sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Muro de Berlim e as biscates brasileiras.

Sente o drama do português. Camões se revirando...


Essa foto foi feita pela Inaie, que teve o desprazer de encontrar em pleno East Side Gallery, no Muro de Berlim essa pichação made in Brasil. VERGONHA ALHEIA explica. 
Como pode? 
Nesse mundo conectado foi fácil encontrar as que se auto intitulam de "biscates" no facebook, uma delas até usa como fundo de capa uma foto tirada no East Side Gallery. Sinto tanta vergonha que nem sei como descrever. Só quem já morou no exterior sabe como é difícil lidar com a má fama que nós, mulheres brasileiras, temos lá fora. Boa parte é preconceito, outra parte - infelizmente - é verdade.
O que não falta são conterrâneas dando mal exemplo pelo mundo afora, e pelo visto a nova geração segue o mesmo rumo... não demostram respeito por seu país, pelo país que visitam, pelo próprios pais e principalmente por si mesmas. O quê elas pensam que o Muro de Berlim é? Porta de banheiro de rodoviária  ou de alguma boate decadente para sair deixando sua marca? Não que concorde com quem deixa sua assinatura nesses lugares... a falta de educação é a mesma, não há desculpas. O que agrava é a importância histórica do lugar que foi emporcalhado pelo grupinho.
Aparentemente elas são garotas fazendo intercâmbio pelo Rotary Youth Exchange 2011 - 2012. Não tem como ser "biscate" e rotariana ao mesmo tempo, elas precisam decidir o que são. O Rotary é uma entidade séria e respeitável, não pode admitir uma atitude assim de seus membros. Uma ainda põe o nome de sua cidade: Umuarama. Não sei se é falta total de noção, ingenuidade ou fé na impunidade.
Fico imaginando se os pais, que gastaram um bom dinheiro para mandarem as filhas para a Europa, sabem o que elas estão fazendo por lá... depredando, enxovalhando propriedade pública e sujando o nome do Brasil. Acho que não foi para isso que eles mandaram as filhas, todas com jeito de boas meninas bem criadas... Pobre dos pais, pensando que estavam dando um chance delas aprimorarem seus estudos, conhecerem e apreciarem outras culturas. Mas... o resultado foi esse, triste. Um desperdício.
Quando vejo algo assim, fico frustrada.
Enojada.
East Side Gallery - Muro de Berlim -  2011.
 Check point Charlie.
 Check point Charlie
 O Muro, museu ao ar livre, propaganda e terror. Esse não é lugar para zoação.
Berlim, sim dá para brincar sem comprometer o nome do Brasil nem sujar o país que se visita.


11 comentários:

  1. Fiquei muuuuuoto chocada com isso! Voce tem toda razao, a mulherada tem fama porque FAZ! Infelizmente eh assim mesmo... Ate com estudantes que eu recebo aqui, pergunta quem sao as amiguinhas da galera? Povo faz faculdades caras, renomadas, todos cheios de pose (classe media alta brasileira, ui!) e dai aparece por essas badas e faz dessas...
    E depois falam que eh pura liberdade de expressão...

    ResponderExcluir
  2. Isso denigre a imagem do país lá fora,é verdade.Brasileiros,em geral,"extravazam" qdo.viajam,os locais ficam um pouco surpresos com tanta "espontaneidade".Minha filha foi fazer intercâmbio em Cambridge no inicio deste ano e me contou que estava num trem,num dos passeios programados pela escola, e haviam outros estudantes brasileiros gritando,jogando bolinhas de papel na cabeça das pessoas(parecia excursão do jardim de infância)-então um senhor inglês foi atingido no rosto por uma das bolinhas e seus óculos cairam no chão,minha filha se abaixou e encontrou-os.Ao devolver a ele,pedindo desculpas pelos colegas,ele ficou muito surpreso por ela tb ser brasileira.Ela não entendeu e ele explicou:"vc não se parece com uma brasileira,é bem-educada,não grita..esses brasileiros vêm pra cá e acham que podem tudo,não respeitam os costumes e a cultura local.." e por aí afora.Minha filha teve vergonha de seus colegas naquele momento,todos filhinhos de papai mais preocupados em fazer festa do que estudar.Os estudantes brasileiros precisam aprender a se comportar qdo.forem estudar fora,ao menos pra fazer jus ao dinheiro que seus pais estão gastando..

