sexta-feira, 13 de abril de 2012

Beligerante, biscoito e beijo.

Cor de beringela nas paredes... não fica lindo?
Faz tempo que não faço nem como lasanha de beringela. É bom, fácil e gostoso. Basta trocar a massa da lasanha comum por rodelas de beringela. As crias aqui de casa comiam bem quando eram pequenas, agora que andam enjoadas, talvez por isso a pobre tenha saído do cardápio. De nada adianta fazer a lasanha se agora elas decretaram que não gostam de beringela... Filhos são mestres nisso, boicotar comidas. Mas tenho paciência, um dia elas voltam a gostar... é só dar um tempo.
Sempre tive uma queda por berinjela, adoro a cor dela. Existe legume fashion? Se houvesse seria a própria.  Sua cor tem personalidade, é intensa e quente... adoro! Sem falar da vontade de rir toda vez me lembro de uma historinha boba, coisa de criança - com imaginação demais  que fica escutando conversa dos mais velhos - e que um dia desses ainda vai me render problemas.
Beringela fashion para quem tem personalidade.
Não sei exatamente quem nem quando, mas numa noite qualquer escutei a palavra beligerante... não entendi patavina, mas gravei porque gostei do som e da novidade. Sempre fui facinha de me apegar a palavras. Devia ter perguntado o que era, mas a menina bem educada aqui não queria interromper a conversa dos adultos. Melhor mesmo, se soubesse logo o que significava não teria motivos para rir de beringelas (e de mim) até hoje. Pois bem, sei lá porquê gravei a palavrinha nova e segui guardando e aguardando a chance de usá-la, só me faltava a oportunidade.
Algum tempo depois, aliás... muito tempo depois a tal da beringela entrou na moda nos supermercados nacionais e foi um tal de beringelar nos lares, lá em casa não foi diferente. Acompanhando minha mãe um dia nas compras eis que conheço finalmente a dona B e tcham tcham tcham-tcham... junto tudo numa salada só. Descobri o que era beligerante! Era uma beringela errante. Só ficou faltando descobrir o que era errante. Também era mestra em inventar palavras que nem sabia que já existiam. Mas isso eu resolvi na sala de aula, perguntando pra professora. Por sorte não expliquei o porquê queria saber isso ou minha fama de boa aluna - eu enganava bem o povo - ia por água abaixo.  Sou um embuste intelectual desde pequena. Como me levavam a sério? Como ainda me levam? Mistérios...
Meu cavaleiro beligerante = beringela errante, kkkkk.
Enfim, até hoje não consigo escutar ou ler onde quer que seja o termo beligerante sem sufocar uma vontadezinha de rir... e isso costuma me deixar em maus lençóis de quando em quando. Tem hora que não dá para perder a compostura e via de fato, um desses momentos é quando se usa essa palavrinha. Se a turma oliva soubesse da minha beringela errante, meu legume andante em sua reluzente armadura púrpura vagando pelo mundo... tirava ela do discurso porque qualquer dia não me aguento e solto a gargalhada há muito contida.
Chego a sentir as lágrimas do riso inundando os olhos, a vontade de liberar a risada é cada dia maior. Isso ainda vai acontecer, sei disso e provavelmente vai um king kong daqueles. Ai, ai. Sabe aquele vexame que você sabe que um dia vai pagar, então... um dia desses a minha beligerante vai sair por aí descompondo o palavratório de algum pobre coitado. E o pior é que se eu tentar explicar o porquê da crise de riso... me internam no ato. Tenho evitado prestar atenção no povo que pode vir a usar esse termo.  Quem sabe assim adio o inevitável por mais algum tempo.
Ainda sou muito nova para que me desculpem dizendo que ela é só mais uma velhinha que está ficando gagá e ri na hora errada. Também não sou rica o suficiente para que passe por uma excentrica deslocada (Pobres são doidos, ricos são excentricos - fatos da vida). O mico é certo e não vejo meio possível de me livrar bem da situação. Conto com a sorte e nada mais quando chegar o dia B.
Quanto ao biscoito e ao beijo. O que eles fazem aqui? Nada demais. São só mais duas palavrinhas com bê que gosto muito e também me fazem sorrir. 
Se distribuir biscoitinhos e beijinhos depois será que perdoam meu acesso de riso?
Hoje é dia do beijo, galerinha. Beijem muitoooooooooooooooooo!
Que tal um beijinho púrpura para comemorar o dia?

ATENÇÃO GALERA: DEVIDAMENTE ALERTADA PELA LUMA DESCOBRI  AGORA QUE BERINGELA  NÃO É COM G, DE ACORDO COM A ABL A GRAFIA CORRETA É COM J. ACHO QUE VOU JOGAR NO LIXO O DICIONÁRIO HOUAISS AQUI DE CASA, JÁ QUE NELE ESTÁ ESCRITO COM G!!!

5 comentários:

  1. Beijo com Batom Beringela (ou seria berinjela?)!!!

    Muito bom!

    O q doeu não foi sair do armário metaleiro... O q doeu foi ver q os meus NKOTB nunca foram tão bons quanto o Queen, por exemplo...

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Linda... sinto dizer mas NKOTB nunca foram bons, ainda mais comparados com Queen, Kiss, Stones e cia. (falou quem já correu atrás dos Menudos - o passado me condena).
    Papai google disse que beringela é com G mesmo. Espero que ele saiba o que faz.

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    ai eu amooooo beringela! Lasanha de beringela, pasta, salada, grelhada...
    Esse tom de roxo chamado berinjela também é um show. Tenho um casaco de neve dessa cor... Amei também a parede da primeira foto...

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Nunca comi lasanha de berinjela. Já comi recheada, como antepasto, em molhos para massas... mas sempre muito temperada com alho, pimentão, cebola, tomates... Ah, depois que crescem, os filhos passam a escolher os alimentos que querem comer.
    Você está falando sério quanto a beligerante significar berinjela errante? Vai me fazer soltar uma gargalhada! "Alvoradas à vila, que berinjelas há no açougue."
    Berinjela é com "j". Para ter certeza, consulte no site da Academia Brasileira de Letras. Coloque uma palavra e depois outra para pesquisar e compare o resultado. Alguns dicionários estrangeiros com edição portuguesa aceitam a forma com "g" e por isso a confusão.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu vivo me segurando para não rir toda vez que escuto a palavrinha... beligerante, quando criança eu cheguei a essa brilhante conclusão... beringela é beringela errante, imagina um Quixote vestido de roxo vagando pelo supermercado, kkkkk. Delírio total. Pior que beligerante não é uma palavra que gere riso, não mesmo!
    Hummm, experimenta fazer um dia, fica maravilhosa! É só trocar a massa da lasanha tradicional por fatias finas de beringela (dê uma fervida nela antes numa água com sal e bouquet garni - tomilho, louro,salsa, salsão, alho, alecrim, enfim... com as ervas que vc mais gosta), e intercale com carne moída à bolonhesa e queijo. Fica demais!
    Adoro tudo com beringela, principalmente o antepasto... quando fizer o seu acrescenta um pouco de castanha triturada (aquela que a gente coloca em cima do sorvete, sabe?), fica demais!
    Puxa, agora vc me deixou em dúvida... no Houaiss aqui de casa beringela é com G mesmo, mas fui olhar na internet e descobri que o Aurélio escreve com J, assim como a ABL.
    E agora?

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...