segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O quê Portugal tem?

O quê Portugal tem? Ginginha. Mesa farta e gente boa!

Tem uma capacidade de surpreender - bem - quem jamais pensou em por os pezinhos por lá. Já havia escutado propaganda positiva de amigos e familiares que visitaram a terrinha, mas... juro, numa lista de 0 a 100 de países a serem visitados, o país entraria nos 10 últimos em prioridade.
 Como pude me enganar tanto?!?
Em primeiro lugar, tenho que fazer loas aos portugueses: super educados, gentis... até mesmo carinhosos no tratamento conosco. E, de bobos não tem nada. São atenciosos, prestativos e eficientes. O único problema é entender o que dizem... quando desandam a falar a 400 km por segundo. Sinto muito, meu ouvido não está pronto para tamanha velocidade.  Em certa ocasião tive até que apelar para o espanhol, sim... foi deprimente não entender nada do que o gentil gajo estava falando. Ainda bem que ele falava espanhol também e eu não tive que confessar que não entendi nadica de português... mico! Depois de uns dois dias, dá para entrar no ritmo e antes do que pense já está achando bonitinho o jeitinho fofo deles e o sotaque-acento lusitano.
Sabem onde vem esse exagero brasileiro na mesa?
Sim, de lá mesmo... de Portugal. 
Comida é caso sério para eles, mais ou menos como aquela sua avó que quer te alimentar de hora em hora. Comida boa, mesa farta... até você sair rolando, e ficar "saudável" e "corada" para felicidade de todos, menos da sua calça 40 - que de repente, começa a ficar justa! Sim, manequim 40 não combina com Portugal. Então, recomendo um regime bravo antes de aportar por estas terras... só por garantia. Simplesmente impossível resistir ao bacalhau, aos peixes, aos vinhos, e... aos doces! Socorro... os doces são uma tentação. 
Ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, em Belém, tem a Pastéis de Belém. Não conto nem sob tortura quantos comi, e quantos comeria agora, se pudesse! Hummmmm.... Tem pastel de belém em qualquer confeitaria, em toda esquina por toda Lisboa... mas nenhum se compara ao original. Acreditem, é sério, o jejum é obrigatório antes de cruzar aquelas portas do céu. 
Depois ande ande, ande... muito para queimar todas essas doces calorias.
Outra novidade para mim - danada de boa - foi provar a Ginginha. Ginja é cereja em Portugal.. Ginginha é um delicioso licor a base delas. Tem de várias marcas, mas a original você encontra numa portinha pequena, do lado esquerdo da praça Dom Pedro, no largo de São Domingo, não tem erro! Ah, chegando pelos arredores é só perguntar, todo mundo sabe o que é e onde é. Impossível não ver, tem sempre turistas e locais tomando sua dose ali. Prove e depois reclame muito desse mundo injusto... pq não dá para carregar a garrafa de 6 litros que vendem no local.
Portugal é demais!
Adorei cada dia que passei em Lisboa, Porto e Fátima. 
Quem sabe, retorno um dia?



(Att: esse post estava escrito e não publicado nem sei há quanto tempo... encontrei-o agora, dando uma geral no blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...