segunda-feira, 26 de março de 2012

Maia, Ceres e Demeter, ou como um professor ganha o respeito da sua aluna.

Chata, metida, sabichona!?! Che? Chi? Dove?
Oba! Voltei pra aula de italiano... e tenho que admitir, o aveCaesar conquistou meu respeito hoje. 
Explico, sou chata como aluna, daquelas que nenhum professor atura (Hermione fellings). Estilo ame-me, odeie-me mas suporte-me. No caso, apesar de adorar a língua em si... estava com o pé atrás com il maestro. Eis que... ele põe o cd para rodar e passa um ditado. Ok, coisa à toa. As palavrinhas mais difíceis eram Svizzera (Suíça - que eu fui escrever no quadro e acertei) e esercizio (que amore mio acertou e mostrou pq é 01, rs), e tinha umas tipo luglio e maggio. Aí a coleguinha boba erra maggio e eu não me aguento e corrijo (antes do professor). Disse que era chata? Menti, sou um porre mesmo! E ainda completei que maggio era maio - o mês. Coleguinha me ignorou, mas depois fez aquela cara de "capaz" quando o professor disse que euz tava certa. Rá! Bem, findo o ditado... ele resolve falar sobre maggio e vem dar aula de história, gosto disso, saber a origem das palavras. Ele diz que maggio vem de maiale (porco), que é um animal que ser reproduz muito (fértil) e que era abatido naquele mês (primavera na europa) em homenagem à deusa Maia, deusa da fertilidade e da colheita. Aí eu fiz aquela cara  de dãaaaah, como é que é? E ousei mandar essa... ei, fessor, essa não é a Demeter (mitologia grega) ou Ceres (mitologia romana)? Ele, calmamente diz que não e euzinha fiz bem em respeitar os poucos cabelos brancos  restantes da múmia. Graças aos deuses!!!
Cismada, cheguei em casa e mandei ver no santo google, e surprise... existe mesmo essa tal de Maia, que não tem nada a ver com os maias da América Central. É, professor ganhou meu respeito oggi!!! 

Alegoria de Maia.
Ficha técnica: 

Nome: Maia - deusa da fecundidade, da primavera e da energia vital, era a mais bela das sete irmãs Plêiades.
Pais: Atlas e Plêione
Também conhecida como Maia Maiestas, Fauna, Boa Dea (boa deusa) e Ops, o primeiro e o décimo dias de maio eram oferecidos à ela. Em seu nome se sacrificava uma porca grávida (tadinhazinhaaaaaaaaaa....). E sim, no calendário juliano o mês de maio (maggio, maius em latim) foi denominado em sua homenagem. Maia significa pequena mãezinha e era muito popular.
Notinha tórrida: com Zeus teve o filho Hermes, o mais belo mensageiro dos deuses.



Enfim, ela existiu - fato, era uma deusa menor do panteão, mas existiu! Ponto pro professor. Admito minha ignorância sobre essa deusa. E em meu favor posso dizer que confundi-la com a deusa maior Demeter não é tão grave assim, já que possuem tanto em comum... Só que Demeter era a própria mãe natureza (ou mãe terra), filha de Cronos e Réia , o que a faz  portanto irmã de Zeus, o que não impediu que tivessem uma filhota a doce Perséfone (que por sua vez vai ser raptada pelo tio Hades, com qual se casou depois de muita confusão familiar). Panteão greco-romano é uma zona mesmo. Tanto que cheguei a achar site dizendo que Maia equivale a Vênus - Afrodite, erro crasso.

Palavrinha do dia ----> riconciliarsi (fazer as pazes).

2 comentários:

  1. ai que chataaaaaaaaaaa!!! hahahahaha

    Menina, eu quero estrangular gente que corrige antes do professor... Quero pular no pescocinho e chacoalhar! hahahaha

    Melhor nao fazer aula de italiano com voce... hahaha

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    pior que faço sem pensar, me dá uma agonia enorme ver o ser ali de pé, no quadro sem saber o que escrever ou escrevendo errado... que quando vejo, já falei a resposta certa... kkkkkkkkkkkkkkk sei que é chato, mas não aguento aquilo, me dá desespero!
    melhor não fazer aula de italiano comigo, ou se fizer... estudar antes p não pagar recibo, kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...