terça-feira, 20 de março de 2012

Sobre Livramento e Rivera...

Quesos de los hermanitos del Uruguay
Queijo: queso em castellano (español), käse em alemão... todos com o berço comum, o caseus latim. Em francês é fromage e em italiano, formaggio, referência ao também latino formaceus... ou seja aquele que é feito em forma.


Sobre queijos só posso dizer que sou apaixonada, culpa talvez do sangue mineiro que corre nas veias. Meu preferido de loooooooooooooonge... é o queijo da serra (curado) que vende lá em Campo Belo (feudo da mamily), 'ocês não tem idéia de como é bom... principalmente frito na chapa com um pão de sal. Adoro! 
O parrillero deve ser frito com bastante adobo (tempero uruguaio)
Aqui no sulzão maravilha o que alegra minhas papilas é a proximidade com a fronteira uruguaia. Livramento (e Rivera) ficam a pouco mais de 2 horas de viagem e é lá que abasteço a despensa com queijos divinos. Salve a colonia suíça que deixou marca de sabor e qualidade por aquelas bandas. Dos queijos mais simples (como o mussarela de todo dia) até os mais sofisticados... los hermanitos dão show. Nossos preferidos são o danbo e o  parrillero. Hummmmmmm! Quando acaba o estoque do congelador aqui em casa as crianças chiam (e eu também), e assim que dá corremos pra repor o que falta. Convenhamos... nossa mussarela anda com gosto de maisena pura, terrível. Sem falar dos presuntos, salames e cia... podendo só comemos os made in Conaprole (marca uruguaia da boa). 
Onde comprar? Fácil, nas ruas paralelas à Sarandi tem várias lojinhas especializadas. Eu costumo comprar numa perpendicular (Paysandú), onde também fica a padaria Riva, paradinha imperdível. Se estiver com pressa vou direto no supermercado Tata (abre aos domingos) no fim da própria Sarandi... e além dos queijos e presuntos compro pizza a la pala da Rodelu, outra tentação. O lema da Rodelu é "sabemos de pizza" e sabem mesmo, nos dois sentidos: saber de conhecer (português) e saber de ter sabor (español). Bem, estoques refeitos aproveitamos também para comprar azeite (1 litro por 7 doletas), alcaparras, vinhos,  pisco sour, piña cola e outras bobagens necessárias à boa mesa. 
Boa demais!!!
Aproveitamos a ida ao super para comprar ovos de páscoa. Na real... o mesmo ovo (importado made in Brasil) que aqui custa 42 reais estava a 19 lá. Que raiva!!! Enfim, garantimos a festa das crianças e nos indignamos (como sempre) com o absurdo dos preços e impostos do país tropical e abençoado por Deus.
Resisti bravamente e não comprei kitkats (ia comer se tivesse essa tentação em casa, me conheço) e também sobrevivi à vontade de me sentar no Las leñas e apreciar um entrecôt a la casa. Boa menina, boa menina... ainda vou pro céu (espero, rs). 
A novidade foi que dessa vez almoçamos no Solar Dom Pedro (acho que é esse o nome), um restaurante ao lado da receita federal brasileira, muito bom... ambiente agradável, buffet variado e saboroso. Comi pela primeira vez um bagre. Pois é... um bagre! Sabe que é bom? Gostei, carne branca e firme, me lembrou o jacaré que comi  quando criança lá no Mato Grosso (beijos tia Mira e tio Julinho, saudades!). No jantar... pizza a metro (aproveitei para tomar a fanta laranja) numa botega da Sarandi sempre na boa companhia de amigos. Tem coisa melhor? Não, não tem. Agora chega de falar de comida, que não estou podendo com isso.
Sobre as compritchas... pouca coisa. O meu ipod shuffle  tão esperado que só fui encontrar na Siñeriz (detesto essa loja, péssimo atendimento, chatoooooo pra dedéu... faço tudo para não entrar lá, mas depois de percorrer toda Sarandi e arredores, tive que me render:  ipod em falta geral em Rivera, só tinha nela), passeio pela Neutral (achamos um tênis dadoooo - 20 doletas - pra baby 2), baton e rímel novo da Revlon, perfume pro amore mio, ketchup da Heinz e outras besteirinhas. Ia comprar o Daisy para mim... mas ele sumiu, desapareceu das lojas, fica para outra oportunidade. Paradinha na Americas para surtar com os óculos, preços ótimos... quase fiz bobagem mas me contive. E por último... checagem da Tiendas Montevideo (cheia de pijamas lindos... mas deixei pra próxima) e na India, minha perdição, não dei conta... estava com uma promo de 3 X 2, pague 2 e leve 3. Saí com 3 casacos para o inverno que vem aí... cada um por 199 reais, no fim os 3 saíram por menos de 400 reais. Valeu mesmo!!! Compramos também uma blusa preta de manga longa e um casaco de lã xadrez bem rústico (estilo vaqueiro do meio oeste) pro maridex. E foi só. 



4 comentários:

  1. Em Flemish eh Kaas...

    nao resisti.. risos..

    adoooooooooooooooro queijos!

    ResponderExcluir
  2. e aonde eu compro o tempero ADOBO?

    ResponderExcluir
  3. Basicamente em todo Uruguai e Argentina. No sul do brasil, em qq supermercado tem. No resto do país é complicado...

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...