quinta-feira, 14 de março de 2013

Made in Peru (1)

A cordilheira sem neve no verão.
Viajei do lado da janela, com a máquina pronta pra tirar fotos, mas caí no sono. Resultado de uma noite mal dormida em São Paulo. Acordei com amoremio avisando... Olha os Andes!  Foi o suficiente pra euz começar a tirar fotos feito doida. Advinha quem adora tirar fotos inclusive de dentro do avião? Imaginem a dificuldade de quem tem umas 30 fotos só da cordilheira e precisa escolher 1 ou 2 para postar. Mundo injusto, # mimimi.
A paisagem é linda, picos sem neve já que era verão, a cordilheira verde parece brincar com as nuvens, depois surgem desertos no baixar das montanhas... algo totalmente diferente do que estamos acostumados. Lima fica no deserto, e segundo nos informaram é a segunda maior cidade , depois do Cairo, construída em região desértica. E de repente... o litoral, avançamos Pacífico adentro enquanto o avião faz a curva necessária para descer no aeroporto de Callao. Pena que o mar estava quase todo encoberto por uma densa neblina, mas ainda sim deu para divisar o contorno da costa peruana. 
Olha o deserto!
O Aeroporto fica em Callao, cidade portuária e de importância histórica (guerra com o Chile, não vou entrar nesse métier, passo). Tinha sido avisada que não era um lugar dos mais agradáveis, bem pobre e sujo, algo quase no estilo favela. Sim, o entorno é realmente pobre, mas nada assustador. De certo modo agradeço muito aos anos e anos em que vivi no Rio de Janeiro. Quem conhece o subúrbio e morros cariocas, a baixada fluminense, a zona geral do Mercadão de Madureira e do Saara no centro (que adoroooo!) está preparado para tudo nesse mundo. O local me lembrou Vilar dos Teles, só que beeeeeeeeeeeeeem mais limpo. A avenida principal super congestionada, calor, pobreza, mas ainda sim... nada de sujeira nas ruas e praças bem conservadas, jardins bem cuidados. Havia uma certa dignidade no ar, no estilo somos pobres mas limpinhos. E olha que não é fácil conseguir isso numa cidade onde quase não chove e as construções vivem empoeiradas e até encardidas. Assim que foi possível o taxista baixou para a costaneira, avenida à beira mar do pacífico. 
Sobre taxis no aeroporto. Na saída do aeroporto tem os da cooperativa. São motoristas e carros registrados, bons e seguros, mas que abusam do preço descaradamente. Uma corrida normal entre o Aeroporto e o bairro de Miraflores (onde 99,9% dos turistas ficam) custa em geral 20 a 25 soles. Ali, chorando muito, você consegue um taxi por 40 soles. É um roubo. Se puder, entre em contato com o hotel onde se hospedará e pergunte sobre a possibilidade deles mandarem um taxi de confiança os buscar. Vale a pena, um email pode resolver isso facilmente. 
Pensa no susto da pessoa ao ver essa placa.
Voltando às primeiras impressões, o taxista num rompante de guia turístico foi nos apresentando cheio de orgulho o Pacífico (tadinho, já conhecíamos... mas a gente não ia estragar a alegria dele) e os malecóns (passeios - algo mais no estilo do parque do flamengo do que um simples calçadão de copacabana) novos que estão sendo construídos desde Callao até Miraflores (o malecón de Miraflores é mais antigo e famoso). Bem legal. A praia em si é feia, pura pedra, mas foi o Pacífico mais bonito que já vi. Os surfistas que fazem a festa devido as ondas altas e perfeitas. Em todo lugar se via a construção de parques, praças, quadras de esporte, jardins e estacionamentos. Uma beleza! Até que vi a primeira placa... " tsunami - rota de evacuação". Tsunami? Nas minhas férias nãoooooooooooooo! Brincadeira sem graça. Enfim, Lima já estava nos conquistando, e isso sem precisar de nem um pisco sauer. 
Estamos embaixo, nas praias... a cidade fica lá em cima.
Terminamos o passeio pela beira mar perto do cais do restaurante Rosa del Mar (dica, dica, dica: não percam!) e subimos para o andar de cima: Miraflores. Tudo de bom. 
Vou pular a parte da decepcionante chegada e descoberta do nosso hotel (uma desgraça "ofertada" pelo Hotel Urbano com a OK Viagens), vcs já leram isso alguns posts antes. Deixamos nossas malas no quarto e corremos (de taxi, pq estávamos longe de tudoooooooooooo) para a praça Kennedy (miolo de Miraflores) para pegar o turibus e conhecer o centro de Lima com direito a um passeio nas catacumbas! da Igreja de São Francisco. WOW.

2 comentários:

  1. Puxa, e o resto?Pode começar a preparar os capítulos e as fotos..ansiosa por ver tudo!!!!

    ResponderExcluir
  2. A primeira, e única vez, até agora, que eu viajei de avião eu fui do Paraná pra Cuiabá e, meio envergonhada, perguntei pra aeromoça "'pode fotografar???" rs

    É fato: dependendo onde moravos, estamos preparados pras adversidades, sujeira e 'otras cositas más' de outros locais.

    Mas faço coro com a Madi aí em cima "Puxa, e o resto?"

    Ge em relação ao post no meu blog sobre meu vício em Coca-cola, é como eu te respondi lá 'pior que bebi tudo sozinha, até postei uma foto do hábito que eu tenho de dividir em garrafinhas pra conservar o gás...'

    E não me orgulho disso :(

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...