quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brasil que NÃO faz sentido - Ideb 2011.

Saiu o resultado da prova Brasil, realizada com alunos do nono ano em 2011. O Colégio Militar de Santa Maria - RS, onde baby one estuda foi o primeiro colocado no estado e décimo nono no país, nessa categoria. Média 6, 8  no Ideb (que pessoalmente acho baixa, mas...) e filhota saiu na capa do jornal - Diário de Santa Maria - com os coleguinhas, por serem os melhores alunos da escola. Eles garantiram a alta média da escola, que maravilha! Todo mundo feliz, mamis coruja aqui digitando enquanto morre de orgulho, blá blá blá...
Baby one é a primeira à esquerda - com o livro Guerra dos Tronos na mão.

SÓ QUE ESSES ALUNOS - UMA PEQUENA AMOSTRA DOS MELHORES ALUNOS DO PAÍS - QUE GERAM MATÉRIAS DE CAPA E MOTIVO DE ORGULHO PARA A ESCOLA, PARA O ESTADO, PARA SUAS FAMÍLIAS E PARA O GOVERNO... VÃO PERDER 50% DAS VAGAS NAS ESCOLAS FEDERAIS PARA ALUNOS COTISTAS - CUJO DESEMPENHO ACADÊMICO NEM PRECISO MENCIONAR.
O PAÍS REALMENTE ESTÁ INTERESSADO EM TROCAR O CRITÉRIO CAPACIDADE INTELECTUAL POR COR DE PELE E CLASSE SOCIAL NA HORA DE ESCOLHER QUEM ESTUDARÁ NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS?
O PAÍS ESTÁ INTERESSADO MESMO EM VER SUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SEREM DESTRUÍDAS TAL QUAL ASSISTIU INERTE O MESMO ACONTECER COM AS ESCOLAS PÚBLICAS?
POIS É ISSO QUE TEREMOS EM BREVE, UNIVERSIDADES PÚBLICAS AGONIZANDO POR FALTA DE CÉREBROS CAPAZES.
OS MELHORES ALUNOS DO PAÍS IRÃO ESTUDAR EM FACULDADES PRIVADAS POR NÃO TER LUGAR PARA ELES NA PÚBLICAS, E ASSIM O NÍVEL OBRIGATORIAMENTE IRÁ BAIXAR, OU NÃO HAVERÃO MAIS ALUNOS DIPLOMADOS.
JÁ DÁ ATÉ PARA IMAGINAR A CRIAÇÃO - POR ALGUM LUMINAR DE ESQUERDA - DA "APROVAÇÃO AUTOMÁTICA" DE ALUNOS COTISTAS NAS MATÉRIAS MAIS DIFÍCEIS... NESSE PAÍS TUDO É POSSÍVEL.
EM NOME DE UMA SUPOSTA "JUSTIÇA SOCIAL"  UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO FEDERAL PERDERÁ SEU VALOR?
PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE - DE ALGUMA FORMA - CONTRIBUÍRAM PARA QUE ISSO ACONTECESSE.
OS DONOS DE EMPRESAS DE ENSINO UNIVERSITÁRIO PRIVADO AGRADECEM A TODOS VOCÊS!!!
ATENÇÃO PAIS QUE SE MATAM PARA GARANTIR ENSINO DE QUALIDADE PARA SEUS FILHOS E PARA ISSO PAGAM ESCOLAR PARTICULARES DESDE O MATERNAL... PREPAREM-SE PARA PAGAR TAMBÉM PELO NÍVEL SUPERIOR.
CLARO QUE O FATO DE VOCÊS DURANTE TODO ESSE TEMPO TEREM PAGO IMPOSTOS QUE SUSTENTARAM O PAÍS - E CONSEQUENTEMENTE - AS ESCOLAS PÚBLICAS E AS UNIVERSIDADES NÃO SIGNIFICA NADA!!!
SER BRASILEIRO É ISSO, PAGAR IMPOSTOS E NUNCA TER RETORNO! 
ISSO É JUSTO?
ISSO FAZ ALGUM SENTIDO, BRASIL?
O ÚNICO CRIME DESSAS CRIANÇAS FOI ESTUDAR MUITO!
A nota das escolas públicas brasileiras de ensino médio é 3,4.  
Estes alunos terão direito a 50% das vagas nas universidades federais.
A nota das escolas privadas de ensino médio é 5,7. 
Estes alunos disputarão os restantes 50%.



