segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dinheiro & Gente como a gente. (1)

Vamos lá, bota o dedo aqui quem sabe controlar seu dinheiro. Quem? Ei, estou esperando... sentada, óbvio.
Sim, tem gente (não me inclua nessa) que sabe cuidar, controlar, administrar seu rico dinheirinho. Vou logo dizendo: morro de inveja dessa turma.
Dinheiro na minha mão não é vendaval, mas chega bem perto de ser uma chuva de verão, rs. Eu tento, me controlo, me comporto por um tempo, e de repente... jogo tudo pro alto diante de uma vitrine irresistível, daquela oferta imperdível, se ver a palavra promoção então... já era. Quando me dou por conta já comprei algo que não precisava por impulso e por aí vai. Você também? Bem vindo ao time, colega!

Gente como a gente e dinheiro não fomos feitos um para o outro, decididamente.
Agora, venhamos e convenhamos que o pessoal de markenting é ardiloso, sabem muito bem como manipular nossos desejos e arrancar o din din do nosso bolso na maior facilidade. Somos pobres amadores lidando com profissionais experientes, o jogo não é limpo.
Por isso resolvi dividir com os amigos os truques mais usados para enganar gente como a gente. Tudo é culpa do nosso cérebro, esse infeliz, que que na maioria das vezes anda por aí no modo automático: zero atenção e concentração. Lidamos com dinheiro quase inconscientemente, num excesso de confiança perigoso que nos faz repetir padrões de comportamento sem sentido. Basta ler um pouco sobre finanças numa revista na antesala do dentista para decidirmos investir na bolsa de valores. Vamos dois dias na ginástica e pronto, compramos o plano anual da academia. É preciso proteger o nosso suado dinheirinho de nós mesmos. Existe uma coisa chamada economia comportamental, marqueteiros, vendedores e o mercado como um todo nos manipula dia e noite  e sabem  quais os truques usar para nos fazer comprar.  A verdade é que nós, clientes, quase nunca temos razão. Mesmo porque não usamos a razão quando compramos. Triste saber disso, não é? Tudo que parece ser uma boa compra... pode não ser bem assim. E, negócios da China só costumam ser bons para os chineses.
Vocês vão ver como já cairam em algum desses enganos publicitários, senão em todos, alguma vez na vida:

1. NÃO CAIA NO CONTO DO "LEVE 4"
Hipermercados são doutores na arte de nos enrolar. O singelo cartaz que diz "leve 4 por $2" eleva as vendas da mercadoria em mais de 30% do que o mesmo produto anunciado por 0,50 cada. É fato, comprovado cientificamente, e gente como a gente... cai nessa todo dia.
A questão é fazer você levar mais quantidade do mesmo produto que queria comprar inicialmente. A promoção eleva automaticamente nossa disposição de comprar mais unidades do que precisamos.
Abra seu armário e veja quantas pacotes, latas ou caixas vencidas você tem porque comprou a mais... e ficou ali, estocado e esquecido enquanto você se achava a esperta.
Cansei de jogar fora produtos com prazo de validade esgotado, e que eu nem lembrava porque tinha comprado tanto daquilo.
Dica: quando for fazer a lista de compras - nossa única aliada nessa luta desigual - anote não só o que precisa, mas também a quantidade que precisa. Só leve a mais se realmente for usar logo - uma semana no máximo - aquele excesso. Caso contrário, resista!

2. OS OUTROS... O INSTINTO DE MANADA.
Não tem como evitar, se os "outros" - o grupo terrorista mais perigoso que conheço - compraram algo, fizeram algo, pensam algo... pronto, você passa a querer comprar, fazer, pensar igual. Supere esse maldito instinto de manada, saia do grupo do maria-vai-com-as-outras e declare sua independência pessoal, mental e financeira!
É difícil, essa vontade de pertencer a um grupo é inerente ao ser humano. Mais do que simples auto afirmação ou competição (ah, todo mundo, inclusive o chato do seu vizinho, já tem um dvd player blu-ray XYTZ... conclusão: eu preciso-mereço-quero também!), o que nos move é a necessidade de estar junto, de pertencer àquela galera que tem o tal produto.
Exemplo claro disso: apartamentos novos à venda. Se colocarem uma faixa com a chamada " 90% das unidades vendidas" você bambeia na hora e vai lá conferir aquele negócio. Afinal, se estão vendendo tanto, se todos (os outros) já compraram é porque deve ser bom. De repente você já está avaliando se dá para entrar, calcula o que tem na poupança, cogita vender o carro, enfim... se não sair correndo rápido vai estar assinando um contrato de compra e venda do imóvel e achando que fez o negócio da sua vida. Quem fez um baita negócio foi o cara que botou aquela faixa chama-bobo ali na frente, suas vendas subiram com pouco esforço.  
Outro clássico: lista de mais vendidos. Não importa se é de livros, cds, perfumes, ou ração de cachorro. Se o produto estiver em alguma lista automaticamente vende mais. Somos atraídos por "vencedores" do mesmo modo que somos pelas últimas oportunidades - os tais 10%  de apartamentos disponíveis para venda.
Sacaram o truque?
Dica: chega de seguir a manada e siga na direção contrária toda vez que seu instinto neanthertal se manifestar. O que é bom para os "outros" nem sempre é adequado para nós. Combinado?





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