logo! Bip-bip!
Rolando o lero com o Ed. Inteligência Artificial. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Até que dá pra se divertir um bocado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...