sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sobre pacotes promocionais de viagens...

Gosto de viajar, quem me conhece sabe. 
Sabe também que tenho a maior implicância com agências e guias de viagens. Acho que isso vem de um cruzeiro que fizemos em 2000, Chipre-Israel-Egito. Detestei isso de ficar atrás de guia, de ter meus passos tolhidos e censurados. Odiei ficar andando atrás daquela bandeirinha ridícula. Acabei tomando pavor de excursões guiadas. Desde então prefiro fazer tudo sozinha, da marcação de hotéis, aviões, pesquisa de passeios, et cetera.
A bem da verdade, a preparação da viagem é parte do prazer de viajar. Devoro tudo que existir sobre o lugar, sua cultura, hábitos, etc... Ir para algum lugar sem ter lido - pelo menos - o guia da folha de são paulo sobre o país ou cidade é um pecado mortal. Isso é básico, depois vem a a santa internet, adoro vasculhar sites de viagens, pegar dicas de quem já foi lá, enfim, se preparar bem para aproveitar mais.
Ano passado, me meti numa furada. Ou numa quase furada, pois apesar de todo aborrecimento... parece que no final vamos conseguir viajar. Esse post é para contar sobre essa experiência e alertar quem está pensando em fazer algo do tipo. Pense bem antes de comprar pacotes promocionais em sites de viagens.
Como estava dizendo, vivo me metendo em sites e blogs sobre viagens e com isso acabei por conhecer o Hotel Urbano, e me inscrevi. Um belo dia vi uma super promoção para Las Vegas, fazia um tempo que queria ir lá. Bem, tendo em vista que meu vasto leque de interesses turísticos... em se tratando de viajar, até uma promoção pra a Conchinchina me agrada. Se não conheço, está na lista de desejos. Sou turista bem fácil, todo e qualquer lugar me encanta, rs.  
Bem, voltando ao caso LV, compramos o pacote e suamos para conseguir marcar a viagem. Nada feito, um stress sem fim, as datas em que podíamos viajar estavam lotadas, eles não conseguiam marcar, uma droga total. Acabamos por cancelar e depois de algumas brigas com o HU eles nos deram o crédito por meio de vouchers referentes ao valor pago pelos pacotes, com validade de um ano, ou seja... válidos até julho desse ano. Aceitamos, na esperança de viajar e pq já estávamos cansados demais pra continuar peleando. 
Em novembro, fui novamente no HU verificar as ofertas para fazer uso do crédito que tínhamos. Acabamos optando por uma viagem ao Peru (sonho de consumo meu), com 4 dias em Lima e 4 dias em Cusco. Novo stress... emails e telefonemas trocados sem parar com a empresa que fez a oferta, uma dor de cabeça diária.
No fim, quase desistimos e já havia até avisado que era para cancelar tudo e que iria entrar na justiça para reaver meu dinheiro de volta, mais danos morais. Nessa altura do campeonato até maridex já estava se metendo, coisa que não costuma fazer, já que quem sempre cuidou das férias e passeios sou eu. Após algum tempo conseguimos contato com o gerente da agência e ele acabou por resolver o problema, marcamos a viagem e os vouchers dos hotéis e da parte aérea foram emitidos. Glória, glória, aleluia!!!
Embarcaremos dia 16 de fevereiro, mas antes mesmo de saber como será, já posso dizer que me arrependi totalmente de ter entrado no HU. A viagem acabou saindo mais cara do que pensávamos, já que além do preço que é anunciado como sendo do "pacote" há uma taxa exorbitante a ser paga à agência de viagens que oferece o passeio. Se tivesse feito, como sempre fiz, agendando tudo pessoalmente... marcando eu mesma as passagens aéreas, os hotéis e tudo o mais, teria gastado menos e não teria passado por todo esse stress. Não recomendo a experiência aos amigos. Não mesmo! Aqui em casa, o Hotel Urbano não entra nunca mais. O conto do pacote promocional já era!
Agora é tentar relaxar, esquecer tudo o que aconteceu... e sair para nossas merecidas férias. Estou fazendo pensamento positivo e torcendo muito para que tudo saia conforme o combinado, sem mais nenhum problema. 

9 comentários:

  1. Ge, agora que esta com a viagem marcada e tudo pago o jeito eh ir e aproveitar MUITO! Aguardarei fotos, contos, causos, comidas e tudo mais...
    E sim, vale muito mais marcar tudo sozinha, sai mais barato e sem ter que ficar seguindo guia.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu sempre tive uma certa implicância com esses pacotes promocionais? Nunca nem cogitei comprar. Também acho muito chato isso de agência de viagem onde a gente tem que fazer fila indiana como se estivesse no primário atrás de guia de turismo, passando por tudo com tempo contado e tal. E realmente, planejar a viagem é uma parte dela, e sempre é muito gostoso!
    Que bom que, depois do estresse, tudo deu certo e vocês vão conseguir viajar! Ufa! Dedinhos cruzados para a viagem ser maravilhosa pra vocês! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Wow! Obrigada pela dica, Ge. As vezes eu super penso em comprar esses pacotes, nunca mais cogito uma coisa dessas!

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  4. Pensamento positivo! a viagem vai ser boa sim :-). Tenho a maior vontade de conhecer Machu Picchu!
    Também prefiro em viagens agendar tudo sozinha, guia mesmo só em lugares imprescindíveis, como por ex Chapada Diamantina, pois se você não for uma nativa se perde mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Luana, Cam, Rebeca e Sandra, obrigada pelo apoio e desejo de boa viagem. A viagem vai ser boa sim... estou doida p subir em Machu Picchu, é a última dos 3 grandes impérios pre colombianos que ainda não conheci.

    ResponderExcluir
  6. Eu passei por isso ano passado. Comprei uma promoção pra 6 dias em CUBA (sonho!!!) em resorts com all inclusive em Havana e Varadero. Nem precisa contar que não deu certo, Não foi com o Hotel Urbano, foi com o Groupon. Que 'tomaticamente foi marcado como SPAM na minha inbox. Recebemos o dinheiro estornado no cartão de crédito, e compramos por conta própria passagens para Uruguay e Argentina, E foi tudo por minha conta, deu tudo certíssimo e barato demais!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu comentei aqui, não entrou? Ou vc ainda não moderou? ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Gê.
    Quando o pacote é promocional demais, desconfie!
    Tenho vários amigos com relatos de problemas e frustrações com agências de viagens! A gente pensa que está economizando, poupando aborrecimento, mas no final das contas, arrumamos transtornos de outra ordem!
    Mas pelo visto vc tem uma viagem bacaníssima programada e vai dar tudo certo!
    Fico feliz que vai se divertir e também estou no aguardo pelas novidades!
    Beijos

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...