quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bolívar e os neo-bolivarianos brasileiros.

Um povo ignorante é um instrumento cego
da sua própria destruição
Conhece aquela expressão...

 "de bem intencionados o inferno está cheio?" 


Na melhor das hipóteses é o que podemos chamar os que caíram no conto do neo-bolivarianismo. Inocentes úteis e bem intencionados. Massa de manobra iludida. Gado! O grande Simon Bolivar se vivo estivesse estaria combatendo justamente essa praga de perfeitos idiotas sul-americanos que, por alguma desgraça, usam seu nome em vão. Bolívar era um democrata. Um liberal que acreditava na livre iniciativa, no capitalismo e num estado livre, justo e independente de caudilhos. Não foi por nada que disse que: "Se apenas um homem fosse necessário para sustentar o Estado, esse Estado não deveria existir; e ao fim não existiria."
Agora me diz... O que o chavismo fez com e na Venezuela tem algo a ver com os ideais de Bolívar?  Não! Chaves foi um ditador que destruiu seu país e nada mais do que isso. Apesar de seu esbirro ter ganho (na marra e na fraude) as pseudo-eleições desse ano... o chavismo morreu. No fim acho bem justo que aquele despreparado do Maduro suporte os ônus do enterro do chavismo... bem feito! A Venezuela sangra por sua própria responsabilidade. Ou melhor, por sua irresponsabilidade. Por ter caído de novo no conto de um falso libertador do povo! Estão pagando caro por isso, infelizmente. 
Vejo o mesmo se repetindo pelo resto do continente... a única diferença é o grau de loucura e o ritmo de instalação das ditaduras - perfeitamente disfarçadas de democracia. Para os bestas de plantão se há eleição há democracia. Fazer o quê? Os simplórios realmente crêem nisso. É lamentável ver que a troco de migalhas vão vendendo sua liberdade e sua integridade. A instalação do bolivarianismo mequetrefe só não está mais adianta no país tropical e bonito por natureza por que ainda nos resta algo de instituições funcionando. Infelizmente a quantidade de mentes pensantes diminui a cada dia... estamos cada vez mais frágeis. Submetendo-nos a absurdos cotidianos. Quietos somos domesticados em nome de uma tal de "governabilidade". Quem é contra o governo é contra o país. Quem ousa discordar dos comandantes petistas são "aquela minoria raivosa de direita". Ataca-se a pessoa que reage contra o sistema sem sequer ouvir seus argumentos. Ainda não apanhamos nas ruas... não deve faltar muito.
O dia de ontem foi interessante aqui na capital federal. Passando pela esplanada vi um ajuntamento de bandeiras... perto da catedral metropolitana. Estacionei o carro e fui ver. Algumas poucas centenas de sindicalistas chapa-branca fazendo turismo com dinheiro alheio... (nosso dinheiro!) sob a desculpa de estarem protestando no "abril vermelho". Topei com eles na catedral, depois segui alguns parvos saltitantes até o museu nacional. Zero diferença para uma excursão de debutantes. Pensando bem, há uma diferença - grande. Viagens de debutantes são pagas pelos pais das mesmas. Aquele tour de pelegos engravatados da cut e cia foi financiado pelo imposto sindical e provavelmente por dinheiro público também. Nunca levarei a sério um sindicato que viva de imposto compulsório, esse tipo de coisa me dá nojo. Passearam pela capital, atrapalharam o trânsito e claro... não conseguirão NADA. Sem problemas, tudo isso faz parte do jogo, previamente combinado com quem está no poder. E se acham representantes de algo, é risível.... pura pantomina! Representantes serão só dos podres poderes petistas. Nada como usar a democracia para destruir a própria democracia! 
Não temos oposição dentro do Brasil. Se há é ridiculamente mal articulada, digna de pena. Os bons já se calaram - ou foram calados - faz tempo.... os que restaram não tem voz. O legislativo é um grande nada, mero estafeta do executivo. Restou-nos, de consolo, o judiciário que deu prova de vigorosa independência durante o julgamento dos mensaleiros no STF. Quanta ilusão. Quanto tempo e trabalho jogados fora! Eis que agora... na Comissão de Constituição e (ãh?) Justiça se aprova uma emenda à Constituição que na prática irá transformar a Suprema Corte Brasileira numa Rainha da Inglaterra... Judiciário R.I.P. Junte-se a isso a outras iniciativas do governo: uma que visa diminuir os poderes de investigação do Ministério Público e outra  que tenta dificultar a criação (e ou fusão) de partidos para evitar problemas na "reeleição" da Dilmanta I. É ou não é uma beleza? Vejo os (poucos) de sempre apontando o óbvio, alertando contra o perigo.... Não existe democracia onde não há revezamento de poder. Troca-se governantes e fraudas pelo mesmo motivo, é sabido. Não existe democracia onde não há três poderes em equilíbrio, separados e independentes. O executivo faz tempo já engoliu o legislativo e agora na surdina quer papar o judiciário... bela sobremesa! Mangia che te fa bene!!! O país segue impávido e colossal em direção ao abismo do neo-bolivarianismo. Ninguém se dá conta disso? Como podem estar todos tão calmos e felizes?  Choram pela defuntissima ditadura militar e aplaudem embevecidos uma civil. Como pode? 
E assim, cheios de esperança no futuro que nunca virá... lotados de boas intenções e com fé na seleção canarinho... caminhamos. Para onde? Para sermos uma nova Argentina? Uma Bolívia? Um Equador? Talvez coisa pior... uma Venezuela! O chavismo vive no seio do palácio da Alvorada. E o inferno - dantesco ou não - está ali na esquina. 
Gostaria - muito - de estar enganada. 
Ser Cassandra nunca foi meu sonho.

3 comentários:

  1. Nossa... como assim diminuir os poderes de investigaçao do Ministèrio Publico??? Isso è um absurdo!!! E eu reclamando da Italia....

    Aburdo, absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Coincidência que, JUSTAMENTE APÓS A CONDENAÇÃO DOS MENSALEIROS, resolveram diminuir poderes de investigação do MP e do STF? Acho que não, baby...

    ResponderExcluir
  3. Mas o sucessor do Chavez nao foi escolhido através de eleições? Foi confirmado pelo voto? Isso é democracia! Tem um monte de gente sendo eleito como meu representante sem que eu me sinta representado. Mas isso é a democracia! Sempre medito nisso quando me sinto sacaneada pelos políticos!
    Bolivar defendia a autodeterminação dos povos latinoamericanos. Portanto, ninguém, nem os outros países, tem o dever de intervir nas questões políticas de lá. Resta-nos aceitar e respeitar.

    Um deputado do PT propondo a tal PEC que restringe os poderes do MP após o julgamento do mensalão nao me surpreende.... Mas é democracia! Ele foi democraticamente eleito né!...

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...