quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lobato e as más ações do Pedrinho.

O grande canalha racista... pra fogueira!
Susto do dia: Monteiro Lobato está sendo julgado pelo STF e não foi absolvido ainda (quer dizer... espero que assim seja, mas sei lá...).
Coisa de doido!!! Esse país adora pagar um mico. Só pooooooooooode. Isso não pode ser sério. Mas é verdade, está acontecendo.
Tudo por conta do livro "Caçadas de Pedrinho". Logo o menino mais boa praça da paróquia... o protótipo do bom garoto, todo educado e gentil. O neto querido da Dona Benta, cujo grande pecado além de ser amigo de uma espiga de milho e comer bolinhos de chuva é caçar onças durante as férias escolares. Caçar onça é ecologicamente incorreto, atentem a esse detalhe! Um mau exemplo a ser combatido! Quantas e quantas crianças saíram com uma espingarda de chumbinho na mão caçando onças pela terra brasilis desde que esse livro maléfico foi publicado? É o caso de se fazer uma pesquisa detalhada sobre isso. É necessário averiguar! Cadê o Ministério Público que não faz nada?
Sabiam que chegamos naquele patamar vexatório onde um anexo foi feito ao livro - tarja preta now! - para explicar à infância nacional que é muuuuuuuuuuuuuuito feio caçar e matar onças hoje em dia. A notinha atenta para o fato de que agora isso é um crime ambiental. Vexame e vergonha alheia explicam o que sinto. Essa gente  menospreza mesmo a capacidade de pensar por si mesmo do povo. Imagine a cena... seu filho lendo o perigoso livro e no meio da aventura surge um aviso " Atenção brasileirinhos e brasileirinhas.... não cacem a amiga onça, isso não é bonito. No tempo do Pedrinho podia, mas esse costume bárbaro foi abolido e hoje é crime contra a natureza". 
Quantas onças fictícias o infeliz comedor de quitutes da tia Anastácia matou? Uau.... um verdadeiro bandido! Seu nome deveria estar na lista dos vilões verdes da história ambiental brasileira. 
Ai, ai... meus sais. Melhor nem dar idéia... vai quê?
É muita besteira para uma pessoinha que cresceu - sob a má influência - do Sítio do Pica pau Amarelo. Se ainda estivessem processando Lobato pelas reinações da patricinha burguesa e mimada da Narizinho ou pelas traquinagens politicamente incorretas da boneca Emília, que entendo agora, não passa de uma interesseira arrivista que se casou com um porco (chauvinista? melhor reler e conferir) só para obter um título de nobreza ... 
Mas, repito: justo o Pedrinho? 
Vilões desalmados!
Pode ser só minha opinião, mas o garoto é tão bom, tão cheio de boas intenções que por pouco não é taxado de bobo. Estou esperando algum bocó vir dizer que a amizade dele com o Visconde de Sabugosa é suspeita... afinal aquela espiga de milho dândi metida a pré-google merece algumas considerações. Ou não? Por muito menos falaram que o Bob Esponja e o Patrick eram gays! Alguém se lembra do pobre Tinky -Winky, o teletubbie roxo acusado de desmunhecar nos verdes campos onde diabolicamente dizia aos quatro cantos do mundo, sem parar: "oi" e "tchau"? Se ainda fosse o Baby Sauro com seus famosos bordões: "não é a mamãe" e "de novooo"?!?  Seria também necessário um adendo ao livro, contextualizando a relação e aproveitando para lembrar sobre como devemos respeitar todas as opções sexuais, nas suas mais diversas formas? A latente e controversa sexualidade do imberbe pateta Pedrinho é caso a ser debatido em fóruns mais adequados. Há um mundo inteiro e novo a ser explorado... blá blá blá, cansei de tanta bobagem. 
A pergunta que não quer calar... 
Por que - raios! - Pedrinho está no STF? 
Qual o crime cometeu? Seria um mero pau mandado de Monteiro Lobato? Ou teria agido por conta própria o caipira mequetrefe? Adianto desde já que o tema é perigoso ao extremo, tanto que o crime é inafiançável.
Pedrinho é acusado de racismo. Aparentemente o Sr. Monteiro Lobato é o chefe de uma organização cujo fim primordial era manter o status quo do branco (meio encardido... mas naquele tempo não havia omototal para solucionar o dna da questão) e manter o negro em seu devido lugar, ou seja, fora da casa grande. Uma negra com dotes culinários poderia até ser suportada na cozinha, mas nada além disso!
Não riam que o tema é sério! Compostura... por favor ou serei obrigada a mandar os guardas retirarem a platéia da sala de audiência. Ninguém leva nada a sério nesse país, por isso chegamos aqui, nessa barafunda jurídica digna de ser filmada por Monty Phyton. E quando, por falta de costume, resolvem tratar um tema sério - racismo - cometem esse tipo de atrocidade contra a literatura nacional. Vão torrar o Mark Twain e o seu (igualmente preconceituoso) clássico americano "As aventuras de Tom Sawyer" ou vão emparedar a noblesse decadente de "Anna Karenina" (eita livrinho chato), de Tolstói!  Não sei se rio ou se choro. Talvez ria e chore ao mesmo tempo. Como faz falta à nação um Monty Phyton!!! Na falta deste me contento com um Kibe Loco e seu Porta dos Fundos (jabaculê di grátis... adoro eles).
OMG!
O Iara (Instituto de Advogacia Racial e não a sereia dos lagos, rios e cascatas tupiniquins) entrou com uma ação contra a obra alegando que esta possui elementos racistas. Diz que:  “não há como se alegar liberdade de expressão em relação ao tema quando há [no livro] referências ao negro com estereótipos fortemente carregados de elementos racistas”. E que o livro é utilizado como “paradigma” e, por isso, as regras adotadas para ele devem nortear a aquisição também, pela rede pública, de qualquer obra literária ou didática que tenha “qualquer forma de expressão de racismo cultural, institucional e individual”
A perigosa quadrilha que fez lavagem cerebral em mim!
Uau! Reconheço que nunca li ou vi (na Globo, sempre essa bandida!, que nos fazia lavagem cerebral em conluio com Lobato), nos meus tenros anos de menina, a obra de Lobato sob esse prisma. Mas agora meus olhos se abriram! Queimem Lobato! Mandem Pedrinho para a masmorra literária! Fogo neles, já! 
Aproveitem também para lançarem à fogueira:
A Bíblia, a Torá e o Alcorão, por conter referências anti feministas e homofóbicas,
Shakespeare e Dante Anglieri, por serem antissemitas,
Fernando Pessoa, Maquiavel e tantos outros por defenderem ditaduras, 
Eça de Queiroz por ser anticlerical, e 
___________________________ (espaço vago - faça sua parte e denuncie).

