segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atletas militares, meus PARABÉNS!

As Olimpíadas de Londres acabaram. Ufa. 

Não porque não goste de esporte, gosto muito. Especialmente das Olimpíadas!
Ainda que não possua nenhuma habilidade esportiva (nadei até entrar na faculdade, mas não era chegada em competições) sempre gostei de acompanhar as provas, especialmente as de natação, volei, basquete e ginástica. Pode haver algo mais elegante do que as ginastas? Duvido... fico olhando e invejando, rs.
Mas, o que me faz sentir-me aliviada com o fim... deve-se ao triste que é acompanhar mais um vexame nacional. Não que esperasse muito, sou realista. Conseguimos ficar no final num nada honroso vigésimo segundo lugar. Bem, não dá para querer muito mais, tendo em vista o que investimos (próximo de zero) em educação e esporte nesse país. 
Para não ficar de mimimi por aqui... coisa fácil no momento, vou aproveitar para mandar para aquele lugar - onde o sol não bate - os jogadores e toda cartolagem do futebol. Não trouxeram - de novo - o sonhado ouro olímpico. Desculpas? Nenhuma, no país da bola que rola nunca faltou dinheiro, patrocínio e mil mordomias para essa turma mimada. Estão em dívida, sempre estarão. Para eles não tem perdão #fato!
Conquistamos algumas medalhas esperadas, como no volei. Parabéns meninas douradas, vocês se superaram e mereceram muito a medalha! Que maravilha foi ver como lutaram jogo pós jogo. Os atletas de volei de praia, feminino e masculino, também deixaram sua marca. Parabéns. Fiquei meio decepcionada com o desempenho da equipe de Bernardinho, mas... deixa isso pra lá.
 O nadador e campeão Cielo é um exemplo de atleta que apesar de toda sua capacidade precisa treinar fora do país e se preocupar com dinheiro, patrocínio e cia ilimitada para continuar nos representando bem. E, o que faz ser fã do menino é que ele não esconde isso, faz tempo que ele põe a boca no trombone e diz para quem quiser ouvir como o esporte é destratado (leia aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,cesar-cielo-reclama-da-falta-de-apoio-da-cbda,235154,0.htm ). Isso porque ele é atleta de ponta, imagina outros... que ainda não conseguiram fazer seu "nome". 
E para variar o sucesso veio de lugares onde os atletas lutam quase sozinhos atrás de patrocínio e condições mínimas para se preparar. Exemplo? O olímpico Arthur Zanetti que ganhou o ouro nas argolas. Aposto que vai ter um monte de buRRocrata esportivo agora querendo dividir os louros da sua vitória. 
Algumas das medalhas que trouxeram alegria e surpresa para o país vieram diretamente de militares das nossas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica. São fruto direto do esforço feito para os Jogos Mundiais Militares de julho de 2011, quando muitos atletas de ponta foram incorporados às três forças para participarem do campeonato. Ali encontraram condições básicas de treinamento, alimentação e suporte financeiro e técnico para se desenvolverem, tendo como objetivo final as Olimpíadas de 2016. Um projeto de sucesso do Ministério da Defesa. A questão é... o Ministério dos Esportes é tão incompetente assim que só se associando às Forças Armadas consegue fazer funcionar algo básico como descobrir e dar suporte para estrelas esportivas em potencial?  Nem vou entrar no mérito se essa é a função das forças armadas, enfim... não se pode negar que apesar de do estado de achincalhamento sucateamento e penúria em que vivem conseguiram dar conta de mais essa missão, que nem deveria ser deles. (Para ver a real situação em que se encontram nossos soldados acompanhem as matérias do G1 sobre o assunto: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/sucateado-exercito-nao-teria-como-responder-guerra-dizem-generais.html).
Sabiam disso? Poucos sabem. 
Basta fazer uma pesquisa rápida e fácil para descobrir como funciona o suporte militar para atletas no site do Ministério da Defesa:  https://www.defesa.gov.br/index.php/apresentacaoesportemilitar.html .
Na delegação olímpica brasileira em Londres 2012, com 259 atletas, participaram nada menos do que 67 militares(1/5) , sendo 51 atletas e 16 membros da comissão técnica, nas mais diversas modalidades: vôlei, vela, atletismo, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, taekwondo, judô, tiro, boxe, triatlo e pentatlo moderno. Parabéns para todos.
A seguir alguns dos nossos atletas-militares que trouxeram medalhas e sorrisos para casa:


Deveria terminar meu post aqui. Mas como gosto de encrenca, lá vai o adendo...
Caríssimo Ministro dos Esportes, onde e como foi gasto todo dinheiro repassado para o seu ministério pelas Loterias Federais?
Perguntinha chata que não quer calar.
Alguém me responde?
Dinheiro não faltou. Faltou o quê?
Sorte?!?!
ou  faltou...
SERIEDADE, CAPACIDADE, COMPETÊNCIA, AMOR À CAMISA VERDE-AMARELA?

Não vou tecer comentários ao quanto $$$$$$$$$$$ a COMITIVA da presidAnta gastou para ir assistir de camarote a Abertura dos Jogos. 
Cansei...

3 comentários:

  1. Eu adoro esgrima e vi essa menina,que agora descobri ser sargento, arrasando na performance.Sempre sonhei com esse esporte,infelizmente não tive a oportunidade.
    Fiquei surpresa com a qtde de militares que participaram dessa olimpiada!

    ResponderExcluir
  2. Madi, tem muitos... a Escola de Educação Física do Ex, no Forte São João - Urca, Rio - é um celeiro de atletas há muitas gerações. Muito do que vemos hoje, saiu de lá... um exemplo clássico é o volei. Agora é o judo, triatlo, decatlo. As escolas da Marinha e da Aeronáutica também fazem um mega trabalho. Ninguém sabe ou reconhece.
    Dá uma pesquisada no que a sgto Yane Marques passou para conseguir essa medalha, é uma heroína!

    ResponderExcluir
  3. A gente vê o quanto o país investe em esporte aqui no Paraná, onde o Centro Rexona de vôlei tinha um trabalho show de bola, super destaque na mídia local, etc... e hoje em dia? Alguém lembra? E o centro de ginástica olímpica que TAMBÉM era aqui? Alguém lembra? Não sei o que me dá mais raiva...

    E eu estou começando a acreditar que, se os jogos olímpicos fossem transmitidos pela Vênus Platinada, a seleçãozinha do gel teria se esforçado mais e trazido o ouro que, infelizmente, é o único que importa para os brasileiros...

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...