terça-feira, 7 de agosto de 2012

Revenge - A vingança NÃO vale a pena.

Bad ideas...
Outro dia assisti um episódio da série Revenge... interessante, mas não gostei. Bad ideas... Despertou o pior de mim, acordou um pequeno monstrinho, que pensava já ter posto para dormir há tempos. 
Prefiro (em certas ocasiões, bem... na maioria das ocasições) passar atestado de idiota a me vingar. Não acredito em pagar o mal com o mal. Acredito que aqui se faz, aqui se paga. Já vi acontecer, sei que é verdade. Nem tudo tem preço, mas tudo tem um custo nessa vida. Cedo ou tarde, quem opta pelo lado negro da força, se dá mal. A conta pode tardar, mas é cobrada com juros e mora. Por isso costumo seguir em frente e desculpar (quase sempre).  Não sou perfeita, não posso exigir isso de ninguém. Só faço o possível para fazer a minha parte e não detonar-magoar quem estiver no caminho. Uma questão de respeito e consideração, que acho fundamentais em qualquer relação. Seja pessoal ou profissional. 
Além de acreditar no BEM, acredito em educação, dignidade, civilidade, em... humanidade. Olhar o outro como um igual, como um ser humano. Ainda que ele não se comporte como um. Tem gente que realmente faz coisas que põe em dúvida nossos sentimentos mais nobres. 
Não levo jeito pra coisa.
O que não quer dizer que fique tentada e de quando em quando até imagine como seria se _______ ou se ___________, são tantas opções. Já se deram conta de como o caminho correto é um só, mas os atalhos são tantos e todos convidativos? Afinal somos todos humanos, falíveis. Por quê não eu? Outro dia sonhei que estava vendo uma casa ruir, e que aquilo tinha sido obra minha, uma vingança pelo que um ser desclassificado outra pessoa tinha feito anos atrás. Olho por olho, dente por dente... fiz o mundo desabar na cabeça daquela que  tentou fazer o mesmo comigo. Foi selvagem, amargo e interessante, pois achei que já tinha superado tudo, esquecido. Mas acho que no fundo... bem lá no fundo, ficou uma dorzinha, como um calo, que vez por outra incomoda. 
O inconsciente da gente é complicado. Deveria ter dado o troco? Deveria ter satisfeito essa vontade de vingança? Sei lá, agora é tarde para vestir a fantasia de Madame Malvadeza. Quem nasceu pra Ruth, não vira Raquel, nem querendo. O chato disso é que quando menos esperamos, quando achamos que está tudo ok, vem do nada lembranças desagradáveis de momentos que não deveriam ter sido vividos. Não é bom descobrir que não que apagamos tudo da memória, que ela está ali, oculta... escondida no fundo de uma gaveta, meio empoeirada, mas presente. Infelizmente presente. E me tirando o sono. 
Não posso abrir esse livro... não mesmo!
Preciso aprender a conviver com isso, com a memória da dor. Com esse calinho  que pelo visto, ainda vai me incomodar por um tempo. Resta descobrir exatamente o que é, qual o sapato que tem o dom de o fazer aparecer e crescer. Ou seria, crescer e aparecer? Não é nada saudável ficar remoendo bad ideas... 
Vou descobrir o gatilho que ativa essa memória, para desarmá-la de vez. 
Enquanto não descubro, vamos em frente com muita meditação, confiança (uma boa massagem relaxante cairia bem) e fé em Deus!
Dever de casa: escreva mil vezes... a vingança não vale a pena, a vingança não vale a pena, a vingança não vale a pena... 


(coisa chata... nem umazinha, pequenininha? tipo assim... daquelas que ninguém vai notar?)

5 comentários:

  1. eu concordo com você, embora ache bem dificil perdoar algumas coisas. Há mais de um ano, eu venho tentando eprdoar um cara que me sacaneou feio. Deixei prá lá, mas vira e mexe sonho que eu estou batendo a cabeça dele na parede até que eu acordo ( no sonho eu NUNCA paro de bater nele...kkk)

    ai, ai, ai. Será que tenho que ir lá e descer o pau nele para esses sonhos me deixarem em paz?

    ResponderExcluir
  2. Não sei, Inaie...
    Se eu realizar o sonho de fazer o teto ruir na cabeça de alguém, vou ser mais feliz?
    Sei que não, mas tem hora que acho que sim... pelo menos poderia dormir (acho).
    Ai! Sei não... é uma droga!

    ResponderExcluir
  3. Aquela história de a vingança ser um prato pra ser comido frio é meio estranha,né? É o tipo da coisa pra te dar indigestão..rss...nunca vale a pena,nem fria nem quente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm... prato frio? Só se for ceviche ou comida japonesa. E em ambos caso, bem acompanhada. Não acho que a vingança seja boa companhia ou conselheira.
      Só que tem horas... ah, que dá vontade, sim dá!

      Excluir
  4. Queria eu ser como você...não sou uma pessoa vingativa, na verdade nunca me vinguei de ninguém. Mas, ao contrário de você, ainda não consegui ver quem faz o mal recebendo de volta. Nem de mim, nem de ninguém. Só nos filmes, talvez por isso ainda ache que, eventualmente, a vingança vale a pena. Só vejo os "sacanas" ficando cada vez melhor, ao contrário dos que eles sacanearam.
    Confesso que minha "lista de vinganças" é pequena, mas se eu pudesse fazer determinadas pessoas passarem pelo que elas me fizeram passar, já seria suficiente. Ou não, né? Vai saber...

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...