sábado, 28 de abril de 2012

Assaltos - reais ou não.

Estou usando o vaiomeu... reinstalando programas, baixando o Dropbox... e tentando segurar a onda de nojo que estou sentindo. É estranho mas a única comparação que me vem à cabeça é roubo. Estou me sentindo assaltada, e dessa vez levaram algo que realmente valorizo. Mais importante do que as fotos de família é - óbvio - minha família propriamente dita. Como todos estão bem, ufa... resta o amargo gosto do assalto. Sei que não posso culpar ninguém, além d'euz mesma... mas, estou com uma certa raivinha contida do laptop. Quem disse que sou racional? Nunca afirmei nada nem perto disso.
Babies em Brasília - 2001

Muitos anos atrás... fui assaltada de verdade, vou contar pra vcs entenderem melhor... 
Trabalhava em BsB, recém-formada, recém-casada, be happy total. Mas tinha que dar uma mongada, claro. Naquele tempo, no órgão onde estava não havia opção, o pagamento era obrigatoriamente feito pela Caixa. Mas minha conta (desde os tempos de universitária) era no Real. Como não gostava do primeiro e me conheço o suficiente p saber que minha vida ia virar um descontrole só se manipulasse duas contas, eu recebia o salário e (mentecapta!) sacava na fonte... metia o dindin na bolsa, andava 20 passos e depositava tudo no Real que era ao lado. Pagar aquela taxa de transferência entre bancos? Nem morta! 
Tudo funcionava bem... até que um dia...
Dois caras super bem vestidos, um deles com terno até, ladrão brasiliense é chique no úrtimu... me pegaram na saída da Caixa, bem no meio do caminho do Real. Um me abraçou de lado e encostava algo que parecia ser uma arma abaixo das minhas costelas. O outro, mais velho, com cara de senhor respeitável, ficou na minha frente, conversando na maior calma, explicando o que deveria fazer, como deveria agir, blá blá blá. Minha cabeça estava a mil, ali no meio da rua, colegas minhas passando (todo mundo indo pegar o pagamento, era um sexta, hora do almoço), cheio de gente... eu não via a arma e ainda fiquei especulando "será que é de verdade?" - "será que é de brinquedo?" - "se eu gritar-reagir será que ele atira mesmo?" - "se atirar será que pega algum órgão vital?" - enfim... a gente pira nesse momento. Pior, estava literalmente na frente do meu carro, estacionado logo ali! Claro que a chave do carro estava dentro da bolsa que levariam... A chave do carro, da casa, minha carteira de trabalho, todos os documentos, perfume channel 5 (euz tenho probleminha com perfum... probleminha não, sejamos sinceras: é mania, tara mesmo!), e o mais importante (pelo menos o que me doeu mais) a bolsa em si. Era uma bolsa saco Victor Hugo, a minha primeira VH, tinha me dado de presente no meu aniversário (e ainda estava pagando em 6 prestações). Na colina da UnB (faculdade de direito), era quase uniforme escolar, todo mundo tinha uma VH, menos euz... então assim que deu, depois de formada comprei aquele objeto de status-ícone de desejo-sonho dourado - passaporte do clubinho - confirmação de que "tinha chegado lá".... Tá, sei hoje parece ridículo, mas  foi uma conquista pessoal, foi super importante  na época... me sentia o máximo por ter finalmente comprado a dita.
Bobagens, quanta tolice...
Era exatamente igual a essa, com a carteira combinando.
Voltando ao episódio, segui todas as instruções (e me odiei por não ter reagido, meu instinto me mandava reagir... até hoje tenho dúvidas se aquela arma era real) e vi eles levando embora minha VH com todo meu dindin. Nunca me senti tão impotente, frágil e absurdamente desnorteada na vida. Sei que eram só coisas materiais, e tudo o mais... mas não reagir (era o lógico e recomendado a ser feito) me destruiu por dentro.  Como não podia pegar meu carro (sem chaves - estavam na bolsa), voltei andando e chorando pelo meio da rua (W3 norte) até o trabalho. Sorte que minha secretária estava lá ainda... ela que ligou pro banco p cancelar cartões, cheques, ligou pro maridão vir trazer as chaves reservas do carro, et cetera. 
Claro que fiz todos os procedimentos de praxe, BO na polícia, depois ainda fiquei horas na polícia tecnica olhando fotos de meliantes e sim, acabei por reconhecer os dois bandidos. Sabecomoé, recém-formada, a gente ainda acredita que o sistema funciona, que a justiça existe... assim como coelhinhos da páscoa e santa klaus.
Sábado e domingo se arrastaram, trocamos todas as chaves de casa por segurança (tinha um envelope de carta na bolsa com meu endereço completo no rementente)... família sendo informada do draminha, minha tia Venina (beijocas) até me mandou um dinheirinho de presente pra dar uma força. 
Segunda volto ao trabalho e eis a surpresa no fim do dia... os cafajestes, cretinos, bastardos tiveram a ousadia de enviar pro meu escritório num envelope pardo tudo que eles não quiseram da bolsa. Estava tudo ali... documentos e até o cartão de crédito (já devidamente cancelado). Deveria me sentir grata? Não, não e não!!! Me recuso a sentir qualquer tipo de gratidão por bandido. Na verdade me senti ainda mais ferida e insultada. Era como se eles estivessem só reafirmando... sei quem você é, onde trabalha, onde mora... fica quieta e feliz por estar viva. 
Cheguei em casa e joguei aquele envelope - com todos meus documentos e cia - na área de serviço e ali ficou por umas duas semanas tamanha a raiva que sentia. Toda vez que olhava aquilo chorava de ódio. Ficava pensando se eles tinham jogado a bolsa no lixo ou se teriam dado ela (com o perfume) de presente pra alguma put@. Revoltz total. 
Depois passou, foi passando... me acalmei, não dava pra andar por aí sem identificação, e realmente tirar uma segunda via de tudo seria desgastante. 
Drama superado, a vida seguiu. Nunca mais fui assaltada, valeu anjo da guarda!
Mas é mais ou menos assim que estou me sentindo agora... assaltada novamente, impotente mais uma vez. E agora levaram algo realmente importante... algo que dinheiro nenhum pode repor. Fotos da minha família. Minhas memórias afetivas gravadas em pictures. Tem momentos que tenho ganas de pegar esse computador e jogar ele na parede! 

Notinha:
Passei no orkut ontem, má notícia... tinha deletado praticamente todos os álbuns de lá quando parei de usar essa rede social. Mas tem algumas fotos nos da baby one & two.
No face tem bastante fotos de 2011, praticamente foi o que restou. Ainda bem que sou "exibida" (tem quem ache) e meus álbuns estão sempre atualizados. Sorte.
Vontade de socar alguém ----------------------> eu!

4 comentários:

  1. Ai menina, ainda bem que voce nao reagiu, ja pensou? podia ter deixado esse mundo cedo demais!! Eh possivel que eles nao tivessem arma, mas sua vida nao vale o risco!!

    E sim, da MUUUUUUUITA raiva

    Nos dois casos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, sei que fiz o que devia, não reagir... mas a raiva é realmente grande!

      Excluir
  2. vc ja tentou com algum outro tecnico para recuperara os arquivos???? as vezes um outro profissional conseguiria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,meu marido agora vai tentar descobrir outro técnico - ver se tem alguém mais apto por aqui. Ainda não desistimos.

      Excluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...