segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sobre as xuxices da Xuxa...

Xuxa dançando funk.
Antes de tudo, melhor avisar: 
1. Não sou fã da Xuxa, nunca fui sua baixinha nem fiel súdita da "rainha".
2. Não tenho nada contra ela pessoalmente, meu problema é com sua figura pública e com a imagem sexualizada que passa para as crianças.
3. Não tenho motivos para crer que ela tenha mentido naquela famosa entrevista do Fantástico, mas... fiquei com uma pulga atrás da orelha, e não gosto dessa sensação.
4. Não, não acho que ela tenha pacto com o diabo ou nada do tipo, rs.

Deixei o tempo passar e esperei ver como seriam as reações da platéia... a imensa maioria se emocionou (quem não se emocionaria com o tema pedofilia & abuso infantil? só os insensíveis e desalmados, claro... ou os invejosos como disse um colunista global) e uma pequena parcela teve coragem para dizer... "que droga é essa, agora?". Para variar, sou do time do contra. Continuo a marcar presença na categoria: minoria ad eternun.
Conhecem a expressão "vergonha alheia"? Bem, esse sempre foi o sentimento quando vejo (raro) um programa da Xuxa. Lembro-me um pouco dela no seu início de carreira na Manchete. Tenho uma irmã caçula e temporona, e a Xuxa assim como os Power Rangers e a Turma do Chaves fazem parte dos meus "traumas", rs. Com a diferença que os dois últimos não me causavam desconforto e vergonha, só cansaço por ver e rever mil vezes. 
Só fui aturar um pouco a figura (ou ícone televisivo, como dizem alguns) quando minha filhota nasceu.  Época em que Xuxa se "reinventou" novamente e dessa vez, com os dvds da série "Só para baixinhos", conquistou um pouco meu respeito e boa vontade. Deixei minha filha assistir e curtir esse trabalho, muito bem feito por sinal. Quanto ao programa de tv... não, continuava a censura materna, só muito de vez em quando ela via à Xuxa na telinha. Sou mãe chata e assumo. O inusitado da situação é que baby one pegou fissura pelo Abc da Xuxa... e canta até hoje quando tem suas crises de bobeira... eu olho, rio e penso: Só pode ser brincadeira, né? Faz parte das ironias da vida, rs. O pior é que mesmo ela cantando o besteirol xuxoso continua linda e fofa... morro de rir!
Hoje recebi essa matéria e achei bem interessante.
Leiam primeiro e depois continuamos...
http://blogdemirianmacedo.blogspot.com.br/2012/05/xuxa-freud-explica-marx-comemora.html?spref=fb
Sou bem mais nova que a figura, tenho 40 anos... (ela diz ter 49), então não me lembro do seu início de carreira, só de que era a namorada do Pelé. Todas minhas lembranças da Xuxa são dela quase-nua, em propagandas e capas de revistas. Não entendi muito bem como ela virou apresentadora de programa infantil - o Clube da Criança - na tv manchete em 1983... Naquela época eu tinha 12 anos e não gostei nada do que vi, imagina depois... quando cresci e fui entender um pouco mais das coisas!
Nada contra em se ter vergonha do passado.
Quem não tem seus arrependimentos?
Nada contra se enganar ou cometer erros.
Quem tem 100% de acertos no seu curriculum?
Mas negar que usou do apelo sexual para subir na vida... é perder tempo.
Não dá para recolher todas as fotos e filmes que fez antes de virar "santinha" e modelo de virtude nacional.
Do mesmo modo que negar que foi (é) responsável pela sexualização precoce e por muito do que se vê de baixaria na tv (e que passamos a achar "normal e bonitinho") através dos seus programas ditos infantis... é ridículo.
Está tudo aí para quem quiser ver - viva a web.
Mais interessante seria ela aparecer e dizer... olha, errei. Me enganei, fiz isso e aquilo e me arrependo hoje. Pronto e acabou. Agora ficar forçando a barra, bancando a eterna Peter Pan dos trópicos, é apelação grosseira. Não gosto de ser manipulada emocionalmente por ninguém, menos ainda por alguém que ganhou rios de dinheiro às custas da sua figura de fadinha erótica.
Se ela sofreu ou não abuso durante anos... como disse ter sofrido, não saberemos uma vez que ela não apontou os culpados - impedindo que estes que fossem acusados e (pelo menos moralmente) julgados, já que decorrido tanto tempo... o crime deve ter prescrito, e também para que estes tivessem direito à defesa - direito garantido pela constituição. Imagine-se agora sendo parente ou amigo próximo da família dela... passou a ser suspeito de crime sexual contra menor. Não gostaria de estar na pele do pai, irmão, primo, tio, padrinho, professor ou amigo da família de Xuxa nesse instante. Como ela não aponta nome(s) todos passam a figurar no rol de prováveis culpados desde que tenham convivido com ela no tempo que ocorreram os abusos relatados.
Se for verdade (imagino e espero que seja... há limites para a farsa, até para a Xuxa), meus sentimentos sinceros à infante Maria da Graça. Meus sentimentos e uma pergunta que não posso deixar de fazer... Não, não é o "porque só agora?" nem "porque não diz os nomes dos bandidos?".
 A questão que me aflige é... Tendo ela sofrido tantos abusos, como pode fazer uso de sua imagem pública para sexualizar justamente as crianças, alvo dos seus programas? Não faz sentido algum. Todo trabalho profissional dela só ajudou a erotizar a infância brasileira e facilitar - muito - a vida dos pedófilos.
Espero que um dia ela possa responder a essa pergunta.

(*Aos que perguntaram... baby one hoje tem 15 anos - completa dia 7 deste mês - e pouco viu a Xuxa na tv,  a baby two tem 10 anos e viu menos ainda. Assistiram sim aos dvds da coleção "só para baixinhos" e aos filmes dela... não me arrependo de censurar a rainha dos baixinhos até hoje, aqui em casa.)

2 comentários:

  1. Oiii

    Sabe o que eu acho dessa história toda da Xuxa? Eu acho que a verdade é que nunca vamos saber qual é a verdade... A mídia apresenta aquilo que da ibope e dinheiro... E nós, meros telespectadores temos que engolir tudo isso...

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. O q eu me questiono não é o "pq agora?", mas o "pq somente em rede nacional?" - só isso. Não as motivações da revelação; mas as motivações para fazer isso justamente no programa de maior audiência da emissora.

    Se era pra ninguém mais ficar calado diante disso... pq não dar continuidade pra história numa campanha dela, contra o abuso sexual infantil? Algo tipo "eu sofri, vc também pode sofrer. Não se cale"

    Mas, né, sou só eu falando.

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...