sábado, 5 de janeiro de 2013

Luxos?

Viajar é luxo? Tanto quanto meias de qualidade.
Todo mundo tem um lado fresco, fútil, leviano,  luxento e purpurinado como alguns vampirinhos atuais. 
Arrisco a dizer que todos, mesmo os mais ascéticos, mesmo os mais sérios e senhores de si, tem direito às suas tolas vaidades, são humanos afinal. Quem não tem suas manias, seus gostos e pequenas extravagâncias? Quem não gosta de se ver bem na foto num evento importante? O que para uns é puro esnobismo para outros pode ser mais natural do que pão na chapa com um pingado na padaria do português da esquina. Adoro pão na chapa com pingado de padaria. O que é luxo para muitos pode ser o básico de todo dia para poucos. Tudo é relativo e não é só de dinheiro (ou condição financeira) que estou falando. 
Divagarei...
Luxo é não perder seu humor, tempo ou dinheiro com o que não vale a pena. Luxo é ser feliz sendo quem se é e fazendo o que se gosta sem que tenha que dar satisfação para os outros. Luxo é mais do que viver bem, é viver de bem com a vida. Luxenta, eu? Sim, sou uma mulher cheia de luxos, frescuras e adepta de alguns hábitos fúteis e levianos. Já me chamaram de esnobe. Considero um elogio, tudo que tenho e faço foi conquistado legal, leal e dignamente. Ofendida ficaria em ser uma Rose na vida de uns e outros por aí... coisa de gente pobre de espírito. 
Até pouco tempo atrás ir na Disney era luxo reservado para classe média alta e daí para cima. Viajar para Europa? Coisa de rico! Hoje até manés do meu porte podem viajar em 624 vezes módicas parcelas (com juros), mas podem. Luxo ou não? Acho que não, depende do ponto de vista. Viajar não é luxo quando se é necessidade da alma. Ou satisfazer uma necessidade básica é luxo? Se for, minhas viagens são meus luxos mais luxentos, kkkkkk. Não viajo mais pq não posso e não morro por isso, ainda que desejasse muito poder viver com o pé num aeroporto, carimbando meu passaporte sem dó nem piedade. Fui conhecer o exterior já adulta e me encantei...  ver ao vivo e a cores o que antes só conhecia por livros e filmes. Por sorte tive o privilégio de passear e conhecer outras culturas algumas vezes, momentos especiais. Pretendo ir mais, sempre que  tiver chance e dindim para tanto. 
Vou dizer o que penso sobre quem viaja e eventualmente faz compras fora do Brasil: vai fundo, colegue! Isso aí, detona sem medo de ser feliz. Garanto que só vai se arrepender do que não fizer, do que não experimentar e do que não ver, viver e, claro... comprar lá fora. Tem que provar pra entender do que estou falando, tem que ir lá e sentir a diferença. De qualidade, de tecnologia, de respeito ao consumidor, e também... de preço.
Mundo, quero-te como a um sorvete: agora!
Filhota baby one está passeando com os tios na Flórida. Nem precisam perguntar, é claro que em Orlando. Tem 15 anos e os parques da Disney e da Universal fazem seus olhinhos brilharem... pausa pra esclarecer que os meus brilham (e mareiam... pago cada vexame, aff) na terrinha mágica. Fiz encomendas, obvius ululantis. Daí vieram me cutucar, uns pobres desavisados. Pena dos coitados curiosos de plantão, rs. 
Lá vai minha lista de compras: meias brancas escolares (pacotão de 10 pares vendido na Target) para ela e para irmã - custo: $8 doletas, elásticos para cabelo (pacotão tudibom do Walmart), grampos, pastilhas para dor de garganta (com sabores, parecem umas balas... uma maravilha para as crianças quando o tempo está virando), band aid, e o meu iphone 4. Tirando o celular, que é igual em qualquer lugar do planeta... toda a listinha é para mim artigo necessidade básica, e de luxo. 
As meias, basiconas, são de primeira qualidade, de algodão super macio... não estragam por nada, nem viram poeira depois de duas lavadas de máquina. Duram duram duram... mais que duracel! A última vez que comprei meias escolares - pras duas filhotas - foram exatamente essas, em 2008. Si acabaram-se agora. Quem tem menina sabe do que estou falando... as suas filhas comem elástico para cabelo? Suspeito que as minhas sim. Eles desaparecem como mágica, sem falar dos que arrebentam ou estragam (laceiam). Os que desaparecem costumam ser do estoque made in USA (que controlo com mão de ferro - ficam no meu armário) e os que estragam...  Já adivinharam? Foram os comprados aqui, no Brasil.  Ah, podem pensar, a maioria é chinês. Imagino que sejam chineses, mas... isso só denigre ainda mais a nossa situação. Nem elástico porcaria nossa indústria é capaz de produzir?!? Nem controle de qualidade de elástico vendido no nosso comércio somos capazes de exigir? Triste. Descendo a ladeira sem cinto de segurança... lá vamos nós, brasileiros.
