terça-feira, 19 de junho de 2012

Meus vilões preferidos...

Vilão precisa ter um sorriso perigoso. Fato 1.
Sabe que essa questão do JR ontem me fez pensar sobre meus vilões preferidos (no momento... só os vilões masculinos, ok) e o pq gosto deles e não de outros. Afinal tem vilões de todo tipo e para todos os gostos. O que tem em comum o Charlie e o JR? Além de terem sorrisos lindos (e perigosos) a la Jack Nickolson, ups mais um pro plantel: o demo sorridente de As bruxas de Eastwick. Adorooooooooo esse filme, me faz rir até hoje. Bem, todos tem um quê de Hades. Rola um pouco de complexo de Persefone comigo, já foi pior, agora até que está sob controle. Fazer o quê? Superar, talvez. Só não sei se estou a fim, kkkkkkkkkkkk. Bem, deixa o casal mitológico para depois...
Vilão tem que gostar de ser mau. Fato 2.
Voltando à questão inicial, o que eles tem em comum? Vou tentar traçar as "qualidades" dos tipinhos: são do mau, assumem que o que são, não disfarçam nem querem esconder sua verdadeira natureza. Enfim, é isso: eles não usam máscaras, não enganam sobre suas intenções, vão direto ao ponto. Admiro isso, mesmo. Fizeram sua escolha e não tentam se justificar... nada de choro sobre um passado triste, traumas infantis e blá blá blá. Pode até ser que tenha ocorrido tudo isso, mas eles não usam como desculpa para suas más ações. Não tenho paciência para vilões em crise existencial, vilão tem que ter raça, tem que ter zero consciência, e importante, nenhuma noção de culpa cristã. Eles são vilões e sentem prazer nisso, gostam e aproveitam do seu modo de ser. Vivem com o botão "tô nem aí" no modo on. São cara de pau, usam óleo de peroba sem preocupação, fazem suas maldades sem remorço: aplicam golpes, mentem, enganam, traem, destroem e pisam em quem estiver no caminho. Admiro e morro de inveja. Fiz a confissão, acho que é isso, queria ter essa capacidade.
Dá para imaginar uma história, uma boa história sem um vilão de primeira? Ele é mais do que o contraponto para o mocinho. Ele é muitas vezes o salvador do filme, ou do seriado... No caso de Dallas, ele é a alma da série texana. Convenhamos, o santinho do Bobby (seu irmão e bom moço da trama) é um chato de galocha mixado com o grilo falante, totalmente sem sal ou pimenta! O Boooooooooooooooobby me dá vontade de vomitar. Confiem em mim... assistam Dallas e me digam depois se alguma coisa ali faria sentido sem o maligno JR. É como no Two and half men e o Charlie... o badboy é a coluna que sustenta tudo. Ou Hades em Percy Jackson... com toda aquela pegada rock in roll sombria. Resumindo, sem querer fazer polêmica religiosa: que graça teria Deus sem o Anjo caído? O primeiro precisa do outro para existir e/ou justificar sua necessidade. Os demônios garantem o pão de cada dia de muitas igrejas por aí. Combater o mal gera emprego faz tempo e dá certo ibope entre os crentes, uma das novas vertentes dessa pregação é o enjoativo politicamente correto. Tem algo mais boring? Não. Vai dizer que o Bobby - especialmente nessa nova versão de Dallas - é ou não o novo guru verde da praça? Claro que para dar um toque a mais de martirização, o bom velhinho está doente, gerando empatia e dó nos telespectadores... argh! Quem não gostar dele vai direto e reto pra terceira porta do inferno de Dante, garantido.
O fato é que na vida real sou do time do  bons princípios do Bobby, sou e não gosto disso - só constatando. Queria ser má, tem horas que seria bem útil. Só que não dá para bancar o tubarão sendo um peixinho dourado. Quem nasceu para nadar num aquário não deve se meter em mares abertos. Não se não tiver desenvolvido algum tipo de proteção como dentes afiados, veneno ou uma capacidade de se camuflar ou fugir velozmente. Nunca vi um peixinho ornamental com tais atributos. Isso me fez lembrar das sereias... agora que esse post virar uma salada mista! Sereias... viraram mocinhas depois de um remake dos estúdios disney, que douraram ainda mais a história já soft&light de Hans Cristian Anderson. Conhecem a antiga história deste conto de fadas? Está mais para terror, fracasso e desespero. Mas deixa isso para depois, esse post é deles, os meus vilões.
Vilão tem que ser rebelde, pouco importa a causa. Fato 3.
Dizem que os malvados tem esse efeito, adoramos odiar eles, ficamos indignados, hipnotizados e... como alguns fazem questão de alardear, a diferença entre nós e eles é que eles tem coragem de fazer o que só temos vontade. Verdade? Vilões mexem com nosso lado obscuro, o lado negro da força, rs... the dark side! São a sombra da nossa personalidade... o que não gostamos de mostrar para ninguém. E quem melhor para personificar essa figura do que o próprio senhor dos mortos, o lorde das sombras e deus do submundo... Hades? Hummm, um pouquinho de mitologia grega, please. Daqui a pouco, prometo!
Era um vez, há muito tempo atrás... três irmãos que tiveram um certo probleminha com o papis, o titanico Cronnos. Acertaram as contas, destronaram o papai do poder e dividiram o espólio entre si. O mais forte ficou com as posses terrenas, o segundo foi cuidar dos sete mares e ao caçula restou o underground. Infelizmente não existiam tribunais na época para que Hades protestasse contra a divisão da herança, acabou cuidando dos esgotos mesmo. Não dá para culpar se ele de tempos em tempos tenta alterar o trato e conseguir uma morada com uma vista melhor. 
Um bom vilão faz a gente torcer por ele. Fato 4.
Falando em esgotos... eis meu último vilão amado, novo amor descoberto esse ano: Tyrion Lannister, o mais nobre encanador de Kindsland. Sim, o leãozinho querido é um vilão, um adorável vilão mas... um vilão. Provas? Bem, fora o sangue ruim Lannister (que por si só garante 100% de vilania pura), o pequeno só parece ser do bem pq detesta sua família, só que tudo o que faz é para proteger o clã e garantir sua vitória. O Ty é de longe o melhor personagem da série e o mais hábil jogador da guerra dos tronos. Sei como estão se sentindo... também torço mucho, muchíssimo, até gostaria de ver ele tendo um happy end. Só que isso significaria a permanência dos Lannister no poder. Bad feelings... também vibro com a possibilidade dele se regenerar e viver feliz para sempre com a pombinha songamonga da  Sansa. Só que acho difícil... o autor jamais correria o risco de ser bobo e previsível assim. Pelo menos temos a sorte (suspiros) de vê-lo sobreviver por um bom tempo, baseado na velha lei de que coisa ruim não morre cedo. Com disse pra filhota one, que surta a cada derramamento de sangue dos seus heróis na série, o nome da brincadeira é... Quem é o próximo a morrer? Os bonzinhos na linha de frente, por favor... um passinho a mais. Moral: mocinhos são dispensáveis (e facilmente substituíveis), um bom vilão, não! 
De volta ao Hades e seu reino escuro e fedido... tem quem diga que o lugar cheira à enxofre e outras coisitas más. Será? Não me recordo, kkkkkk. Hades tem "a" pegada, é o cafa master do Olimpo. Charlie Harper, JR Ewing, Ty (sou intima, chamo de Ty) Lannister são aprendizes del dios, reflexos do seu poderoso arquétipo. Até mesmo o nosso conhecido Lúcifer teve sua imagem e lar moldados à sua semelhança, um plágio descarado da ICAR. 
Falta de imaginação, sô! 
Well... or hell?


