quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como um arco íris em meio à dor.

Chegamos na Corte.
De certo modo foi a viagem mais fácil e rápida desde que saímos dos pagos. A bem  da verdade foi também a mais triste de todas. Já na saída de Belô ouvimos no rádio a notícia da calamidade na boate Kiss em Santa Maria. O coração apertou e nem sabíamos se haviam conhecidos entre os mortos e feridos. Não que alguém precise de ter um conhecido naquela tragédia para se emocionar... basta ser humano. No meio da viagem, à beira do velho Chico soubemos que tinham mortos "nossos". Claro que a dor aumenta e junto vem a descrença e a indignação acompanhados da raiva. A viagem seguiu, o cerrado começando a se mostrar, verde e lindo graças às chuvas. Com a rádio ligada nas notícias, um desespero silencioso e sufocante instalou-se entre nós, dentro do carro.
Chegando no planalto central a cidade nos recebeu com um super arco íris em meio ao céu nublado. Como a nos dizer sejam bem vindos, de volta. Parecia querer nos lembrar que a vida segue, que estamos aqui só de passagem... mas ainda é cedo e complicado elaborar isso diante do ocorrido.
As perguntas daquele domingo cruel são as mesmas de hoje: Quem pagará por aquele crime? Quem arcará com a responsabilidade? Até agora só vejo o clássico jogo do empurra-empurra e a tentativa vil de se jogar a culpa no lado mais fraco, como sempre. O governador do estado já deu ordem para que o Corpo de Bombeiros "cale a boca". Ditaduta petista em ação, nisso eles são bons, reconheço. São peritos em encontrar desculpas para seus aloprados de plantão... Terão a ousadia de dizer que não há responsável pelas mortes em Santa Maria? Que foi tudo uma grande fatalidade?  Alguns políticos sem vergonha já falam em uma nova lei - adoram fazer novas leis! d.e.p.o.i.s de tragédias - que seja mais rigorosa para casa de shows e boates. Que saiba já existe legislação sobre isso... além de algo chamado "bom senso" e "respeito à vida". Assisto as notícias pela televisão, estarrecida. Sinto-me enojada pela fala estúpida daqueles que deveriam cuidar da vida e da segurança da população. Estão cheios de dedos, acham que não se deve "buscar culpados prematuramente" nem acusar "ninguém".
Como assim? Devo ter "probreminhas" pois acho que a responsabilização dos culpados - ver eles sendo julgados e condenados - faz parte do processo de cura da chaga aberta em Santa Maria. Essa conversa mole pra boi dormir de que "condenar alguém não resolve nada, não trará a vida de X, Y ou Z de volta..."  é a base da maior característica política nacional, a nossa imoral impunidade pública. Atos geram consequências. Os atos e erros grotescos que culminaram na morte em massa dentro da boate Kiss tem responsáveis sim.
Tento não ficar no telefone o dia todo, importunando os outros em busca de notícias, já que sabemos que todos estão ocupados, envolvidos nos cuidados médicos com os feridos ou tendo que suportar o luto pela perda de amigos, irmãos, familiares. A cada momento o rosto de um conhecido, sorridente, me vem à mente. É duro ter que enfrentar a realidade de ver - que mais uma vez - o circo está sendo armado de forma a garantir a impunidade...  
Quem deu o alvará de funcionamento é responsável. Quem permitiu que a boate funcionasse sem condições de segurança é responsável. Qual a dúvida? Quem libera o funcionamento de locais assim é culpado, é tão responsável pela morte daqueles jovens quanto os donos do local, ou o inconsequente do cantor da banda que usou o artefato pirotécnico. Quem age com negligência tem culpa. Quem não age com o devido cuidado tem culpa. Quem assume o risco de colocar não sei quantos jovens dentro daquela arapuca que mais lembra um forno nazista tem culpa. Quem brinca com a vida alheia tem culpa!!! Todos cometeram assassinato, todos mataram!  Se ninguém mais o fizer, eu acuso: culpados, assassinos!
Estou aqui, mas  não estou de verdade. Minha cabeça, meu coração, tudo dói... e tudo está lá, no sul. Não consegui chegar em Brasília, ainda não. Agradeço pela vida dos que se salvaram. Rezo pelos que se foram, pelos que estão hospitalizados e pelas famílias de todos.  Rezo e peço por justiça.
É preciso que se faça JUSTIÇA. Justiça célere e rigorosa, justiça exemplar. É necessário que a justiça feita seja como esse arco íris que nos recebeu aqui... que seja um traço de conforto e beleza a iluminar a alma sofrida dos que choram. Um rasgo de esperança em meio à dor.



Só pra lembrar:

1. Naufragio do navio Bateau Mouche (Rio) - 55 mortos - O barco transportava mais que o dobro da lotação permitida. Nenhum réu foi preso (Faustino Puertas Vidal e Avelino Rivera - espanhois e Álvaro Costa - português, foram condenados, em maio de 1993, a quatro anos de prisão em regime semi-aberto mas, em fevereiro de 1994, eles fugiram para a Espanha.

2. Desabamento do Edifício Liberdade (Rio)- 22 mortos - 25 JAN 2012- até agora ninguém foi julgado nem preso (Ministério Público Estadual denunciou seis pessoas pelo acidente).
3. Incêndio da boate Kiss (Santa Maria)- 235 mortos, até agora: Que país é esse?????????


2 comentários:

  1. Parece que a cada vez que, infelizmente, ocorre uma situação assim, tudo se repete. O empurra-empurra, a fuga da responsabilidade, um querendo dizer que o que fez estava certo, se outros não fizeram é problema deles. Enfim, e uma das piores coisas que eu vi foi o advogado de um dos sócios da boate Kiss (advogado esse que, infelizmente, conheço bem) culpando os bombeiros que realizaram o salvamento, em uma entrevista coletiva. Dizendo que os bombeiros do resgate não são profissionais porque não entraram na casa. Não sei se eu e ele assistimos ao mesmo vídeo de resgate, mas o que eu vi foi inúmeras pessoas - bombeiros e civis - em desespero, entrando no local, e puxando pessoas desacordadas para dentro, até pelos cabelos. Infelizmente, em meio à dor, corremos o risco de assistir a mais um caso de impunidade. Torço de coração para que eu esteja enganada...

    ResponderExcluir
  2. Oi Gê.
    Você relembrou casos marcantes que não deram em nada. Triste lembrar disso, tomar como parâmetro e saber que não podemos criar grandes expectativas em torno da punição dos culpados...
    O que me resta e pedir a deus que console o coração das famílias e amigos que agora sofrem com uma perda tão estúpida. Pelo visto, quem pagou com a vida por tamanha estupidez e irresponsabilidade foram as vítimas. Os culpados seguirão achando que está tudo bem porque não foi com algum deles!
    Que droga hein!
    Fiquei indignada!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...