Luxo é ter o produto que deseja: bom, de qualidade, a preço compatível. Luxo, para mim, seria não ter que ir buscar isso no exterior. Luxo seria ter (qualquer produto) aqui, no comércio da esquina de casa sem pagar os olhos da cara por isso. O maldito custo Brasil... que tem o dom de transformar shampoos, cremes de cabelo e até band aids em objetos de desejo. Acho ridículo, uma pobreza... um desaforo! 
Se posso compro lá fora sim, sem um pingo de dó ou culpa. Não porque ache legal dizer que o chocolate é belga, italiano (comendo um now! hoje é sábado) ou da conchichina. Não acho, afinal plantamos cacau e fazemos bons chocolates nacionais... mas pq acredito que poderíamos fazer melhor e com um preço mais acessível. Posso até ter um paladar mais chato para certas coisas (e tenho, não nego) mas não desprezo um produto nacional só pq ele tem selo mande in Brasil. Pelo contrário, sou das trouxas que fazem questão de experimentar e divulgar tudo que é nosso - desde que seja de qualidade. Nem sei quantos "dadinhos de amendoim" (quem conhece, quem lembra?) e bombons nacionais dei de presente para amigos estrangeiros... 
Brigadeiro made in Brasil é um luxo!
Quantas vezes fiz (e ensinei a fazer... na minha cozinha) brigadeiros e docinhos de festa. Tardes inesquecíveis com amigas de todo mundo... uma farra! Pela globalização do brigadeiro, já!
Tenho orgulho de ser brasileira, mas não tenho orgulho de tudooooooooooooooo que produzimos só pq é feito aqui.  Certa vez ouvi de uma pessoa (muito mais afortunada financeiramente do que eu) que nós (brasileiros em geral) éramos muito ricos. Perguntei o porquê e ela respondeu: tudo no país é tão caroooooooooooo... só sendo rico para viver aqui. Poizé.  É caro mesmo, pesa no bolso e infelizmente... o preço  abusivo não condiz com o que é vendido. 
Hoje, um fim de semana que inclua cineminha, pizza ou lanche para uma família de quatro pessoas faz estrago no orçamento no fim do mês. Se colocar na conta extras como sorvete, uma lembrancinha, um presente pra festa de aniversário de um coleguinha de escola... abalo geral na economia doméstica. Não estou falando de ir em show de mega pop star, ou num teatro-ópera-amostra de arte com jantar phyno depois, que inclua altas produções. Estou falando de um passeio rame-rame com os filhos e maridex, num findi normal, nada além.
Aí quem já morou fora, ou pelo menos já teve a oportunidade de viajar pra fora, faz a comparação do custo-nível e qualidade de vida... aqui e lá. Tem como não passar mal? Tem como não praguejar? Não tem! Esperneio mesmo! Esperneio com gosto. Me chamem de chata, metida ou _____: não ligo. Call me snob.
Luxo não é comprar roupa de grife made in Paris-Milão-NY, comer caviar ou beber vinho centenário, sequer é ter a shit-bag da hora. Luxo é ter direito de acesso a produtos de qualidade sem ter que empenhar um fígado ou vender um rim em troca. Luxo é chegar numa loja e ter certeza de está pagando o preço justo pelo produto oferecido, não ter que ficar conferindo o tecido, as costuras, se o botão está bem pregado... se tem botão extra caso algum se perca. Luxo é não perder tempo nem se estressar pq não encontra o que precisa, e quando encontra tem a sensação de estar sendo assaltada à luz do dia. Luxo é ser bem atendida e não ter que sentir dó da vendedora que tenta de empurrar qualquer coisa, só pra completar a cota de vendas do dia.
Sou luxenta... aff.
Luxo é não ter que depender de uma amigamada pra conseguir um simples shampoo, que custa só 1 euro  lá na zooropas. É não ter que encomendar um óleo marroquino sei lá das quantas lá fora pq aqui virou o hit do momento entre as stars. E por isso está valendo mais que ouro no mercado. O chato é admitir que ambos - shampoo e óleo - são melhores do que muitos similares nacionais vendidos por $$$ aqui. E que tais produtos, que lá fora não são luxo, passaram a ser vendidos por $$$ X 3, só pq alguém fez propaganda e viraram objeto de desejo nesse nosso território de abestalhados. Quer? Então pagaaaaaaaaaaaaaaaaaa, otária. Não pago não, mando buscar em outro canto. Quer briga? Chamou a pessoa certa, queda de braço é comigo mesma. Aff.
Agora o momento chore por mim... 
Lá vou, devidamente preparada para o roubo que virá, buscar uma roupa pro dia 17 de jan. Estou mentalizando meu mantra do ano para não ter nenhum chilique ou infarto nas lojas locais... umas boas drogas metidas a boutique de moda.  Vou sob protesto, vou arrastada e fazendo bico (pena das vendedoras). Vou na maior revoltz.
Porque, sendo realista: fazer compra nesse recanto de meod'euz... NÃO É UM LUXO!

