segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma teoria sobre traição.

"Muitas pesquisas de comportamento tentam explicar a razão para uma traição, seja por parte dos homens ou das mulheres. Outras querem saber quem trai mais. Mas um estudo recente chegou a uma conclusão mais simples: os homens sempre irão trair.

Esse texto foi publicado dias atrás em um blog. Lendo assim, rapidamente, chega a ser um insulto aos homens e uma sentença para as mulheres. Realmente não param de serem publicadas essas matérias sobre quem trai mais. Essa chega ainda ao absurdo de afirmar que o homem que não tem relações sexuais fora do relacionamento apenas se adaptou a um “cárcere sexual imposto pela sociedade.” É uma meia-verdade…
Sem querer levantar a bandeira do moralismo masculino… existem sim, muitas exceções. Onde estão esses anti-traidores? Tenho comigo uma teoria; A grande maioria dos homens adeptos da poligamia, são assim por um determinado período de tempo. Uns entram nessa fase cedo, outros mais tarde, tem os que entram e nunca saem… Mas é fato que quando conseguem sair, não voltam mais. A vida de libertinagem para um homem é como um sonho de consumo que precisa ser realizado. Uma experiência que ele guardará para seu próprio ego ou para contar vantagens, quem vai saber…
Após vivido essa experiência e se tornando um “homem maduro”, ele se refaz e sua próxima relação se torna de cumplicidade e duradoura. Mas apenas depois dessa passagem, antes disso a traição na verdade é a regra, e a monogamia é a exceção. Ressalto… homem maduro não significa apenas homens de mais idade ! Pode ser que existam alguns mais jovens que também já ultrapassou essa fase. Ressalto mais ainda…. eu mesmo desconheço !
Sorte terá a mulher que encontrar esse personagem que ultrapassou essa condição masculina. Existe um velho ditado que diz; “Quando o homem casa, ou trai sua natureza ou trai sua mulher.”
Assustadoramente verdadeiro!!
Nessa altura, a leitora mais atenta deve está se perguntando; ”Mas só existe homem assim? Todos são iguais?” como disse lá em cima, existem as exceções… Uma se baseia nessa minha humilde teoria, a outra é que existem também os bons moços, os mais conversadores e há também os que algumas mulheres ainda insistem em acreditar… Os príncipes encantados, mas esses demoram tanto a aparecer que quando você se der conta, ele já virou rei e com uma rainha ao lado.
Sobre os bons mocinhos, não posso dar nenhum parecer, pois não conheço nenhum… aliás, sim conheço… Meu filho, mas ainda tem 18 anos e está com a primeira namorada, serve ?
Sobre os conversadores… acho que existiam muitos por ai, mas nas décadas de 50/60 …
Quando um homem trai uma mulher perde 90% de seu caráter. Só não perde os outros 10% porque não existe homem 100%…
Desculpem a acidez e “franqueza” do texo, mas é como dizia o poeta; “Realidade é o pesadelo do mundo dos sonhos.”
_______________________________________________________________________________

Recebi o texto acima via email, desconheço o autor original.
Mas que dá medo, ah... isso dá. Detesto essas generalizações e a facilidade com que transformam algo tão feio em banal, natural.
Trair faz mesmo parte da "natureza" masculina? Desculpa, mas não engulo essa não. 
Traição é uma bela merda, e não tem teoria nenhuma que explique tamanha deslealdade. 
Ninguém é dono de ninguém, aliança no dedo não é título de propriedade do coração alheio. Falo, porque tenho uma na mão esquerda, mas nunca fui "dona" de ninguém além de mim mesma. E afirmo também que errar é humano, e tem gente que se arrepende sim, amargamente. 
Alguns casais que enfrentam essa barra se separam, outros superam e seguem em frente. Mas isso não é motivo para aceitar a traição como algo normal, esperado até. Não é, não mesmo! Trair não faz bem para ninguém, para nenhum dos envolvidos... nunca ouvi uma história de traição que acabasse com "...e todos foram felizes para sempre". Só vi corações machucados, perdas e danos espalhados para todos os lados. Se houver filhos a coisa piora ainda mais, é trauma pra felicidade geral dos psicólogos de plantão, que vão garantir seu ganha-pão por um bom tempo.
Não tem teoria de macho alfa, de espalhador de espermas, afirmação de ego, de poligamia instrínseca no dna que me convença da tendência "natural" do homem para trair. Ou seria da tendência animal? Se for assim, esse mesmo espécime deve ter uma vontade imensa de fugir da civilização e voltar pras cavernas de onde nunca deveria ter saído.
Em uma coisa concordo com o texto acima, o homem perde 90% do seu caráter quando trai. Não dá para aceitar a turma do "faça o que eu falo, não o que faço"... Hipocrisia e cara dura tem limite.
Isso porquê caráter é aquilo que fazemos quando ninguém está olhando, sabendo, monitorando... Caráter é a soma dos nossos princípios morais, o que separa o ser humano dos demais animais, é a vitória da razão e do refinamento intelectual sobre o instinto e a barbárie.
Quero crer em homens que sejam superiores, que evoluam, que sejam sinceros o suficiente para viver um relacionamento sem se enganar e sem enganar a outra parte. Quero acreditar nesse novo tipo de pessoa, aperfeiçoada e bela, capaz de amar com verdade.
Não peço nem espero nada demais, só aquilo que eu mesma estou pronta a oferecer. Decepções não matam, ensinam a viver a quem está pronto para aprender.  
Uma vez ouvi de alguém querido algo que nunca vou me esquecer, parece um ditado, levemente modernizado:
"Foi feito de bobo uma vez... a culpa é do outro,
Foi feito de bobo de novo... é sua, otário."
Pois, é... concordo em gênero, número e grau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...