sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Era barato $, agora virou descolado $$$$$.

Tem coisa mais doida do que uma boa propaganda? Tem não. É capaz de transformar qualquer produto em objeto de desejo. E põe desejo nisso... o povo enlouquece mesmo, perde a noção e abre a carteira achando que está abafando.
Quer exemplos?
Vamos lá... a galera da minha geração deve lembrar bem do primeiro item (e de todos os demais).
1. Tênis.

Sim, tênis, aquela coisa branca ou preta (variava de escola pra escola) que a gente usava na aula de educação física do colégio e depois seguia direto (com o mesmo) para brincar na rua, na quadra, no parque. Função básica? Evitar estropiar os dedos andando de bicicleta ou correndo por aí, enquanto brincávamos de pique bandeira. That's it! Quem tivesse um bamba branco e um kichute preto era o tal. Eu, menina e metida... tinha os dois. E me achava o máximo.
All star? Não viaja...
Ei, isso não existia no nosso tempo... só se algum riquinho (põe riquinho nisso!) tivesse trazido de sua viagem aos States. Eita trauma - 99% da nossa geração só foi por os pés na Disney depois da maioridade.
Nike, Mizuno, Adidas... putz, nem pensar. Isso era coisa de atleta profissional, olímpico no mínimo! Aliás, o bamba tinha no conga um concorrente de peso e o kichute disputava terreno (ou a várzea?) com o Olimpikus. Se bobear hoje para usar um desses hiper mega ultra shox ainda vão exigir teste de aptidão e carta de apresentação. Tem tanto tênis metido a besta que logo log um deles rejeita seu pé... Não é mole, não! Agora tem até estilista "assinando" tênis... ficou podre de chique!

2. Melissa.

Era essa mesmo que eu usava, 30 anos atrás.
Usei muita melissinha, adorava. Adoro. O que não gosto agora é do preço. A sandalinha ficou besta, cheia de designers famosos, loja própria, tá super in, trend, up... sei lá como chamam. Enfim, caiu no gosto da galera da moda e agora o céu é o limite. Hoje quase me mato para sustentar esse amor antigo, pior... tenho uma filha para dividir o sapatinho que agora é luxo. Antes a gente comprava até em supermercado, na sapataria da esquina... agora não.
E o precinho claro foi ao infinito e além.

3. Havaianas.

Lusho: havaianas com swarovisk.
Gente, havaianas era coisa de pobre, sejamos sinceros. Eu tinha, você provavelmente também teve uma...  a gente usava pra ir na piscina ou na praia e olhe lá. Era aquela branca com tiras azuis, basicona mesmo. Lembro do Chico Anísio fazendo a propaganda... dá até pra escutar a voz: "...não deixa cheiro, não solta as tiras". De repente, algum luminar lá da empresa resolveu gastar um dindin com propaganda, atores globais e pronto... tem havaiana até de cristal, mil e um modelos e lançamentos por ano, uma loucuraaaaaaaaaa. Hoje tem até loja especializada em chinelos. O preço? Ah, foi lá pra cima, o céu é o limite. Pior, apesar disso agora elas soltam as tiras. Paguei os tubos por uma algum tempo atrás e em menos de 2 meses a danada arrebentou. Isso não acontecia antes, quando era produto pro povão. Reclamação feita... faço a confissão: adoro uma havaiana. Mas tenho trocado ela - sem dó nem piedade - por outras concorrentes, como a Ipanema... afinal meu dinheiro ainda não nasce em árvore.
Mas chega de falar de sapatos, não é?

4. Brigadeiro.

Brigadeiro, Beijinho e Cajuzinho - o trio obrigatório de qualquer aniversário infantil. Feito em casa mesmo, sem segredo. Brigadeiro é aquele tipo de comida, que mesmo dando errado... dá certo. Mais duro, mais mole, com casquinha ou sem... não importa, fica bom e a criançada detona geral. Fórmula? Leite condensado, chocolate e granulado para cobrir. Pronto e basta. Ou bastava... Brigadeiro agora virou coisa fina, tem até chef especializado. Cuidado quando virem o nome "brigaderia" ou "brigadeiro gourmet" por aí, é assalto na certa, sem nem piscar eles pedem mais de 30 reais por uma dúzia, isso mesmo... 12, brigadeiros. Nem sei quantas centenas de docinhos dá pra fazer com esse dinheiro. Fico pasmada! Pelo amor de nossas mães e avós.... respeitem a tradição e párem com essa bobagem, brigadeiro se faz em casa. Pra comer de colher, com as crianças naqueles dias que bate uma vontade de chocolate... ou enroladinho, com granulado e forminha colorida pros dias de festa.

5. Cup cake.

Taí outra coisa que está deixando todo mundo surtado, a nova moda made in USA. O que é um cup cake? Um mini bolinho enfeitado pra caramba. Afrescalhado, como diria um conhecido. Bonitinho, mas ordinário. Em geral de gosto duvidoso e é caro pra dedéu. Até hoje não comi um na rua que gostasse.
Acabei resolvendo fazer uma experiência, comprei umas forminhas e usei minhas receitas de bolo normal, caseiro mesmo... deu super certo. Ficaram lindos, gostosos e com os 6 - 8 reais que cobram por um, nos quiosques de shopping, fiz quarenta. Tem até receita desse experimento culinário aqui no blog, procura que acha.



6. Cinema.

Lembram como era? Grandão com nomes pomposos, super maneiros: Roxy, Odeon, Palace. Agora o hit é ser plex... cineplex, multiplex, ir ao cine ficou complexo, para dizer pouco. Antes a gente ia ver o novo filme dos Trapalhões ou da Disney nas férias e comia um saquinho (petit) de pipoca e um refrigerante ou suco. Era o máximo e custava o mínimo. Agora não... Levar a família toda num cinema pode comprometer o orçamento mensal, abalo sísmico mesmo. Cinema de rua acabou.... quase todos viraram templo de alguma igreja evangélica de Jesus Cristo surdo (Curiosidade: queria saber porquê eles berram tanto... o JC deles tá precisando de aparelho auditivo?). Para compensar essa tristeza foram criadas as salas de cinema nos shoppings. Muito menores, muito mais caras. Se bobear você encontra peça teatral com preço mais em conta. Pipoca agora é em balde, nas opões G, GG e XLGGGG. Além de estourar as contas voçê acaba com a dieta, sai da sessão endividada e gorda. Coisa de louco cinema hoje em dia. Daqui a pouco vamos ter que parcelar a entrada... 3X no cartão pra ver um filme em 3D. Acham que estou brincando? Na nani na nãoooooo!

Resumo da ópera. Tudo que era bom e barato agora virou "descolado". Descolado da realidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...