quarta-feira, 28 de março de 2012

Dia perfeito - Fresco e com sol!

Chegou a temporada da frescura! Uipiiiiiiiiiiiiii! 
Tempo fresco, de leve, na medida certa... no que me diz respeito, PERFEITO! Claro que tem uma nuvenzinha no sábado, mas nada que atrapalhe a felicidade. Dias de sol, claros, limpos, adoráveis... uma brisa gostosa e aque friozinho que não é de rachar nem matar. Só pra deixar a gente com vontade de ficar mais bonita, usar roupas gostosas, tomar sopinha... e ficar agarradinho debaixo dos lençóis. Por mim ficava assim o resto do ano... adoro! 
Congela o tempo, São Pedro? Falando sério, deixa do jeito que tá que tá bom... pega leve esse ano, porfa.
Já tirei uns cobertores pra fora, mas ainda não usamos... hora de terminar de guardar (de vez) as roupitchas de verão... e botar pra baixo as de outono-inverno. Botar pra fora, arejar, lavar, arrumar... as botas já foram pra revisão, pois dentro em breve cairão no day-by-day. 
Pena que esse tempinho não fica assim ad eternum... é só o prenúncio do que virá. Tá, eu sei que tem gente aí pensando... onde eu moro faz -100 graus e neva. Grandes coisas... aí tem calefação, aquecimento e toda uma estrutura para isso. Aqui, na terra brasilis não. Euz moro no sulzão, e o povo sofre ano pós ano com o frio de rachar, e nada de conseguir convencer os politiquinhos que tem que dar condições pra gauchada botar aquecimento em casa, no local de trabalho, no lar. Pode apostar, aqui a gente passa frio de verdade, apesar de não nevar nem fazer temperaturas antárticas.

Divido o friozito pampeiro em 3 níveis...

1: Temperatura perfeita... assim que gosto!

1- Tá perfeito: tipo essa semana. Refrescou, tem sol (lindoooooooooooooooo), e o ventinho não incomoda. Um casaquinho de leve e uma pashimina resolvem a questão. E no quarto pra dormir, basta fechar o vidro (antes fechava só a persiana), puxar a colcha e colocar um roupão. Nada de meia, zero pijama, e o aquecedor nem saiu do depósito.


2: Tô aqui, tá me vendo não?
2. Tá um frio de lascar: ainda suportável, mas é só a antesala do que está (ainda) por vir. Nesse momento já estamos usando duas meias no pé (uma de lã pura) e provavelmente uma segunda pele. Os casaquinhos foram trocados por casacões. Os cobertores estão em uso (pelo menos dois), o lençól elétrico está a postos e o aquecedor a gás funcionando. É o momento em que pensamos... não dá pra esfriar mais. Só que dá sim... se dá.
3: Me tira desse bloco de gelo?

3. Me descongela?: Momento térmico onde o cérebro para de funcionar e sua única preocupação é o que fazer pra não congelar. Ou o que fazer para descongelar? Todos os cobertores estão em uso (inclusive o elétrico), o ar condicionado na função de esquentar, o aquecedor te segue até na hora do banho (que aliás passa a ser opcional... pra quê esse exagero de tomar banho todo dia? mania besta de índio tropical...). Eu chego a tomar chimarrão só pelo prazer de segurar aquela cuia quenteeeeeeeeh (por cima das luvas). Luvas, segundas peles, meias de lã, echarpes e cia tornam-se itens de necessidade básica. Pra dormir, é o caos: pijamão (de flanela ou soft) com camisa de algodão por baixo e o roupão por cima, duas meias e mais um sapatinho de lã dupla nos pés (tipo de sapatinho de bebê... adaptado ao seu tamanho atual). Todos os meios de aquecimento em ação: cobertor elétrico, aquecedor a gás, ar condionado no máximo da quentura e mais o seu cobertor de orelha na posição de conchinha. O vento entra por frestas desconhecidas, uiva a noite toda... o prédio balança (sério, o meu tem o apelido de "balança mas não cai" e não é à toa). Você chora e almadiçoa o infeliz que construiu o apê sem botar no mínimo uma lareira (pedir calefação seria demais, meu povo... me contentava com uma lareira) e começa a cogitar em comprar um fogão à lenha e instalar no meio da sala. Nesse momento... além do frio e do vento vem a chuva pra dar um toque a mais de desespero à desgraça. Boa hora para mandar às favas todos os conceitos eco friend e apelar ao casaco de pele (verdadeira) que sua sogra te emprestou... e sua única dúvida é: se dorme com ele ou não.

Depois de sentir na pele o armagedom invernal, a temperatura começa a dar uma recuada (tipo depois de 20 de setembro) e volta ao level 2... com grandes chances de em novembro (no finzinho) já estarmos vivendo de novo no paraíso de level1 e quem sabe só precisarmos de um casaquilo leve no Natal. Porquê aí então... recomeça o inferno austral... 40 graus à sombra aqui na cidade famosa por ser o retiro de verão do demo.

5 comentários:

  1. Gi o retiro do demo foi ótimo kkkkkkkkkk. Ai amiga eu odeio frio, sinceramente. Prefiro o solzao de rachar o coco kkkkkk. Nao nao na verdade gosto quando faz uns 25 graus e o ventinho dá o ar da graça, porque em Brasília onde ficamos qdo voltamos para o Brasil tem uma época do ano que é super quente e n venta (aí é o terror). Eu sofro demais por conta do frio aqui, é horrivel para sair de casa, principalmente com as crianças. Vivemos enfurnados dentro de casa de setembro a abril. Agora que está fazendo uns diazinhos que o sol aquece um pouquinho (essa semana fez 17 graus), mas hoje já fez 9 graus e um vento q a sensaçao termica era de 0 grau. Aqui começou a primavera e tudo está começando a ficar lindo, qdo o sol brilha então... No sul do Brasil realmente faz muito frio e a populaçao sofre bastante por conta do que vc falou sobre o aquecimento e a cada ano parece q está mais frio. BJokas

    ResponderExcluir
  2. Ah, nem fala de BSB... adoro (Já contei que fiz UnB - Direito?). Sou do tipo que chora de saudades escutando faroeste cabloco do Legião Urbana. Tem gente que reclama, mas acho o clima perfeito (minha pele fica di vi nah) e me adaptei demais ao estilo da corte... que não passa de uma cidadela pequena metida à capital. Tá, viajei nessa, rs. São as saudades do planalto central.
    Minha temperatura ideal é algo entre 15 e 20 graus com sol e um ventinho fresco... como hoje. Melhor impssível. Só que isso não dura muito aqui, onde também ficamos "ibernando" de abril a setembro. Minha filha mais velha diz que o nome disso é sofrer por nada... frio sem neve e calor sem praia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Geíza,

    poxa, que diferente... por aqui eu já estou lavando os casacos de inverno para guardá-los até que neve novamente...
    As primeiras tulipas comecaram a desabrochar e o sol comeca a perder a sua timidez..
    Realmente na primavera todo mundo fica mais romantico...

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que vc morou em Brasília Ge?? Nasceu lá ou só estudou? Eu adoro Brasília, o que faltava lá era só uma praia kkkkkk bjokas

    ResponderExcluir
  5. Assino em baixo... só falta a praia! Mas tem as cachoeiras da região pra compensar, ai... saudades de lá. Nasci não... só morei, mas amo muito. Sabe aquela coisa... ame ou odeie? Sou do tipo que ama BsB.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...