Alguém mais para fornada da nova inquisição? 
Para facilitar sugiro que busquemos a lista de livros "burgueses" queimados por comunistas na Rússia, Cuba, China e cia. Vai poupar um trabalhão e tanto. Revolução Cultural ou morte!
Sugestões em aberto, ainda não fechei a listinha... todos podem contribuir.



* Nota do Ministério da Boçalidade: este texto está eivado de ironia. Mas isso ainda não é crime. AINDA!

5 comentários:

  1. Graças a Deus Lobato está morto. Imagina a indignação que ele sentiria nesses malditos tempos do politicamente estúpido!!!!
    S O C O R R O !!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah,que saudades do Sitio do Picapau Amarelo com os personagens originais das fotos que vc colocou acima...Pedrinho e Narizinho(era a Rossana Garcia,né?),ah,que boas lembranças da minha infância...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministério da Boçalidade adverte: lembrar que a Rossana Garcia era a Narizinho original aumenta a pena em 1/3.
      Faça logo seu MEA CULPA, fã inconsequente de Lobato! O tempo urge e a sapucaia vem chegando.... Liberte-se desse mal implantado na sua infância.
      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Não vão queimar Harry Potter? Será que não serei linchada por chamar o Robert Pattinson de vampigay? Será que agora não posso mais chamar nenhum amigo de negão? Será que terei que medir cada vírgula que postar em meu blog? E enquanto isso, Michel Teló, Luan Santana, Gustavo Norberto Lima e companhia se tornam o ápice e símbolo da cultura nacional... VERGONHA!

    Como dizia aquela música do Marcelo Nova/Camisa de Vênus, "Isso é só o fim":

    "Se o chão abriu sob os seus pés
    E a segurança sumiu da faixa
    Se as peças estão todas soltas
    E nada mais se encaixa"

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...