quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Idéias para um mundo um pouco mais humano.



1. Não faça aos outros o que não quer que façam com você.
2. Faça o possível para ajudar, dentro das suas possibilidades. Seja caridoso com quem merece, não desperdice sua bondade, tempo ou dinheiro. 
3. Faça de tudo para não causar, criar, contribuir ou inspirar o mal.
4. Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com honestidade, fidelidade e respeito. Se conseguir ir além, com amizade e amor.
5. Não ignore o mal e quem o fez nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade.
6. Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento, estar aqui é um privilégio.
7. Lembre-se que toda causa gera uma consequência. Não há liberdade sem responsabilidade nem felicidade sem paz interior. 
8. Quebre círculos viciosos e busque sua evolução como ser humano aqui e agora. 
9. Sempre tente aprender algo de novo, seja curioso, criativo e empreendedor, busque a excelência.
10. Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles.
11. Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros de discordar de você. Exija também que sua opnião seja ouvida e respeitada. Dialogar é preciso, discutir talvez seja, brigar não.
12. Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelas idéias e crenças alheias. A experiência dos outros é valiosa e fonte de aprendizado, mas você pode ir além.  Não se subestime nem superestime seus pares ou antecessores.

13. Viva sua opção sexual e respeite a dos outros, ainda que diferente. Vida sexual alheia só interessa se causar dano a outrem, como no caso de violência ou envolvimento de menores. 
14. Não julgue, discrimine nem oprima com base no sexo, nacionalidade, credo, opção sexual ou política.
15. Só há uma raça: a humana. Qualquer tipo vantagem ou desvantagem baseada em cor de pele, terra de origem, hábitos ou costumes é uma forma de racismo e deve ser evitada.
16. Não doutrine seus filhos (nem ninguém). Ensine-os a pensar por si mesmos, a avaliar as provas e a discordar de você dentro dos limites da educação e do respeito mútuo. 
17. Não negue ou renegue algo novo apenas porque o desconhece. Investigue antes e tome sua decisão baseada em fato e não no que ouviu dizer.
 18. Leve em consideração um futuro numa escala de tempo maior que a sua, e que está nesse mundo só de passagem. Valorize o tempo que tem a sua disposição, que é pouco.

19. Cuide da sua vida,  da sua alimentação, da sua saúde, da sua consciência. Cuide daqueles a quem a vida lhe deu responsabilidades com a mesma atenção e carinho.
20. Questione tudo, sempre. Pense antes de agir ou falar. Na dúvida, siga sua consciência e não a dos outros. Desconfie de todo tipo de radicalismo.
21. Busque o equilíbrio entre sua razão e emoção - matéria e energia - elas podem e devem andar juntas, harmonicamente. 
22. Corra atrás das suas metas mas nunca esqueça das palavrinhas mágicas: por favor, com licença, obrigada, desculpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...