6 comentários:

  1. Não faz sentido nenhum! Podem me apedrejar, mas por esse e outros inúmeros motivos sou contra cotas.
    bjs
    Jussara

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    1. Plagiando na cara dura um amigo (licença, Júnior)que escreveu um belo artigo:
      "Se os melhores alunos são os de maior renda, só há três opções:

      1 – acabar com a gratuidade nas universidades públicas e substituir por bolsas para os alunos mais pobres mantendo a meritocracia, ou seja, aluno rico paga sua faculdade, privada ou pública.

      2 – melhorar o ensino público para que os alunos de baixa renda tenham melhores condições de competição;

      3 – forçar os alunos de maior renda para as universidades particulares, reservando as públicas para os mais pobres.

      O governo simplesmente optou pela terceira. A primeira, que seria a mais lógica, mexe com os ideológicos de esquerda e a segunda dá muito trabalho e exige competência."

      mais aqui: http://coisasdojota.wordpress.com/2012/08/16/um-pitaco-nas-cotas-da-universidade/

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  2. Não é nada justo, eu tb acho que esse sistema de cotas está completamente distorcido. Porque não criam um sistema que ajude aos mais necessitados então, ANTES do ensino superior, com, por exemplo, bolsas em bons cursos pré-vestibulares para que eles possam ter uma preparação adequada?
    Olha, sou suspeita para falar, porque não fiz federal e, para dizer a verdade, nunca quis fazer federal, porque acho que há uns bons anos, além das greves intermináveis, as faculdades federais (especialmente por falta de recursos repassados pelo Governo) não são mais tão superiores quanto costumavam ser. E hoje, se tivesse filhos e pudesse, por melhores alunos que eles fossem, não os incentivaria a fazer uma faculdade federal, somente se quisessem fazer o curso de Medicina, que aí sim, para mim a FFFCMPA é o que há. Mas fora isso, não.
    Enfim, cotas para promover igualdade, mesmo, só na teoria, porque na prática, é pura desigualdade.

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    1. A questão é que os melhores cursos ainda estão nas federais - é fácil constatar, olha na web - as privadas raramente aparecem entre as top. Pagar um curso de medicina privado?!?! Impossível ou só com muito sacrifício, só o preço dos livros leva qualquer pai à falência... ou infarto.
      A questão é... os bons alunos - são todos brasileiros, direitos iguais, escambau e tal - vindos de qualquer tipo de escola, independentes de cor de pele, condição financeira e etc... devem ser avaliados (já que optamos pelo sistema vestibular) pelo único critério justo: capacidade intelectual. Só o conhecimento pode medir o mérito para entrar numa faculdade... o resto é conversa mole pra boi dormir.
      E para quem - populista de meia tijela - fica em palanque dizendo que em federal só tem "riquinho" informo que esse daí também é brasileiro e que pagou - mediante impostos - os custos do seu curso superior e que se estudou em escola particular, é pq as públicas estão uma porcaria.

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  3. Mas comparando com as outras regiões, até que o Colégio Militar de Sta.Maria se saiu bem,né? Em Alagoas, a média (vergonhosa) foi de 2,9!!! Precisamos votar certo nas eleições,o sistema educacional deve ser a prioridade dos candidatos, e é possivel reverter esse quadro.Em Pernambuco,por exemplo,o colégio Aplicação da Universidade Federal conseguiu incríveis 8,1 pontos, uma exceção no nordeste, cuja média geral ficou em 3,5...

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    1. Madi,
      É possível reverter o quadro sim, MAS para isso os governantes precisariam estar interessados na educação de base, investindo no ensino público de qualidade. Só que NÃO ESTÃO. Do ensino público salvam os colégios militares (administrados pelo exército) e os colégios de aplicação das universidades federais, o resto... é infelizmente resto.
      A prova de que não se preocupam mais é justamente essa cota de 50% absurda que estão para aprovar agora. Assumiram a incapacidade para produzir e gerir ensino de nível.
      Sou pessimista com o futuro da educação nacional. Não que as escolas privadas estejam assim MA RA VI LHO SAS... que não estão. A situação é feia e tende a piorar.

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