domingo, 4 de março de 2012

Dicas para Itália: Roma, Veneza e Florença. (1)

Lembranças da minha primeira trip - 2000.
Fabi - cunhadinha e comadre - pediu dicas pra sua viagem para Itália. Vai namorar o maridinho uma semana lá. Claro, que dou dicas, lindona! O problema é que se depender das minhas sugestões vocês não vão ter tempo para nada.... vai ser um entra e sai de museu e sítio histórico, com pausa só para umas compritchas. Nada mais. Arruma um tênis velho e bem confortável, pq vai gastar as solas. Aliás, vai com zero.zero coisas na mala. Roupa para dois dias no máximo, ou não vai ter espaço para trazer tudo que quer de lá. Quem avisa amiga é. Confesso que o difícil é resumir tanta coisa. Sou apaixonada pela Itália, por mim... um mês, um ano, uma vida é pouco naquelas terras. Ah, preço pelo serviço de consultoria? Tem sim... meus famosos lápis pretos pra coleção, os que trouxe de Veneza no ano passado quebraram na mala (droga!) então preciso de outros para repor.
Vou tentar não exagerar, kkkkkkkkk.

ROMA CAPUT MUNDO
Roma, minha Roma caótica e amada... Roma. Quando sobrevoei a cidade pela primeira vez o sentimento foi tão forte que o choro começou antes mesmo do avião tocar o solo. Cheguei sozinha pronta para desbravar aquela terra sem igual. Na época havia, no centro do aeroporto, uma exposição de projetos e desenhos de Michelangelo (ou seria Da Vinci?!?). Não precisava de recepção melhor, me senti em casa imediatamente. Meu italiano é macarrônico, misto de novelas globais e um curso intensivo de alguns dias decorando um livreto do estilo "aprenda o básico do italiano em 24 horas". Apesar de tudo... não tive problema algum, pedi informações, peguei la metro (o metrô deles é feminino... la metropolitana, la metro), e parecia uma doida parando todos pelo caminho só para gastar meu italianês, rs. "Buongiorno, signori. Scusi, dove é.... " e assim ia incomodando qualquer passante... só para ouvir eles falarem a língua de Dante. Cheguei ao hotel de metro e de lá fui ao centro, desvendar a minha Roma pessoal. Passione, identificação total. A capital romana é um caos, seu trânsito é pior que o de Atenas, que já é muito pior que o nosso. Quem se importa? Eu não. 
Só no ano passado que fui aprender como funcionam os sinais de trânsito na capital. Até então era um desespero atravessar algumas ruas, em especial as com muitos cruzamentos, o que é comum na cidade. 
O sinal verde e vermelho mudam rápido e sempre tem carro cruzando, pedestre só entra ali se quiser morrer, pensava. Não é bem assim. Hoje sei - testei e funciona - que o sinal verde ou vermelho é válido tanto para carros quanto para pedestres, com o seguinte detalhe: os pedestres têm prioridade. Ou seja, se o sinal está verde, basta  um pedestre - corajoso - colocar os pés na faixa que os carros páram. Incrível, mas dá certo, existe uma razão ordenado todo aquele caos aparente.
Tentando ser objetiva, vamos às dicas:

 O que ver: 
Cada um tem seus interesses e gostos pessoais, mas visitando uma cidade pela primeira vez - qualquer cidade - o que recomendo sempre é pegar primeiro um dos city tours em ônibus. Eu usei o famoso 110 -  rota vermelha - que faz toda Roma histórica. Dê uma primeira volta completa sem descer, tenha uma noção  geral da cidade e  vá marcando o que te interessa conhecer in locu. Na segunda passada, desça e visite o que quiser. 
Não dá para conhecer Roma sem ter ido - pelo menos - em alguns pontos principais, que dividi em algumas  áreas de interesse , dá para cobrir uma ou duas em cada dia que vcs terão na cidade.