Hades, o master vilão, esse tem A pegada. Fato 5.
Alguém aqui leu os livros da série Percy Jackson? Uma boa pedida para quem quiser ter uma idéia geral (e moderna) dos mitos greco-romanos. Imagina só se euz não ia ler? É ruim, ein? Ainda mais com uma filhota que também é fissurada no assunto, a ponto de virar mediadora da Casa de Athena num site sobre a saga dos meio-sangue. Recomendo muito... legaus pra caramba. Tanto nos livros quanto no filme (não é tão bom, nunca é) o deus foi super bem apresentado, sem maiores preconceitos. O autor conseguiu fazer um vilão que mistura todo nosso senso comum do que é ou um dia foi considerado "do mau" sem perder o perfil clássico-histórico e ao mesmo tempo dar uma roupagem moderna ao personagem. A relação dele com a esposa Perséfone então... bem retratada, com um toque comédia que deixou tudo mais leve.
Dá uma olhada na figura: arrogante, prepotente, estiloso, descabelado na medida certa, um jeito rock star, safado, ar de quem já viu e viveu poucas e boas, experiente, dono de si, o "maioral", todo poderoso -----> definitivamente sedutor. Sex appeal de cabo à rabo. (Falando nisso, acharam que está fazendo falta nele o rabo e os cornos? Não está não... estes pertecem a outro deus, o cornífero deus do vinho Dionísio ou Baco, ou Pã).  Sei não... aposto que ele usa um perfume com toque de musk e narcisos, envolvente. Já ouviram falar do Rapto de Perséfone? Só para situar, a adolescente deusa da primavera é sobrinha do próprio. Filha de seu irmão Zeus (santa fertilidade! ou infidelidade?) e a deusa Deméter. Homero conta que a jovem estava linda e saltitante brincando nos domínios da mamis quando é atraída por um perfume raro (ahá... disse que ele era cheiroso!) e se debruça sobre um penhasco na busca de um botão que ali floria. Nesse momento a terra se abre e ela cai no submundo direto nos braços do cramulhão tio sukita. A menina grita e ora pela ajuda do pai, mas não sabe que este já tinha feito um acordo prévio com o irmão (pais...  negociando filhas desde o início dos tempos) e por isso não se mete no causo. A mãe (vivas! sempre nós) move céus e terras numa busca desenfreada pela filha raptada.  Num gesto de desespero declara que nenhuma semente brotará enquanto não tiver sua pequena de volta. A chantagem dá resultado e diante da confusão formada Zeus é forçado a contragosto a enviar Hermes (o leva e traz divino) para uma renegociação com Hades. Problemas de família se resolvem em família... principalmente entre as poderosas.
Detalhe da pegada de Hades - O rapto de Perséfone.
Esse negócio de lavar roupa suja em público é coisa de pobre mortal. Hades, que não estava a fim de perder a novinha... apronta, é claro. Acaba seduzindo a falsa boa menina (santinha do pau oco) e a convence a "comer" uma romã com ele antes de partir. Pausa para imaginar como essa romã deve ter sido boa, já que no acordo de retorno estava previsto que a corada primavera não deveria provar, comer ou beber nada no reino do titio. A mãe recebe exultante a pimpolha até que percebe que tem golpe no ar... acaba por descobrir que a menina já era, e tinha em mãos um deusa formada, rs. Novo pandemônio em família, novas reuniões (imagina a confusão!) e por fim Perséfone torna-se a Rainha do submundo, dividindo-se entre suas obrigações profissionais ao lado da mamis (dois terços do ano volta para a casa materna e, ao lado desta faz o mundo gerar e florir) e maritais ao lado do esposo (um terço do ano - representado pelo inverno). Nada mal para uma deusa adolescente, não? Acho que já disse por aí que boas moças não existem, não é? Perséfone é a típica filhinha da mamãe, que se faz de inocente... mas que apronta horrores longe dos seus olhos. Faz cara de ingênua mas... se diverte brincando com o que não deve, especialmente com fogo. Que adolescente não teve uma paixonite por um rebelde, de preferência um que fosse desaprovado pelos pais?
Acho que entendi minha queda (monumental) pelos vilões.
São ecos da minha juventude... ups.

