quinta-feira, 1 de março de 2012

Rio: lado A e B.

Tudo tem seu lado bom e ruim, inclusive o Rio de Janeiro. Segue listinha personalíissima do que considero legaus (lado A) e nada legaus (lado B) da cidade. 
Cariocada amiga faz favor de não se irritar, cadê o BOM humor? 
O que me incomoda mesmo é que a cidade tem tudo pra ser o must, mas não é. Já culpei os políticos comediantes locais... mas que elege esses fdp é o povo carioca, da gema. Pensa bem: de Brizola a Garotinho, passando por César Maia, Cabral e Crivela. Tem salvação? Não!!! Dells nos proteja na Copa e nas Olimpíadas - L'ameeeeeeeeeem.

Rio: B side

Hell de Janeiro é o nome dado à maior favela com praia do Brasil. A cidade é conhecida principalmente pelo Pão de Açúcar (único morro da região onde ainda não há residências), pelo Cristo Redentor e pelas praias impróprias para o banho. Ou como a cidade da cocaína e da carnificina. É completamente dominada pelo tráfico de drogas e por atos da barbárie desorganizada (que alguns insistem em chamar de crime organizado). O Rio de Janeiro também é palco de diversas produções cinematográficas, ou melhor, os 'Favela-Movies' e as 'Favela-Séries' onde as paisagens, fotografia e a ambientação desta cidade são perfeitas.
O clima é de medo e terror, e as temperaturas são amenas. A temperatura média é de 50°C no inverno e 78°C no verão. As chuvas no Rio de Janeiro são esparsas e de calibre variado, variando de "hoje vai ter tsunami" a "sai de baixo que o barraco vem aí". Desde o descobrimento a cidade é comandada pelo bom e velho CV - comando vermelho - que por ser muito tímido, faz uso de alguns laranjas eleitos (cof cof) demo-craticamente, pois não gosta de aparecer. Seu poderio só é abalado pelos perversos Marinho, gang com poderes paranormais que controla o que a cidade  pensa, sente e goxxxxta. Ser parte da família Globo é sonho de 9 entre 10 cariocas. A flora e fauna da city da beleza e do caos são exuberantes, destacando-se os seguintes animais - todos nativos da mata atlântica: peruas, veados, travecos, galinhas, vacas, fêmeas-fruta, macacos, micos, mais veados, mauricinhos & patricinhas, pitbulls, funkeiros, flamenguistas (pertenço a essa espécie), baleias, ratos, baratas, e o rei de todos: o mosquito da dengue.

Pérolas sobre a cidade dita maravilhosa:

"Em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel. "
Renato Russo,  sobre Rio de Janeiro

"Se no Canadá também alaga, por que aqui não pode alagar também ? "
Sérgio Cabral sobre inundações no RJ

"É uma cidade perfeita para mim! "
Mosquito da Dengue, sobre o Rio de Janeiro 

"Terrorists Win! "
Counter Strike sobre guerra no Rio

"O Rio de Janeiro é lindo, o que atrapalha são os cariocas."
Gaúchos e paulistas sobre o Rio.

"Gaiperrrrinha, Samba, Moolata, Booooooooooonda!! "
Turista gringo sobre atrações turísticas do Rio de Janeiro


Rio: A side


Como disse antes... tudo tem seu lado bom, até o Rio. 
O que eu vejo lá que me impede de sair chorando gritando toda vez que acontece (e acontece!) algo de ruim: tipo ler os jornais ou  botar os pés na rua. A sorte da cidade é que apesar de mané assumida, gosto de viver perigosamente, ou seja sou quase uma suicída. Adoooooooooooooro:  a muvuca do Saara,  o mercadão de madureira, o centro antigo, andar a pé por copa-ipanema-leblão, e a minha urca amada... saudades now. 
Já falei que minhas babies nasceram lá? Pois bem, além delas, também estreiaram na city: Chiquinha Gonzaga, Cazuza, Marisa Monte, Zicooooooo, Cartola, Noel Rosa, Lulu Santos, Pixinguinha, Fernanda Abreu, Tom Jobim, Nara e Danuza Leão, dentre outros mil. Filhotas estão bem acompanhadas, não?
Carioca sabe ser feliz, apesar de todas as tragédias (previstas, esperadas e até marcadas no calendário, ano pós ano), é solidário, vira amigo de infância em dois segundos, tem uma ginga fora de série. Carioca quando quer é o maior boa praça da paróquia. Quando quer.... 
Gosto também da moda relax made in Rio, apesar de não me conformar com ver the people indo de chinelo & canga no shooping, espalhando sal e areia pra todo lado. Griffes cariocas que amo: Adriana Barra, Isabela Capeto, Farm, Animale, Espaço Fashion, Ecletic, Folic and cia ilimitada. Os biquines são um caso à parte... o resto do país (e do mundo) deveria ser proibido de fabricar biquines, essa arte é típica carioca, tal qual as escolas de samba - não dá pra copiar: Cia Marítima, Blue Man e Bumbum rules. 
Sem falar dos comes e bebes, ai... sou doida pelo bacalhau do Marisqueira (copa), tudo do Manikineko, sorvete de jabuticaba da Mil Sabores, crepe? só da Chez Michou, Spoleto e o old and good Viena. Ainda tem mais, só que a Dolly entrou em ação e esqueci o nome dos outros, rs.
Outra coisa que gosto no Rio, o ar blasé do carioca... é o máximo, sabe aquela coisa do "tô nem aí" que o famoso X, Y ou Z estão na mesa ao lado, ou na fila do Zona Sul, pertinho quase grudado... carioca que é carioca mesmo, faz que nem liga. Adoro essa esnobada típica, rio de baldes. 
Enfim, tenho uma relação entre tapas e beijos com o Rio. Parabéns pelo niver, gentem!

[vontade de fazer minhas caminhadas na enseada de Botafogo, snif-snif, buá]


Para encerrar com chave de ouro essa declaração de amor ao Rio, a vista que tinha da janela da minha casa lá.... Coisa feia é inveja, sabia? Não põe olho gordo!

Meu Rio, tortinhooooooo, e o Bono, que mixava o hino nacional com o do Mengão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...