quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Capaz!

Aqui no sulzão tem umas expressões típicas... quase não existe frase sem um "Bah" ou um "Tchê".
Já estava acostumada com elas, sempre tive amigas e amigos gaúchos. Eu mesma sou uma gaúcha coca-cola (não é porque fui fabricada aqui que sou A gaúcha), nasci em São Gabriel (a terra dos marechais) e caí no mundo com meus pais antes de fazer um ano. Essa é a primeira vez que moro nos pagos (aposto que não sabeS o que é isso, rs), depois de quase 39 anos. (Já contei que vou fazer 40tinha em breve?!?!!!). Estou num processo de aculturamento gaudério, rs. 
Toda essa baita (outro termo gauchesco) introdução foi para contar que de todas as expressões regionais daqui minha preferida é o "capaz!". 
Adorooooooooooooooo o "capazzzzzzzzzz!", ele é meio bombril, tem mil e uma utilidades, pode significar tudo e nada. Não sabe o que dizer.... aciona a tecla "capaz!" que está tudo entendido (ou não). Uma palavrinha quase esotérica que consegue expressar apoio, dúvida, descrença, alegria, dor, entusiasmo... enfim, um dicionário inteiro de sentimentos dentro dessas poucas sílabas: C A P A Z.
Outro dia, assim sem querer, saiu um capaz da minha boca, foi tão natural... quando me dei conta, me senti a própria gaúcha. Agora sim, agauchei de vez tchê! Claro que o povo daqui acha que sou tudo, menos gaúcha. A maioria me considera carioca ou paulista (vai entender!), mas quando volto de uma visitinha na casa dos meus pais (em Beagá, Minasssssssssss) e estou sob a influência do mineirês materno, com "uais" saindo a torto e direito... me perguntam se sou de goiás. Nunca compreendi bem essa! Resumindo sou uma brasileira que nasceu em solo gaúcho e tem sotaque indeterminado (típica FM = filha de milico).
Nossssssssssssa, essa história tá rendendo....
Enfim, lá fui eu pra academia - segundo dia seguido - uau!
Chegando lá comentei com minha parceira de tortura malhação que a instrutora chefe da musculação fez uma cara de "mazáaaaaah tchê, essa guria aqui dois dias direto!" Terminei a caminhada na esteira  e lá fui fazer a série de musculação... dito e feito, a mulher veio falar comigo (ela é um doce, atenciosa, sempre perguntando se está tudo ok, nem me dá bronca quando esqueço a toalhinha, uma fofa) e me deu os parabéns por me ver ali tão empenhada (cof cof, tosse e risos). 
Não resisti, acabei soltando essa:
_ Pois é, resolvi agora ser a nova Gracyanne Barbosa, vou tirar o lugar dela no próximo carnaval. 
(eus ein? foi duro manter a cara séria nessa hora, kkkkkkkkkkkkkkk)
Tadinha, ela travou, perdeu a fala, não sabia o que responder.
Foi o primeiro "capaz" mudo que vi na vida.
É ou não é uma palavrinha mágica?


Corre Davi, que se ela te pega... 
Euzinha virar isso? Não rola ni muerta!
A santa preguiça me protege desses males, kkkkkk

2 comentários:

  1. Gracyane HORROROSA!!!! Prefiro cultivar banhas, serio mesmo... risos..

    La em Sao Paulo temos uma traducao pro seu "capaz", la nos falamos "AONDEEEEE!!!".... hahahahaha

    Meu Maridon fala "capaz" tb, mas nao fala Tche... Ele eh do parana...

    ResponderExcluir
  2. Pois é... fiz essa montagem dela com o Davi, e me senti brincando do jogo dos 7 erros - lembra? Maldadeeeeeeeeeeee,rs

    Tenho uma irmã "arraigada" em Curitiba, boa aquela terra. Pra gente se sentir na europa basta tampar os ouvidos... o engano dos curitibanos é falar português.

    Sabia dessa de "aondeeeeeeeeeeeeeeee" não, era pequena quando morei em pinda-city e já me esqueci desses detalhes.

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...