sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nínive-Nêmesis

Bom dia, galerinha....
Acho que voltei aos tempos do vestibular. Sonhei que estava fazendo prova, cruzes! Não me lembro da pergunta mas a resposta era Nínive-Nêmesis, uma minhoca (ou sanguessuga?) com poderes regenerativos.
Euz ein!?!
Encuquei e fui procurar no pai dos bobos - google. Resultado by Wiki, que estou com preguiça e pressa:

A outrora orgulhosa cidade de Nínive.
NíniveTextos do período helenístico e outros posteriores ofereceram um epônimo, Ninus, como o fundador de Nínive. A Nínive histórica é mencionada por volta do século XVIII a. C. como um centro de adoração a Ishtar, cujo culto foi responsável pela antiga importância da cidade. A estátua da deusa foi enviada ao faraó Amenhotep III do Egito no século XIV a.C., por ordens do rei de Mitanni. A cidade de Nínive foi vassala do reino de Mitanni até meados do século XIV a.C., quando os reis assírios de Assur a capturaram.
Após a Guerra do Golfo, as esculturas dos palácios que estavam sendo escavados foram pilhadas. Todas as equipes de pesquisa européias deixaram o Iraque durante a invasão deste pelos EUA, suspendendo por tempo indeterminado as escavações ao longo dos rios Tigre e Eufrates, em lugares como Uruk, Assur, Nimrud e Nínive.
Hoje Nínive está na lista dos 100 sítios históricos mundiais que estão mais ameaçados, elaborada pelo movimento World Monuments Watch (Observatório dos Monumentos Mundiais). Mossul, por exemplo, foi bombardeada intensamente para destruir plataformas de lançamento de mísseis iraquianos. Nesta cidade está a mesquita Nur ad-Din, construída em 1170 e, muito próximo dela, os restos de Nínive, que é o maior sítio arqueológico de todo o Oriente, com 750 hectares.
Nêmesis alada - Louvre
NêmesisA palavra 'nêmesis' vem do grego antigo νέμεσις, derivado do verbo νέμω (némo: 'distribuir'), da raiz indo-europeia nem-. O termo foi usado com o significado de 'desdém', 'indignação', por Homero (na Odisseia) e Aristóteles (na Etica Nicomachea), e com o sentido de 'vingança', 'castigo', por Heródoto, Claudio Eliano (na Varia historia) e Plutarco.
A palavra tem também o sentido de "justiça distributiva". Originariamente, a deusa grega infligia dor ou concedia felicidade segundo o que era justo. Portanto, entende-se nêmesis como a situação negativa que se segue a um período particularmente favorável, como ato de justiça compensatória. A ideia que subjaz ao termo é a de que o mundo deve obedecer a uma lei de harmonia, segundo a qual o bem deve ser compensado pelo mal em igual medida.
Em português, a palavra designa 'alguém que exige ou inflige retaliação' ou, por extensão de sentido, um 'rival ou adversário temível e geralmente vitorioso'
Na mitologia as filhas de Gaia (mãe Terra), Nêmesis e Têmis foram criadas e educadas por ClotoLáquesis e Átropo, as moiras (deusas do destino). Segue daí que as deusas, além de possuírem atributos comuns, tiveram educação em comum. Têmis tornou-se a personificação da ética e Nêmesis a personificação da vingança, ou por alguns... da justiça dos deuses.É alada (tem asas) para mais rapidamente efetuar suas missões. Alguns a representam com uma espada em uma mão e uma balança na outra, que para nós - hoje - é a imagem da justiça humana. De vingadora dos deuses à justiceira dos homens... decaiu muito a menina.
Nêmesis representa a força encarregada de abater toda a desmesura, como o excesso de felicidade de um mortal ou o orgulho dos reis, por exemplo. Essa é uma concepção fundamental do espírito helênico:

"Tudo que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo o equilibrio universal e, por isso, tem de ser castigado, se se pretende que o universo se mantenha como é."

Um comentário:

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...