segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Por um pouco de falsidade...

Por um mundo mais falso. 
Estou lançando a campanha, faça parte vc também.
Tem coisas que incomodam mesmo.
Nesse fim de semana tive o desprazer de assistir dois casais de amigos serem destratados por um bobo da corte. Coisa sem pé nem cabeça. Vou contar a historinha, avaliem.  Sábado de noite teríamos um PI (programa de índio), como por gentileza (e educação, e delicadeza, e boa vontade, e... saco sem fim de bondades humanas) fomos prestigiar. O evento era de um colega de trabalho do maridex. Tínhamos dois casais amigos, vindo de longe... muito longe, nos visitando durante a temporada hípica. Coisa de amigo mesmo, pq nem competir eles iriam.  Vieram na raça, algumas horas de estrada só para dar ibope pra gente, basicamente.  Sabadão resolveram ir conosco no PI, já que lá teriam a oportunidade de ver outros amigos. O evento não era gratuito não... era pago, tinha convite, zero boca livre! Marcamos de nos encontrar lá por volta de 8:30, chegamos 15 minutos depois, com baby two a tira colo, já que essa não pode ouvir a palavra "churrasco" que está dentro. Dei uma estranhada na recepção, o "dono da casa" estava meio frio, a "dona" meio tensa. Mas pensei que era pelo nervoso natural de marinheiro de primeira viagem... Ao entrar descobrimos que um casal já tinha entrado, e pago seus convites. O que era desnecessário, já que Amoremio tinha comprado o convite para todos. Mas.... Aí fomos pra galera, dar os boas-noites de praxe, chefes, amigos, colegas, cavaleiros andantes e cia do condado de Santa Maria dos Ventos Uivantes. O Conde e sua corte já estava presente, só faltava mesmo o cavaleiro atrasado. Bay the way... sorte nossa que o Conde é elegante, tem berço e moramos do seu lado esquerdo do peito. 
Amoremio tinha a desculpa do torneio hípico, realmente o dia estava duro. Ele estava lá as 7:30, sendo que fomos dormir na noite anterior depois das 1:30. Claro que foi sozinho... dormi um pouco mais e apareci lá depois das 10:30. Ficamos direto no evento até quase quatro da tarde. Chegamos em casa e apagamos geral... Fui acordada do mundo dos mortos por baby one que tinha reunião dos baby lions. Filhota foi convidada para ser leoazinha... nós não somos. Arrumei uma garrafinha de água gelada, uma barra de Diamante negro e fui pela estrada afora falando... não dorme, não dorme, não dormeeeeeeeeeeeeeeh, mulher! Voltei e fui direto tomar um banho e lavar o cabelo, me arrumar. Sim, esqueci de tirar fotos da patroa e do peão. Aliás não era dia para tirar foto de ninguém da nossa mesa, um bico maior que o outro.
Voltando ao PIzão... Depois do oi geral fomos pra mesa do amigo, óbvio que iríamos sentar com eles. Nesse instante chegou o segundo casal amigo. Bem, se o primeiro foi destratado, o segundo foi totalmente ignorado. O dono da casa fez que não viu e nem deu boa noite! Pode uma coisa dessas, Arnaldo? Não, não pode.
Rolou aquele dãh-que droga é essa? básico, mas a gente dá desconto pra iniciante, sempre dá, só que abuso tem limites. Os dois bravos, as esposas sentidas, eu e maridex na maior pilha querendo a jugular do infeliz que estragou nossa noite. Para piorar... ele vem a nossa mesa e nos chama - na frente dos demais - para irmos sentar na mesa do lado do Conde, pq tinha reservado aquele lugar para nosostros. PQP. Nessa hora vi os olhos da galera ficarem vermelhos... Tudo tem limite. Que idéia é essa? Achar que deixaríamos nossos amigos sozinhos pra ir babar ovo da corte?  Ofensa tem limite. Que tipo de pessoa ele pensa que somos? Ainda mais depois de ter tratado mal os amigos nossos? 
Nessa hora entra em cena aquilo que anda faltando e muito no mundo. Educação. E um mínimo de conhecimento de regras de etiqueta. Regrinhas básica de traquejo social que sustentam o sorriso no rosto enquanto se leva uma facada pelas costas. Na falta desses dois - educação e etiqueta - serve a falsidade. Ficamos nos aguentando ali, jantamos, assistimos ao show do CTG. Muito legal... tirei trocentas fotos, como sempre. Depois abriu o baile e começamos a planejar a saída. O ambiente estava ruim de mais para permanecer, convenhamos. 
Tocou Mercedita, fomos dançar. Lustramos o salão que foi uma beleza. Como disse um amigo depois, até que nós enganamos bem na pista, rs... deve ter muito gaúcho pensando que sabíamos o que estávamos fazendo, kkkkkk. Não, não sabemos dançar nada, todo ano insistimos e repetimos a aula de dança de salão, mas... o fato é que apesar de maridex ter melhorado demais, ainda falta muitoooooooo para dançarmos bem. Só que tenho a vantagem de não ficar tonta, então ele sai me girando feito louca no salão, kkkk. Para quem não sabe, realmente impressiona, muitos giros e mais dois passos - fáceis - mas que parecem complicados e causam efeito. Causamos na Merceditaaaaaaaaaaaaah e demos a noite por encerrada. 
