quinta-feira, 12 de abril de 2012

Barbie - história e cultura.


Achei! Achei! A Barbie Walkíria!!!

Quando estava grávida da baby one fui em NY com o amore mio, foi nossa primeira viagem ao exterior. Estava com 5 para 6 meses e nem sinal de barriga, que aliás foi aparecer "do nada" numa noite na big apple. Ainda bem que minha sogra tinha insistido (e praticamente empurrado para dentro da minha mala) uma calça de couro dela, pois do dia pra noite saí do manequim 40 pro 44. Usei essa calça toda viagem, rs. Bons tempos aqueles, com o real recém criado, cambio praticamente no 1 a 1. Dá para imaginar a loucura? Muitas lembranças dessa trip. Muitos micos também, rs... Claro que estar grávida da primeira filha (ainda não tínhamos a confirmação do sexo do bebê, mas eu "sabia" que era menina - 100% de certeza) tornou tudo ainda mais especial e memorável. Como nunca fui uma pessoa cor de rosa, não fiz questão nenhuma de comprar roupichas desse tipo, por isso entrei na linha bleu-blanc-rouge. Ah, minha compra preferida foi a jaqueta jeans bordada e a bota de couro marrom da Harley-Davidson baby - minha bebê era super estilosa! As avós pediram pra gente não comprar todoooooooo enxoval lá, já que ambas estavam empenhadíssimas no mesmo, e então fiz uma forcinha pra não carregar NY inteirinha... 
Bem, deixa pra contar toda história depois... o motivo deste post é comemorar - iupiiiiiii - o fato de depois de praticamente 15 anos ter encontrado "A" barbie que vi lá naquela viagem. Na época não dava para comprar, maridex ainda estava cheio de ilusões sobre o bebê ser menino... então, não joguei água fria nos sonhos dele, vai que por acaso minha intuição estivesse errada, melhor não arriscar. A tal barbie era uma Walkíria, a princesa dos vikings, lindíssima... vi na mega loja da FAO-Schwarz, que naquele tempo tinha uma mega seção só da boneca da Mattel. Prometi para mim mesma que se realmente fosse menina um dia compraria aquela barbie pra ela. Dito e feito, alguns meses depois a fofucha nasceu... minha Walquíria (já tinha escolhido esse nome faz tempo, sou fã da ópera de Wagner). 
Coleção Basics

Só que a boneca não tinha ainda sido lançada no Brasil. Algum tempo depois revirei lojas e lojas na europa e nada da danadinha... Fui encontrar ela numa lojinha na Barra da Tijuca (Rio), quando a Wal tinha uns 8 anos, mas o preço era exorbitante... mais de 250 reais na época. Claro que não comprei! Mas fiz a besteira de falar pra ela  sobre a boneca e sobre a promessa. Pronto, agora éramos duas com essa idéia fixa. Sempre que fui aos Estados Unidos procurava essa barbie, mas nada de achar. Cheguei a pensar que tinham tirado de produção e tal. Minha última esperança era a loja da FAO em NY. Noooooooossa, como contei histórias dessa loja pras meninas (a baby two já tinha nascido então), e assim quando levamos as duas em NY - fui pra lá cheia de ilusões  e elas também - achava que iria conseguir a boneca. Decepção total, o setor da barbie diminuiu (e enfeiou) e não havia nem sombra das barbies especiais, de coleção. Acho que quem ficou mais triste fui eu, mas... fazer o quê?
Barbie a la Wahrol
O tempo passou... 
Tirei isso da cabeça, até que hoje... me deu uma coceira e resolvi pesquisar na web. Fiz uma verdadeira caça à barbie - acabei descobrindo um monte de coisas legais - até chegar ao maravilhoso site Barbie Collector ( http://www.barbiecollector.com/ ) onde achei a belezura! Imagina o escândalo que fiz, kkkkkkkkkk. A boneca existe e está a venda por menos de 20 doletas!!!! BE HAPPY!!! Passei um bom tempo namorando as bonecas do site... umas mais lindas que as outras, algumas nem sabia que existiam (não sou expert em barbie). Apaixonei e acabei continuando a pesquisar até que achei esse vídeo (só 3 minutinhos) que conta um pouco da inventora da Barbie, muito interessante. Sabiam que além da boneca ela criou também próteses mamárias para mulheres que fizeram mastectomia, que serviram de idéia base para as próteses de silicone atuais? Fora de série essa mulher! Assistam que vale a pena, principalmente pelo depoimento do marido dela - o dono da Mattel - que deixa transparecer todo amor e orgulho que sentia pela esposa.