8 comentários:

  1. Adorei o post! Eu tb sou muito fã do J.R. (é meu lado malvadinha se manifestando, hehehe), ainda não assisti a essa nova versão de Dallas, mas já está na minha listinha! E acho que, no fundo, toda mulher tem um pouquinho de Perséfone, não é? ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. O seriado começou ontem, bombástico... a nova Dallas promete.
    Concordo, todas temos um pouco de Perséfone, em maior ou menor grau, mas temos, rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu quase sempre torço pelo vilao! Os Lannisters sao otimos! Ainda mais o anao (que eu nao lembro o nome, mas que se morrer eu paro de ver a serie)

    mas meu vilão preferido eh sem duvida o Dracula de Bram Stoker... Ai, ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é O dracula, rs.
      O nome do anão é Ty - para os íntimos. Ele desaparece no livro quatro, estou louca esperando lançar o cinco na terra brasilis, só para ver o que foi feito dele, rs. Como ele é vilãozinho... acho que não morre tão cedo, espero!

      Excluir
  4. Filme sem vilão não tem graça - vide Crepúsculo. Lá não tem vilão. Nunca.

    Meu vilão da Disney preferido é... ADEVENHA? Hades! Ele é sarcástico, irônico, sem vergonha, politicamente incorreto e MARAVILHOSO! Só assisti Hércules por conta dele - e, sim, torci pelo Hades, hahahahahahaha.

    "Que adolescente não teve uma paixonite por um rebelde, de preferência um que fosse desaprovado pelos pais?" - falou tudo, assino embaixo.

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naum acredito!!! Imagina se não é o meu tbm, rs. Rola de ter até 2 musiquinhas do filme no ipod. Com o :)Rick Martin cantando em espanhol, senão não tem graça, rs.Sem falar que a Megara é a minha "princesa" disney preferida, de princess ela não tem nada, kkkkkkkk.

      Excluir
  5. Adorei o post, sinceramente, muito divertido.
    E concordo, só adicionaria uma coisa... adoro vilões engraçados, sou chegada em um humor negro =P
    Vilões dotados de humor são um prato cheio hahahahah

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...