O complicado seria sair do local antes do Conde ir embora, o protocolo manda ficar. O bom senso também. Mas nada como dois amigos ofendidos pra gente mandar tudo às favas. Nos despedimos do chefão, do chefinho e da corte debaixo de elogios pela performance na pista. Basicamente a sorte estava conosco, rs. Nos aproveitamos da desculpa de que o campeonato hípico continuava no dia seguinte... e corrermos do lugar. Era perto de meia noite.
Aí, amigos queriam curtir a noite e desopilar o veneno... faz parte, vamos nessa. Como eles vieram de feudos distantes, ficam imaginando que o Condado é evoluído. Nada! Passamos por um restaurante japa... fechado! Mexicano? Também... Terminamos num uruguaio só pq entramos atravancando. O coitado do garçon ainda veio com a notícia de que a cozinha estava fechada. Coitado. Um dos amigos é um bruto de mais de 1,90, que naquela altura do campeonato além de mal humorado, estava com fome. Afinal, o tal do jantar anterior tinha caído bem mal. Conseguiu convencer eles a nos servir uns petiscos, já que o fogo da parrila ainda estava quente. Ficamos por lá, e entre desopilar, rir e mandar alguém para aquele lugar onde o sol não bate... relaxamos. Voltamos pra casa às duas da matina. 
Foi quando criei a seguinte tese, tá faltando uma dose de falsidade nesse mundo.
Amigos foram contra, disseram que não, o que falta mesmo é educação, etiqueta, boas maneiras.... blá blá blá. Danete para tudo isso, retruquei. Exigir educação é muito, já desisti. Isso exige berço - o que não quer dizer berço de ouro. Dinheiro e educação não andam de mãos dadas, já aprendi isso. Enfim, se o povo não tem educação em casa, pedir que se comporte de acordo com as regras de etiqueta.... é delírio. Também já cansei de esperar por milagres. Tudo que peço e espero agora é um tanto de falsidade, duas gotinhas e basta.
Se o babaquinha tivesse dito um "boa noite, sejam bem vindos..." ainda que trajando um sorriso amarelo, seria suficiente. Um ser humano falso jamais cometeria as gafes e geraria o mal estar que ele causou. Melhor isso do que "não esperava sua presença"... "se quiser ficar pague seu convite ali" e virar as costas. Pela mãe do guarda!!! Ninguém esperava comer de graça, nunca comemos. Sabíamos que o evento era pago, tanto que já havíamos reservado os convites para todos. 
Por isso me trate bem nem que seja só por interesse. Trate meus amigos bem, só pq tem receio de um dia precisar deles - e de nós. Seja esperto... seja interesseiro, seja falso. Não tem problema, posso lidar com isso. Sei distinguir um sorriso fake de um sincero. Mas prefiro uma bajulação falsa do que esse excesso de sinceridade, dessa grosseria sem fim do qual muitos se orgulham dizendo depois... "fui eu mesmo, só estava sendo verdadeiro, expressando minhas emoções reais, sou sincero, honesto"... Pegue essa sinceridade e vá usar ela na casa do caramba! Expresse suas emoções com sua família, seja verdadeiro com o chefinho ou com o chefão... (essa, então... pago pra ver), mas não estrague a noite dos meus amigos!
Quem acordou e estava novamente às 7:30 no campeonato hípico? Claro que maridex... peninha dele. Consegui me levantar e me arrastar para lá depois das 10 hs.  Os amigos foram embora no domingo à tarde, enquanto euz me desfazia em pedidos de desculpas pela falta de .... falsidade na noite anterior. É a vida.
Ainda estou com vontade de "ser sincera" com o sr e sra inha, mas a educação impede.
Mas.... assim que der, na primeira chance, vou dar uma aula sobre os benefícios da falsidade na vida em sociedade para ambos. Podem apostar que farei, face to face, que é como gosto. E com um sorriso no rosto!


6 comentários:

  1. Gê, e o pior de tudo é que tem gente mal-educada,grossa mesmo, mas que se acha a finesse em pessoa...pra eles, a vida é assim mesmo,eles são o centro das atenções, os demais são meros coadjuvantes..Após o festival de grosserias,vão dormir achando que arrasaram no evento, em nenhum momento se dão conta da sua falta de traquejo social,da absoluta ausência de polidez e boas maneiras. Eles não têm noção, fazer o q? Apenas sorrir o sorriso mais falso..that´s all...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a teoria, falta falsidade, kkkk
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Desespero de causa dá nisso, rs.
    Já que educação é artigo em extinção e a etiqueta morreu... me contento com um pouco de falsidade. Faz mal não.

    ResponderExcluir
  4. Eu nem acho que era uma questao de falsidade, era uma questao de "justiça". Eles nao pagaram os convites? Entao! Tinham que ser tratados como todos os outros "convidados"!
    Simples assim.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...