quinta-feira, 5 de julho de 2012

Coisas para fazer (antes de morrer).

Outro dia comprei um livrinho chamado 100 coisas para fazer (antes de morrer), típico livro de americano. Leitura light, para fazer o tempo passar enquanto se espera na antesala do aeroporto. Não esperava muito dele, além de fazer o tempo passar mais rápido, claro. Mas acabei gostando, afinal. E além do livro, comprei também a idéia. Como está no livro: "Você fará tolices, mas faça-as com entusiasmo". Minha cara, definidamente! Se tem algo que nunca me deu medo, foi de pagar mico. Só quem é feliz paga mico, king kong se preciso for.
Afinal de contas, cada coisa é única. Nada se repete e tudo é incomparável. Lembram-se do Rolling stones, pois é, pedras que rolam não criam limo. É preciso experimentar, provar, testar... nem que seja para descobrir que não gosta de alguma coisa. É preciso querer... ter vontade, curiosidade. Não me dou bem com os conformados, com quem não deseja. Tudo bem, a gente tem mais que gostar, apreciar e valorizar o que se tem e já se conquistou. Mas não dá para viver de passado, isso é para curadores de museu. Adoro lembrar fatos vividos, só que gosto mais ainda de planejar o que está ainda por vir... sonhar.
Achei complicado fazer essa lista... 100 coisas é demais, mas o próprio livro dá uma dica interessante, dividir em grupos de 10 itens, por área de interesse. Assim fica mais fácil. Ele dividiu sua listona nos seguintes temas: raízes (família, amigos, reviver algo importante da sua infância, por exemplo), explorar (literalmente deixar seu lado aventureiro falar mais alto, viagens e cia), experimentar (é a hora de deixar seu lado louco falar mais alto, tudo aquilo que tem vontade de fazer e não confessa nem p vc mesmo, rs), desafiar (momento de se colocar à prova, testar seus limites), dar (doar-se, fazer o bem, ajudar, enfim... retribuir um pouco de bom que recebeu da vida), aprender (nunca é demais e nunca é tarde para fazer aquele curso sonhado), expressar (deixar seu lado artista aparecer, dê uma chance para sua criatividade), amar (sim... isso mesmo, amar! assumir, expor, gritar ao mundo seus sentimentos mais profundos e lindos), trabalho (pensar e repensar na sua carreira, até onde que chegar ou se é hora de mudar, e a aposentadoria?), legado (o que pretende deixar para as próximas gerações). Claro que tudo isso são sugestões, cada um pode redefinir seus temas como melhor lhe convier. 
Sinceramente ainda não sei nem por onde começar, mas gostei da proposta... tem cheiro de desafio, um tipo de desafio gostoso. Estou pensando em como fazer, e para dizer a verdade, até agora não passei de alguns rascunhos, todos rejeitados. Assim que tiver algo pronto, posto aqui. Combinado? 
E, vocês? Gostaram da idéia dessa listinha?

4 comentários:

  1. Eu sou listinhas freak! Se eu começar não paro!

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo a minha... não é tão fácil quanto parece. Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Nunca pensei em fazer essa lista... eu gosto mais, assim, do inesperado, do inusitado, do improvisado... Pelo meu carater, acho que nao conseguiria seguir uma lista... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou meio assim, de seguir o fluxo, por isso mesmo fazer a lista está tão difícil. Será que o fato de (eu) ser pisciana explica isso? Mas estou tentando... até que é divertido.

      Excluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...