terça-feira, 11 de setembro de 2012

Identidade... como (não) tirar uma.

Seu moço, acredita n'euz! Atende euz...
Não, isso aqui não é um manual sobre como tirar sua primeira identidade. 
Mas poderia ser. Tem gente que aprende com o erro dos outros. Enjoy.
Já faz mais de duas semanas que agendei na secretaria de segurança dos pampas para fazer a carteira de identidade civil da filhotas e a minha. Sim, a identidade civil que tenho é de antes, muito antes do casório. Não que tenha usado muito (talvez nunca... mas, vá lá! até que foi útil quando estavam sequestrando parentes de militares no Rio... ).  
O dia era hoje (yeah!) e a hora: uma da tarde, enfim... 15 minutos para sair correndo enquanto passava um batom e gritava para que as meninas trocassem o uniforme escolar. Peguei as certidões de nascimento delas e a minha de casamento - já amarelada de tão velhinha e fomos lá. 
Chegamos... fui pro guichê, um meninofofo atendeu e da mais alta altitude de sua altíssima sapiencia disse que a minha certidão não era original. Senhor, dai-me paciência pq se me der força... acabo presa por desacato a "autoridade", pena de 6 meses a dois anos. Tentei argumentar que aquela era original, filha única, etc... Nada de papo. Ok, disse então, vou lá em casa procurar outra. Vai que tivesse me enganado, né? Sorriso be fake e just it.
Deixei as crias na fila, aguardando a vez... Se não puder deixar as crianças em segurança dentro de uma delegacia, deixarei onde? 
- Ei, dona... o atendimento termina às duas e sem a senhora presente não podemos fazer a das meninas gurias. 
- Ok, passe outros na frente que volto em 15 minutos. 
Sem comentários sobre o "ei, dona..." 
O que seria da minha vida sem a correria, sem essa sensação de que o apocalipse final ocorrerá em dois segundos? Nada... nadica de nada. Emoção, tô nessa! 
Subi correndo (esse verbo vai se repetir muitoooooooo) e no elevador deu para dar uma olhada no espelho. Algumas conclusões apressadas: seria tão bom ter tempo para retocar o make, seria tão bom não perceber que a raiz já está aparecendo e estou cada dia mais parecida com a minha mãe. Ainda bem que mamily é lindona. Alívio geral e vamos pra platéia, ehhhhhhhhhhhhhh. 
Pego a pasta com os documentos da família. Não tem outra certidão de casamento "original", só aquela que já tinha sido desaprovada pelo atendente mirim, todas as demais são xerox mesmo (com o papel branco ainda). Por via das dúvidas peguei a minha certidão de nascimento e uma xerox da certidão de casamento para ele ver a diferença. 
Voltei correndo de novo. Dessa vez ainda larguei o carro num estacionamento pago pra não perder tempo procurando vaga. Cheguei, sentei, respirei fundo e pensei... be smile, não coma o menininho da recepção. Não mate o mensageiro. Não discuta com quem deve ser apenas um funcionário contratado de empresa terceirizada. Mantenha a dignidade. Esperei o sangue acalmar sentadinha. Muito orgulho do meu autocontrole nessa hora.
Fui lá, no maledeto guichê. 
- Oies, querrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrido, voltei. Olha, conferi em casa, essa é minha certidão de casamento original, juro. La garantia soy yo! Veja só, todas as demais são xerox como essa outra aqui que trouxe p vc conferir... olha só a diferença. Blá blá blá.... é essa aqui que uso desde sempre, olha, já morei pelo país inteiro, todo mundo sempre aceitou... tá meio velhinha mas ainda lembro dela. É ela.  
(A vida é bela, cheia de pequenos pôneis rosados e canetas bic for her, faça cara de idiota mas não diga que elE é um idiota... mil coraçõezinhos e beijos de luz...). 
- Não senhora, essa é cópia. A senhora pode pedir uma outra original via internet.
(sei disso, seu grinch idiota, não ensine uma papisa a rezar missa, porfa!)
- Tudo bem. Então olha aqui minha certidão de nascimento. Faço a carteira de identidade sem o sobrenome do meu marido, não ligo. (aliás, onde estava com a cabeça quando modifiquei meu nome?!? coisa mais ultrapassada, resquício de machismo decrépito, aff)
- Não, a senhora não pode. A senhora é casada, precisa da certidão de casamento.
- Mas como o senhor sabe se sou casada mesmoooooooooooooo? O senhor não acredita que essa certidão é original. E se eu for uma falsificadora de certidão? Já pensou?
- A senhora disse que é casada!!!
Chora, viola... chora! Alguém já passou por uma situação surreal dessas?
Como se sentiram? Num universo paralelo? 
Ele acredita em mim, crê na minha palavra, mas não aceita minha certidão. BuRRocracia é algo a ser estudado a fundo. Num momento de desespero cheguei a pensar em mostrar a aliança... bom humor é tudo. Virei as costas, fui sentar e pedi um minutinho de paz... a vida do coitado corria riscos. Esperei ele chamar as meninas. Foco no principal, elas que precisam - urgentemente - de carteiras civis. As identidade militares já possuem.
Chamaram as babies. Fizemos. Pediram minha carteira de identidade. Apresentei a militar. Sou a responsável por elas, tenho que estar presente e autorizar o ato. Tenho que assinar. Fiz tudo bonitinho, e parti para a última cartada.
- Seu moço (olhinhos piscando e sorriso miss simpatia), veja só que engraçado...  olha aqui na minha carteira militar (essa que vcs acabaram de aceitar como prova de que minha existência - foi dali que copiaram o número do meu cpf), nela diz com todas as letras "esposa de ______" maridex, o mesmo nome que está aí na certidão de casamento e no pacto antinupcial (é, sou chique, benhê... levei até o pacto antinupcial pro modis dele vê e creditá na veracidade verdadeira do meu casamento).
- A senhora tá brincando? Carteira militar aqui não vale nada para tirar carteira civil, relinchou o pocotó.
- Ups, se não me falha a memória está escrito nela "válida em todo território nacional". Foi a que usei para tirar meu cpf, foi a que usei para fazer (e renovar 2 vezes) minha carteira de habilitação... olha aqui o número, é dela. Foi a que usei até para fazer meu passaporte!!! É a que uso desde meus 12 anos, nesse país inteiro! Vai me dizer agora que ela não tem serventia?
- Não, aqui não tem. A regra diz que tem que apresentar certidão de casamento ou de nascimento originais. Só isso pode, mais nada. 
- Pode me fazer então um favorzinho? Será que pode colocar um pedido de urgência na carteira das crianças, que preciso delas para antes do dia 24 de setembro? Obrigada pelas explicações e tenha um boa tarde! 
- Sim, dona, é claro. Que bom que a senhora entendeu tudo. É tão bom lidar com gente calma e educada.
- De nada, petit suisse!

2 comentários:

  1. My God,que dificuldade..mas sabe que eu já enfrentei esse mesmo problema pra renovar passaporte? Minha carteira de identidade tem meu nome de solteira,passaporte idém,mas na certidão de casamento está o de casada(mesma burrice q vc fez..heheh),só que eu nunca adotei o sobrenome de casada,continuei usando os mesmos documentos,até que eles precisaram ser renovados, aí é aquela confusão,mil explicações..affe, pq fomos inventar de alterar nosso sobrenome?????

    ResponderExcluir
  2. Só rindo mesmo, né? Acabei de passar por pedidos de 2ª via de TODOS os meus documentos, pq fui assaltada. Não sei como não fui parar em um hospício, juro que ainda estou tentando entender...só respirando BEM fundo mesmo!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...