 CAMPIDOGLIO, FORO ROMANO, MONUMENTO VITTORIO EMANUELE, COLOSSEO & cia.

Esse é o coração da cidade, faça tudo de uma vez só,  mas antes escolha qual direção tomar. Do coliseu pra o monumento Vitório Emanuele ou o inverso. Tanto faz, mas... não se engane, aqui tem atração para um dia inteiro, manha, tarde e noite. Vou começar do Colisseu, vale a pena entrar e não tem jeito... pelo menos uma vez na vida, pagar o mico de tirar foto com um dos romanos vestidos a caracter que ficam ali em volta, escolha seu centurião preferido, pechinche e se divirta com o king kong. Se tivesse que escolher uma única palavra para descrever o colisseu e todas esses locais, seria impressionante. Então... deixe o queixo cair mesmo, imagine Roma em seu apogeu, relembre as aulas de história, reveja filmes e seriados de época, renda-se e maravilhe-se com tudo que está ali. Tem que (ter não tem... mas, recomendo) entrar no foro romano e no palatino, se não quiser pagar por um guia (melhor opção), carregue um livro sobre o local. Entre o coliseu e o foro tem uma pequena igreja (esqueci o nome, vou buscar e já informo), onde fica exposto todo ano o presépio napolitano original. Vale a pena passar lá antes de entrar no foro e no palatino. Saindo destes siga em direção do monumento V.E. e à piazza Campidoglio (tida como uma das mais perfeitas do mundo), é lindo, ali tem vários museus ( o capitolino - diz pra vai entrar lá, diz pra mim*... - piazza campidoglio, da imigração e até da marinha italiana ), e se vc seguir para o fundo da piazza, do lado esquerdo vai encontrar o caminho para a famosa estátua da Loba com os gêmeos Remo e Rômulo, e mais além a igrejinha de Santo Antônio (se forem tragam óleo santo de Gesú bambino para mim, porfa - detalhe: o óleo é de graça, se quiserem deixem uma contribuição para as obras de conservação, mas não se paga pelo óleo bento), que é linda... seus lustres são um espetáculo! Quase nenhum turista vai lá porque fica escondida atrás do monumento e o outro acesso, pela rua lateral ao foro romano é uma subida íngreme  com uma escadaria chata para finalizar.   
* Se forem no Museo Capitolino, procurem a pintura de São Sebastião... imperdível. Esse museu não é muito grande, mas vale a visita. Sei que depois de uma excursão ao Foro Romano e ao Capitolino a gente fica moooooooorta, mas... não desanimem. Depois de tanta história... é só ir para a Piazza Venezia e dali pegar a Via del Corso e cair nas compras. 
Ainda não consegui ir na isola Tiberina, fiquei sempre na vontade... 

 PIAZZA NAVONA, FONTANA DI TREVI, PIAZZA DI SPAGNA & cia.

Aqui o melhor roteiro é começar pela Piazza Navona, belíssima com fontes magníficas e onde fica o famoso  Palazzo Pamphili, sede da nossa embaixada brasileira. Coma um belo tartufo nas gelaterias da praça, tire muitas fotos e depois tente não se perder indo a pé para a Fontana di Trevi, rs. Não se preocupem, perder-se nessas ruelas é quase um prazer à parte... e depois de algumas perguntas (quem tem boca...) vocês chegam lá, então nada de stress. Tentem passar pela piazza del parlamento e pela piazza colonna pelo caminho. E não deixem de ir no meu recanto preferido de Roma: o Pantheon na piazza de la rotonda. Não vou ficar aqui fazendo protesto sobre o fato  Igreja Católica Apostólica Romana  ter desmontado a cúpula dele e ter refeito a  mesma  na na sede do Vaticano... é perder tempo, então faça como moi que depois de algum tempo passou a aceitar os fatos da vida e agradecer que pelo menos não destruíram nem o local nem a cúpula e que hoje é possível apreciar ela lá na Cadetral de São Pedro (a grande que fica em cima do trono do Papa). Ah, o Pantheon hoje é uma igreja católica e guarda os restos mortais dos últimos reis romanos, apesar disso ainda dá para sentir a força dos antigos deuses no ar... é um local especial. Chegando na Fontana, não se impressionem com o tamanho mínimo do local... briguem pelo seu local ao sol, joguem uma moedinha e façam o tradicional pedido para retornar à Roma. Respirem fundo, tirem mil fotos e fujam daquela muvuca o mais rápido possível. Em seguida continuem caminhando em direção da não menos famosa piazza Spagna... adoro! Se tiverem fôlego subam a famosa escadaria e cheguem à piazza de La trinitá del monte. As lojas das ruas adjacentes da piazza Spagna são as mais famosas da moda italiana, quem puder que aproveite bem a hora das compras! Ah, tem um mega Mcdonnald's ali, com restaurante e banheiros limpos.


