terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Festa do arroz 4: Risoto de Grana Padano

Segurem as panelas que esse é do bommmmmmmm!
Chega com jeitinho, de mansinho e sussurra pra ela, bem suave:  Fogosa,  hoje você vai conhecerrrrrr (biblicamente) um Grana Padano.
Coisa de doido... não me responsabilizo se depois disso ela não aceitar mais cozinhar qualquer porquera, sempre há um risco envolvido quando elevamos o padrão.
( Dá um pouquinho mais de trabalho,como tudo que é bom e vale a pena nessa vida, mas não é difícil.) 

Ingredientes:


Para o Risoto:
 1/2 xícara de arroz arbóreo
 4 colheres (sopa) de manteiga
 1 cebola média picadinha
 4 dentes de alho amassados
 1 xícara de vinho branco seco
 1 e 1/2 litro de água fervente
 2 tabletes de caldo de carne
 200 g de queijo grana padano ralado
 3 colheres de sopa de creme de leite 
 Pimenta-do-reino branca
 
Para o Filé:
 3 bifes altos de contra-file extra limpo
 Sal
 Pimenta-do-reino
 Ervas finas secas
 150 g de shimeji
 3 colheres (sopa) de shoyu
 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
 1 colher (sopa) de cebolinha picada

Modo de preparo:

 O Risoto:
Coloque a água para ferver com os tabletes de caldo de carne. Em outra panela, doure a cebola na manteiga e a pimenta. O ideal é utilizar uma panela grande de boca bem larga, como a panela wok.Esse prato exige que se mexa durante todo o cozimento. Junte o alho e deixe dourar. Acrescente o arroz e mexa. Coloque o vinho branco e mexa até evaporar. Pelo amor de do santíssimo: nessa hora não dá pra ser sovina. Não precisa utilizar um vinho de primeira linha, mas vinho de garrafão não rola, ni muerta! O vinho que não merece ser bebido também não merece ser colocado no prato. Recomendo um Salton Chadornay, não é nenhuma maravilha, mas não vai sacanear comprometer o seu prato. Vá acrescentando o caldo fervendo aos poucos, sempre mexendo. Esse detalhe é importante: risoto é um prato que requer atenção. Não pode parar de mexer durante o cozimento, senão o treco embola e fica empelotado. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o queijo ralado e o creme de leite e mexa. Cuidado, muito cuidado nessa hora, é meio tentador colocar creme demais. Siga a receita. São apenas três colheres, mais do que isso e o risoto fica parecendo arroz a piemontese, que não é o objetivo.

O Filé:
Tempere os bifes com ervas secas, sal e pimenta. Prefira o filé extra-limpo, é uma beleza de carne, limpa, sem aquelas gorduras e fibras nojentas, e saborosa. Converse no supermercado, fale com o moço do açougue, faça charminho, mas consiga um desses! Para temperar, coloque numa cuba as ervas finas secas, a pimenta do reino e o sal. Misture até homogeneizar. Em seguida tempere os dois lados dos bifes. Deixe descansar por cerca de duas horas na geladeira. Após esse período, coloque 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira larga e funda para dourar. Grelhe os bifes dos dois lados até que estejam dourados por fora e rosados por dentro. Retire-os da frigideira. Acrescente o shoyu e o restante da manteiga e junte o shimeji, mexendo até refogar, quando estiver pronto ao final inclua a cebolinha picada. O shimeji vem em regra com um talo, retire e utilize apenas as cúpulas. 

Um comentário:

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...