    ResponderExcluir
  3. Luana, Madi, concordo plenamente!
    Toda vez que viajo pro exterior morro de vergonha dos modos dos nossos "conterrâneos", já vi cada uma que nem dá para contar. Achei essas meninas no face, mandei mensagem para a mãe de uma delas e para o Rotary, espero que tomem alguma providência. Tá, sei que estou bancando a dona encrenca, rs. Mas esse tipo de comportamento é um abuso! Uma falta de respeito total!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que horror, que falta de educaçao!

    E se posso falar, acho isso bem tipico de paranaense mesmo, (conheço Umuarama), bicho do mato, que nao respeita nada, nao tem noçao de Historia, de nada. Sou paranaense, mas às vezes sinto vergonha dos meus conterraneos. Um dos momentos piores è quando um paranaense vai à praia: bota o carro na areia, quase no mar, liga o som no ultimo volume e bebe atè cair. O "legal" è quando chega outro paranaense, que faz a mesma coisa e entao o repertorio da musica - que jà nao è dos melhores - vira um zumzumzum tush tush tchererere que ninguem merece!
    E nem vou tocar na nossa fama aqui na Zooropa. Vergonha, vergonha, vergonha!

    Beijo Ge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que você não conhece o Paraná inteiro pra generalizar desse jeito né! Vamos respeitar aos outros pra ser respeitado! Vem aqui criticar a menina pela atitude dela (não defendo) e comete uma injustiça assim? Parabens!

      Excluir
  5. Mas se a gente continuar divulgando a pichação do muro, a história chega aos pais, a família, aos conhecidos...e eu não acredito que todo mundo vá achar isso bonito.
    Eu posso garantir que não achei. nem um pouco!

    ResponderExcluir

  6. A regra é apenas uma: Não faça na rua, o que você não faz na sua casa. Será que as meninotas rabiscam as paredes de casa? Elas deletaram os perfis no twitter e não demora muito, estarão deletando do facebook. Estão jogando a sujeira para debaixo do tapete e ainda acham que tem razão. Pelos menos, acho que daqui para frente, essas débeis pensarão duas vezes antes de escreverem os nominhos por aí, em uma infundada "piada interna".
    Gê, muito legal você ter publicado! O que a gente não aprende em casa, o mundo ensina!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Vc também leu a desculpa esfarrapada delas? Piada interna foi ótima, rs.
    Pensei até em publicar, adorei os erros de português e o nonsense em geral, mas Inaie preferiu não. Vou respeitar, afinal a foto é dela.
    Bem, acho que as moças aprenderam, é o que importa.

    ResponderExcluir
  8. No facebook eu até comentei sobre porta de banheiro antes de ler aqui...Pra ver como parece mesmo. E se no banheiro de onde a gente vive já é feio, imagina 'carregar' a porta na viagem.

    Infelizmente nem sempre é fácil não ficar com vergonha da mulherada brasileira que tira umas fotos em pontos turísticos ou esticadas sobre carros de polícia em poses que gritam VAGABAS. As vezes são só turistas, as vezes turistas 'celebridades' por aqui, como frutas e popozudas.

    É deselegante, não é divertido... E é muuuuuito feio!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bom o brasileiro realmente é um povo mal educado e selvagem! O fato de ser de auto poder aquisitivo o torna arrogante e ainda mais pretencioso ! nao é humilde é arrogante e mal educado...ao conhecer uma nova cultura acho essencial "to fit in" ouvir, observar,ser sensível ao agir .

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...