sexta-feira, 2 de março de 2012

Arroz de festa 7: Doce de Microondas

Turma boa em Chipre (eu de verde limão).
Prefácio necessário: 

DETESTO arroz doce. Pensando bem, detestar é pouco. Odeio. Comida pode ser odiada? Poooooode sim! Não sou fresca, como de tudo... e já passei por situações que só por Dells. E olha que nem política em tempo de eleição eu sou-fui-serei. Como de tudo, pelo menos faço questão de experimentar de tudo, sou curiosa e gulosa assumida. Botou na frente eu traço sem dó nem piedade (depois conto uns causos hilários). Mas broxo totalmente na frente de arroz doce, é minha criptonita alimentar. 
A última vez que fui obrigada comi uma iguaria dessas quase morri de aperto. Estava em Chipre (ilha meio grega meio turca no mediterrâneo onde a lenda diz que Afrodite nasceu), visitando amore mio que estava lá trabalhando pra ONU - boinas azuis - junto com um destacamento de argentinos (era ele e mais outro brazuca no meio de los hermanos), entonces... fui levada convidada um dia para almoçar no cassino deles (cassino é o nome dado ao refeitório do quartel). Oba! Nada contra um assado ou pollo com papas (comida day by day argentina) com umas empanadas e dulce de leche... vamos nessa, pensei. Chegando lá, felicidade triplicou, olhei pra linha de servir e vi o que pensei ser um arroz à piamontese pobre (sem champignon - los hermanos estão numa penúria braba, então não vou reclamar). Sorte que a esganada aqui manteve a classe e toda phyna só se serviu de meia colher de arroz. (Obrigada mamily pela educação esmerada!) Sentei na mesa junto com maridex e todos os oficiais argentinos... portunhol correndo solto, aquela integração conesul toda, (esperando o mais antigo comer primeiro, regras de etiqueta nessa hora são tudo!) ouvindo os bienvenidas de todos, piada aqui e acolá, kkkkkkk, gastando meu smile free colgate branco max (quando quero sou mais diplomata que qualquer embaixadora francesa) finalmente o comandante resolve comer (ufa, tava aguando em cima do arroz, moooooooooorta de fome). Ah, menina... fui no arroz sem pensar duas vezes! Garfo na boca... papilas gustativas em choque detectam presença de açúcar no arroz. (Quem foi o dementalist que inventou de colocar azzzzzucar no sagrado arroz?), vontade de chorar, vomitar, entrei em panic - estátua. Sem engolir a gororoba olho de soslaio pro maridex, sentado ao meu lado. Ele sorri de volta, o infeliz adora arroz doce, nem se toca do meu aperto. Euzinha, única mulher ali, ouvindo que o menu foi feito em minha homenagem blá blá blá... cadê o buraco negro para eu me enfiar? Help-me Santa Maria, Pinta e Nina! Fazer o quê... comi, sofri cada garfada como um golpe mortal enquanto tentava não fazer cara feia. Agora explica... quem-como-porquê faz arroz doce para acompanhar carnes no almoço. Não resisti... tive que perguntar, curiosidade mata, mas tenho 7 vidas. Responderam que eles adoram e que é normal isso na Argentina. Medo de comer arroz nível 10 na terra da Evita. Comi o que suportei, depois dei a clássica desculpa de estou de dieta, não quero mais, gracias. (fica dica: nesses eventos internacionais a única desculpa aceitável para não comer ou comer pouco é dizer que está de dieta, as mulheres ficam solidárias e os homens fazem aquela cara de "mais uma de dieta" e você se livra de maiores constrangimentos sem levar fama de fresca ou fazer desfeita). Isso foi na virada do ano 2000...desde lá tenho conseguido me livrar do arroz dulce tal qual o diabo foge da cruz. 
But, como sou muy compreensiva e sei que tem gentem que curte essa coisa. Segue a receitinha que ganhei da Susan. Não provei, não provarei e não precisam me contar se gostaram, eu simplesmente não acredito nesse tipo de coisa. Gostar de arroz doce pra mim é um tipo de aberração só explicada por algum erro genético. Aceito, tenho dó mas não entendo.

ARROZ DOCE DE MICROONDAS

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz
1 lata de leite condensado
 canela em pó para decorar 

Modo de preparo:

Coloque no microondas, em um recipiente de vidro, o arroz e água que baste para cobrir e um pouquinho mais (um dedo acima do arroz), cozinhe por cerca de 15 minutos (depende da potência do seu micro) em potência alta até que o arroz fique seco e molinho. Retire do micro e junte o leite condensado. Misture bem o arroz com o leite condensado e leve novamente para o microondas por cerca de 4 minutos em potência alta. Deve ficar cremoso e não líquido. Polvilhe a canela em pó a gosto (tem quem goste de colocar uns cravinhos da índia e coco ralado também) e leve para gelar. 

Atenção: não se pode usar arroz parboilizado nessa receita, ele absorve todo o creme e fica duro depois de ir para geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...