segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Arroz de festa 1: Preto com peras assadas.

O arroz negro ou preto é conhecido na China faz tempo, e era chamado de arroz proibido por ser alimento exclusivo do imperador. Coisa phyna. Esse tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral. Poderoso! Contém compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, combate a anemia, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até o câncer. Não é à toa que era alimento só para imperadores, além disso tudo tem fama de afrodisíaco e um sabor leve de castanha. Seu grão é pequeno, não o confunda com o arroz selvagem, que tem o grão mais fino e alongado.



ARROZ PRETO COM PERAS ASSADAS

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz preto
1 colher (chá) de sal
1 pera madura em fatias grossas
5 colheres (sopa) de azeite
2 talos de alho poró cortado em fatias finas
1/2 chícara (chá) de damascos picados
1/2 chícara (chá) de nozes picadas
2 ramos de tomilho
2 ramos de salsinha bem picadinhos 
5 folhas de sálvia bem picadinhas
raspas de casca de laranja
e um pouco mais de sal e pimenta do reino moída na hora a gosto...

Preparo:
Leve ao fogo 3 xícaras de chá de água fria (600 ml) junto com o arroz preto e o sal. Deixe ferver, abaixe o fogo e mantenha a panela tampada até secar, o que leva +- 35 minutos (depende do fogão).
Enquanto isso, regue as fatias de pera com 2 colheres de sopa de azeite (do bom, não seja mão de vaca com um arroz phyno desses) e asse em forno médio (200 graus) por cerca de 20 minutos. Aqueça o restante do azeite em uma panela média, refogue nele o alho poró, os damascos, e tempere com as ervas, sal e pimenta. Tudo pronto, retiredo fogo e misture o arroz já cozido, as nozes e os demais ingredientes. Por último polvilhe as fatias de pera com as raspas de laranja e sirva junto com o arroz. Chiquérrimo.

(receita da minha amiga Susan Wunderlich Rocha)




2 comentários:

  1. Onde eu vou achar arroz preto aqui em Narnia Molhada do Sul? Nao sei! Mas eu PRECISO provar essa receita! =)

    ResponderExcluir
  2. Luana, gostei muito do seu blog entrópico, rs. Pena que não consegui postar coments lá. Dá uma olhada pq não tem setor para comentários. Olha, se já tem arroz preto nas terras tupiniquins, não deve ser tão difícil achar isso em Nárnia, kkkk
    Depois me conta como ficou...

    ResponderExcluir

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...