quinta-feira, 12 de abril de 2012

SLOW BLOG

Já ouviram falar do movimento slow blog?
Escrever com prazer e verdade, sem pressa.  Slow blog...

Conheci  no blog da Luz da Luma (http://luzdeluma.blogspot.com.br/2008/12/slow-blog.html) e me identifiquei completamente. Acho que a idéia de blogar como forma de meditar, expor idéias e sentimentos, trocar experiências está em sintonia com o que faço e com o que gosto de ler na blogosfera. É blogar por prazer, com verdade... compartilhando vida em movimentos suaves, sloooooooooooow blogging. O movimento visa evitar que a rede de blogs seja contaminada pelo estilo fast food: pressa, imediatismo, pauta previsível, informações superficiais para fácil digestão e rápido descarte. Não sei quanto a vocês, mas disso já estou saturada e por isso mesmo aprecio tanto e incentivo os blogs pessoais. 
Não blogamos por dinheiro. Slow blog....
O autor dos princípios do movimento, Todd Sieling, sugere que não se poste por postar, compulsivamente. Ao contrário, que o ato de postar seja tranquilo, que o texto seja pensado e amadurecido com o tempo necessário. Nada de pressa, zero ansiedade e muita alma no que se faz. Afinal ninguém aqui é um profissional, não vivemos ou ganhamos nada para blogar - financeiramente falando. Porque sempre há um ganho quando dividimos experiências.
Fazer parte do movimento slow blog é abrir horizontes... o seu e o dos que frequentam seu espaço na teia virtual. O compromisso tem que ser com a sinceridade, com a sua verdade e sua visão pessoal a ser compartilhada. Blogar com estilo, blogar por paixão, respeitando o tempo que for necessário para seu post se formar. Cada um tem seu ritmo próprio, sua forma e assinatura pessoal que devem ser respeitadas.
Conter isso? Vou experimentar... mas acho complicado.
Sei que sou prolixa, exagerada, que muitas vezes fabrico até seis posts num único dia, mas esse é meu jeito... mas não estou buscando records ou algo do tipo. Talvez seja porque tenha vários interesses e escrever seja algo natural.  Sempre fui assim, até nos bancos escolares... escrevia demais, um fluxo sem fim.  Eu só deixo fluir e nada mais. Admiro quem sabe ser consiso, preciso... não sei fazer resumos. Raramente revejo um post, aliás... cometo o crime de escrever e postar sem sequer ler, rs. O que me obriga depois a fazer umas correções ou adendos depois de já ter publicado algo. Faz parte do meu charme, kkkkk. Apesar desse jeitinho cachoeira de digitar, gosto de pensar que estou dentro do esquema do slow blog... tudo que está aqui expressa o que sou e o que de algum modo é ou foi verdadeiro para mim. Vou tentar diminuir um pouco o ritmo (tentar... não há compromisso ou promessa aqui) e controlar a impulsividade, mas não vai ser fácil represar, conter-me... tentarei dar um tempo para que o texto amadureça antes de clicar imediatamente em "publicar". 

Será que consigo diminuir o ritmo e virar zenblogueira?

2 comentários:

  1. Eu nao quero, eu nao gosto, eu nao vou! kkkk

    Pra mim, o out and about e uma forma de expressao, minha valvula de escape, meu momento auto fofoca. Tento postar todos os dias, por que gosto da interacao, gosto de brincar de blogar.

    Nao vou conseguir ( nem vou tentar) reduzir o meu ritmo. Acho que cachoeira e pra jorrar!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... como conter cachoeiras? Não estou disposta a construir diques ou barragens, não faz sentido. Mas achei legal a idéia de só blogar o que realmente sentimos, refletir um pouco... dessa parte gostei.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...