PIAZZA SAN PIETRO, VATICANO E SEU MUSEU, CASTEL SAN ANGELO & cia.

Não dá para ir em Roma e não ver o Papa, assim diz o dito popular. A cidade do Vaticano vale a visita, seja você cristão, católico ou não. Não dá para negar sua imponência... afinal foi feita para ser a representação do poder divino na Terra. O Museu é fabuloso, imperdível, cansativo e obrigatório! Vou repetir: obrigatório. Nem pensem em não ir... faz parte. No fim dele, fica o que considero uma obra de arte... a escada da saída, projeto de Michelangelo, em forma de espirais que se cruzam (a de subida e a de descida), lembra a forma do dna humano, é fora de série. Claro que tem a capela sistina e tal, mas essa está sempe tão apinhada de gente que acaba com a paciência de qualquer cristão, literalmente! Quem conseguir apreciar a capela sem perder a calma está apto para entrar na lista para santificação.  Há muito para ver, do teto ao chão, tudo é espetacular... não tenham pressa, por favor. Nas lojinhas das pequenas ruas do vaticano vcs vão encontrar tudo quanto é tipo de lembrança e o mais importante: o presépio napolitano. É lindo, tem a versão feita num tipo de material plástico resistente às crianças. Foi a melhor compra que já fiz na Itália, tenho há anos e sempre faz o maior sucesso, as crianças ficam encantadas e os adultos sempre ficam perguntando onde comprei. Antes ou depois do museu visitem o Castel S. Angelo, muito bonito, mesmo que não entrem... vale pelas fotos do lado de fora e pela bela vista do rio Tevere. A fonte de água do lado direito das colunatas da piazza S Pedro é potável, podem beber e encher suas garrafas sem medo. 
O colosseo fica logo após o foro romano e o palatino, dá para fazer tudo a pé, se tiver fôlego, logo depois tem as famosas Termas de Caracala, lindas. 


O que comer:
Vou simplificar: tudo e qualquer tipo de comida italiana, kkkkkkkkkk. Agora falando sério, dá para sobreviver em Roma só com pizza, sorvete, vinho, refrigerante e água. Mas não precisam fazer esse sacrifício. O preço da alimentação na Itália subiu muito desde a implantação do euro, mas dá para entrar nos restaurantes e comer pelo menos o primo piatto, o prato de massa. Quanto mais longe dos pontos turísticos mais barato, só que tem um detalhe: toda Roma é ponto turístico. Então arrisquem-se e buonna fortuna. 
Água é um ítem importante, tenham sempre uma garrafa na mão, no calor ou no frio o clima é sempre mais seco do que estamos acostumados. 

Agora cansei... o item sobre compras fica para outro post. Bem como as dicas sobre Florença e Veneza.

2 comentários:

  1. Genial! Pedi dicas , mas não achei que fosse vir tão profissional!!! Quanto ao pagamento pelas dicas, fique traquila que será feito! Trocaremos e-mails.
    Obrigada!!! Beijos e parabéns pelo dia de hoje, hein!!

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...