6 comentários:

  1. Que pessoa linda a Ruth!!!! Amei a história! Até esqueci da Barbie!! rsrsrs

    Em tempo, parabéns pela nova aquisição, Gê!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Você é louca por Barbie!!
    Você conseguiu comprar a Walkíria?
    Por isso digo que são poucas as mulheres que conhecem e valorizam as conquistas do passado de outras mulheres. Tantas lutas, tantos sofrimentos...
    Rute merece que seja destacado um dia em sua homenagem, se é que já não tem!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Eu nao gostava da Barbie, ela era tudo o que eu nao era... Tirando ser alta... hahahhaa..... E era tudo cor de rosa! Blergh... Quem compra uma casa cor de rosa, um carro cor de rosa, uma cama cor de rosa? Eu DETESTAVA a Barbie!

    Tanto que a unica Barbie que a minha mae me deu tinha roupa verde... ela disse que demorou pra achar... hahahaha

    Mas olha, linda sua Barbie "elfa"! =)

    ResponderExcluir
  4. Luana e Luma...

    Tbm não era "chegada" numa Barbie, afinal no meu tempo só tinha Susie (lembram?), eu ganhava uma no dia das crianças e outra no me aniversário. Quando chegaram as Barbies já tinha parado de brincar de boneca, rs... e mesmo assim não gostei muito da "invasora".
    Também tinha implicancia com aquele mundo pink... rosa nunca foi cor ou estilo. Acabei por me render à mattel bem depois... quando nasceram minhas filhas. O pessoal feminista reclamava tanto da boneca, que ela era isso e aquilo, mas o que via era justamente o contrário: a boneca tinha mil versões, cores, estilos e mostrava às meninas que elas podiam ser o que qualquer coisa e ter qualquer profissão. Aqui em casa temos hoje um verdadeira coleção de barbies, incluindo uma mega casa (rosa... não tem de outra cor, aff). Acabei gostando e admirando a boneca. Lembro da primeira barbie negra (anos 80) que minha irmã caçula ganhou, era lindaaaaaaaaaaaaah e nunca tinha visto uma Susie ou similar negra no Brasil.
    Vcs vão rir... mas hoje ainda vai sair um post só com fotos de Barbies que selecionei ontem no site Barbie Collector, as minhas preferidas!
    Não era, mas acabei virando fã da Barbie depois de conhecer a história da Ruth, sua criadora.
    Ainda não comprei a Walkíria, estou vendo se eles entregam aqui. Mas pretendo comprar para dar finalmente de presente pra minha filhota.

    ResponderExcluir
  5. Legal Geiza!! Você não foi influenciada pelos comentários vazios das feministas - Elas deviam perder tempo e se preocupar com meninas que são usadas por pedófilos ou levadas para a prostituição, ao invés de zombar de um sonho infantil. Qual menina não quer crescer e poder usar roupas bonitas, maquiagens, etc.. Se não pode fazer ainda, faz na boneca!! Todas as minhas bonecas ficavam com cara manchada de tanto maquiar.
    Agora a tarde, fui olhar os comentários e um seu estava no spam. Não sei qual o motivo, porque não tinha link, nada... enfim, está publicado e já vou adicionar o seu nome na lista do BookCrossing Blogueiro.
    Vou ler as outras postagens.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luma... pode contar comigo pro bookcrossing.
      Engraçado isso some o feminismo, me considero feminista, mas não me identifico nada com as feministas radicais anti-femininas, que ficam perdendo tempo nessa caça às bruxas idiota (ex: lembra da propaganda da G Bundchen para hope que deu a maior polêmica?), acho que o foco não é esse.
      Feminista sim, feminina sempre, afinal sou e gosto de ser mulher.

      Excluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...