segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas para Itália: Roma, Florença e Veneza. (2)

Roma em fotos




Na foto em que estou perto do foro Romano aparece ao fundo uma casa branca grande, é por ali que fica a     Basílica de São Cosme e Damião, onde tem o Presépio Napolitano... bem na via dei fori imperiali.
As melhores fotos do Colosseo são as feitas na parte de trás dele, onde estou, basta dar a volta. 
Sobre as estátuas dos irmãos gêmeos na entrada da piazza del campidoglio: são os míticos Castor e Pólux. Quem está montado na estátua equestre é o velho Marco Antônio de guerra e atrás.... tem uma estátua que  lembra Atenas, mas na verdade é a representação de Roma.
Sobre a loba... claro que a que está na rua é uma réplica, a original fica dentro do museu capitolino... do mesmo modo que todas as grandes obras de arte na Itália. (Em Florença é a mesma coisa.... o Davi que fica na rua é réplica, tem que ir no museu de l' Academia para ver o original de fábrica, rs - a diferença é gritante!).
Se quiserem ir na Termas de Caracalla, logo depois do Colosseo, peguem o bus (110) pq o caminho a pé é puxado.

Il presepe napoletano na Basílica de SS .Cosma e Damiano.



A piazza Spagna no fim da tarde e de noite é point de gente bonita, bom lugar para jantar e passear ao escurecer.  Como se fosse possível encontrar feio na Itália, eita povinho com dna di-vi-no... Nota ridícula e inútil: todo italiano é masculo, forte e elegante (independente da sua orientação sexual),  passar cantada é um tipo de esporte nacional - aprendem no berço e praticam diariamente. Prepare-se para ser despida sob os olhares deles, rs... com o marido do lado (grudado) eles até que não se atrevem, mas é só o dito se afastar 50 cm que partem para cima, kkkkkkkk. Detalhe, nós brasileiras temos o hábito de sorrir e isso é considerado interesse sexual (na europa toda) e meio que "autoriza" o outro a chegar perto, já viu a confusão, né? O melhor de ouvir cantadas em italiano é que eles podem falar o maior dos absurdos, que ainda assim a gente acha lindo pq não entende nada, rs. O pior é justamente não entender esses absurdos, kkkkkk. 
Como não dá para desligar o sorriso miss simpatia lá... vai acabar passando por uma situação dessas. Ah,  a Elizabeth Gilbert (comer rezar amar) devia estar um caco para não ser cantada em Roma, fato. Quando li no livro que os romanos tinham se tornado mais "civilizados" e não perseguiam mais as mulheres na rua... achei estranho e triste. (Já tive até que pedir ajuda aos carabineri por conta de um mais afoito). Ano passado descobri que estava tudo como dantes, o sangue de Casanova ainda impera, graças à boa Afrodite. Ir a Roma e não ser cantada é pior do que ir lá e não ver o Papa. 

Sempre tem fila para entrar na Basílica de São Pedro, ainda mais se for domingo - dia de ver o Papa na sacada. Também tem fila para entrar no museu, então o melhor é ir cedo para não se aborrecer muito e aproveitar melhor o dia.
A escadaria bramente de Michelangelo Simonetti, na saída do museu

A escadaria é uma obra de arte arquitetônica - linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...