13 comentários:

  1. Luxo é poder gastar o SEU dinheiro onde,como e quanto vc quiser, pois ele é seu e ninguém tem nada a ver com isso...

    ResponderExcluir
  2. Então somos duas luxentas, hehehe. E como tudo é mesmo caro, e pior, sem qualidade por aqui. Porque ainda quando vc paga caro por uma coisa de boa qualidade, sabe q ela não vai murchar na primeira "mudança de temperatura"... eu tb, sempre que posso, mando trazer minhas coisas de outro lugar ou de preferência, dou um pulinho aqui na fronteira, onde uma ponte nos separa de produtos de qualidade com preços justos. Ontem mesmo, tive q fazer uma compra q doeu no bolso porque precisava (sim, sou dessas q precisa de itens de maquiagem...) e não consegui quem me trouxesse de fora do Brasil. Resultado: um dos meus produtos preferidos 3X mais caro do que se eu comprasse fora daqui. :(
    Mas paciência, faz parte, quem mandou nascer no Brasil?

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, mais uma luxenta!
      Terrível mesmo admitir isso... nossos produtos são caros e de má qualidade. Quando são bons custam o olho da cara. Não é fácil não!

      Excluir
  3. Oi Gê, gostei tanto desse seu post agora nesse domingo pela manhã! Pensei tanta coisa...
    Então, eu costumo associar luxo ao valor das coisas sabe... Mas depois do que você escreveu, fiquei pensando que ir à praia durante a semana é um luxo que eu adoro me permitir! Sou luxenta!
    Nunca pensei em sair do Brasil. Minha irmã morou na França e eu nem ao menos pensei em ir fazer uma visitinha sabe... Mas adoraria conhecer cidadezinhas turísticas e históricas do brasil! Mas tem uns dois anos que comecei a pensar em Portugal. Primeiro pensava por motivos profissionais, por pessoas que poderia encontrar por lá... E depois de tanto ler e ou vir falar, comecei a desejar o lugar mesmo, só pelo prazer de conhecer os lugares que tanto ouvi falar! E eu vou pra lá! Questáo de tempo para me organizar em torno disso! Anote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, menina das cavernas... agora vc acabou comigo! Ir na praia durante a semana?!? Põe LUXO nisso!!!
      Vai conhecer o Brasil, o mundo... pé na estrada. Jamais deixaria passar uma chance dessas: uma irmã morou na França e vc não foi visitar? Help!
      Portugal é um doce... amo. Todo apoio nessa empreitada, vai nessa!

      Excluir
  4. você tá certíssima! Eu costumo dizer que "trabalho pra viajar", mas depois da última (segunda) ida à Europa com a filha de 24 anos, aprendi a comprar maquiagem da Shiseido, e roupa barada e boa na Primark. Lascou! Aprendi e agora tô voltando à Europa este ano, pelo menos duas vezes. Trabalho, e trabalho muito. Quem paga minhas contas, pra poder vir me dizer nada???? HUMPF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bel. Quem experimenta o que tem lá fora não aceita mais o abuso que temos por aqui. Viajar é tudibom... estou precisando viajar.

      (e seja bem vinda por aqui!)

      Excluir
  5. Nossa, assino em baixo!! Sabe que as vezes eu fico receosa em comentar sobre algumas coisas que vejo aqui com amigos (tipo diferença de preço entre produtos, qualidade e etc...), porque parece que depois que vc mora fora do Brasil vc "perde" o direito de reclamar da pátria amada! Algumas pessoas vão te achar "metida" porque você reclama da qualidade de um produto brasileiro que poderia custar bem menos do que um produto similar que vc encontra na Europa. Enfim, eu tb tenho lá os meus luxos e concordo com vc, viajar não é luxo, mas necessidade. Tenho que viajar mais:-).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cansei de passar por isso, do povo achar que a gente não tem direito de falar-comparar só pq mora (ou morou - meu caso) fora do país. Já nem ligo quando me chamam de metida... aff.
      Viajar é necessidade, pelo menos pra mim.

      Excluir
  6. Luxo pra mim são as amigas que arrebanho/arrecado/conquisto ao longo da vida - e que permanecem, mesmo quando fico de birra por motivo idiota! E desse luxo, não abro mão. Não abro mão da minha Sra. Smith, da minha Entrópica, da minha Jaboticaba Italiana...

    E, se não for abuso, posso encomendar algum mimo (qualquer um, J.U.R.O.!!!) no melhor estilo Mickey Mouse? (Se tiver esmalte com logo do Mickey, as famosas orelhinhas, então...)

    Beijo, saudadeeeee!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, outra coisa: eu assumo que sou luxenta, sim, com orgulho!!! Adoro coisas de marca, quando valem a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luxo é ser sua amiga, divosa! Vou pedir pra baby one. Vai que ela acha um esmalte da minnie? Nunca vi!

      Excluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...