quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Receita do cupcake de limão

Bolo de limão ------>
Não gosto das receitas de bolo de limão que tem por aí, usam muito óleo pro meu gosto. Faço o meu bolo comum e troco a medida do leite por gelatina de limão dissolvida em água. Fica perfeito tanto na forma grande ou para cupcakes. Usem a receita caseira que costuma fazer em casa ou sigam essa minha:

1 xícara de gelatina de limão dissolvida em água (no lugar do leite)
1 colher de sopa de fermento em pó
3 xícaras de farinha de trigo de boa qualidade (sem fermento)
3 xícaras de açúcar
3 ovos (médio a grande)
3 colheres cheias de manteiga (não gosto de margarina, troque e use se gostar)

Modo de fazer ------------>
Bata primeiro o açúcar, manteiga e os ovos, acrescente a farinha aos poucos, por último a gelatina e o fermento. Se for usar forma comum, unte ela com manteiga e farinha antes de despejar a massa. Asse por uns 40 minutos (depende do forno).
No caso dos cupcakes não é necessário untar a forminha. O segredo do bom cupcake é ser pão dura, sim, tem que ser pão dura na hora de colocar a massa na forminha. Coloque a massa SÓ até a metade da forminha, caso contrário ela vai crescer demais e deformar, fica feio. Outro detalhe, ao colocar as forminhas no tabuleiro para assar, não grude uma na outra, de um espaço de pelo menos 2 cm entre elas. O cupcake assa mais rápido, então fique de olho no forno.

Recheio e cobertura----------->
Não tem mistério rechear o cupcake, uso um boleador (daqueles de fazer bolinha de frutas, como melancia e melão) e faço uma bolinha no meio do bolinho... se não tiver use uma colherzinha de café e pronto. Basta ter cuidado, não é difícil.
Uso no recheio o que se usa tradicionalmente como cobertura do bolo de limão: leite condensado misturado com o suco de 1 limão. Acrescento apenas um pouco de gelatina incolor dissolvida para dar mais consistência. Com a ajuda de uma colherzinha coloco o recheio até cobrir todo o furo aberto com o boleador. Simples e fácil, pode pedir ajuda das crianças, se tiver.
Cobertura: tem várias que podem ser usadas, mas no último fiz uma ganache de chocolate branco. Confesso que não gosto (argh) de chocolate branco e que ele é meio difícil de trabalhar (comparado com chocolate de verdade), mas faz sucesso. Segue a receita: leve ao fogo baixo 1 colher de manteiga, 1 lata de leite condensado e 2 pacotes de chocolate branco previamente ralados (facilita horrores se ralar), misture sem parar até chegar quase ao ponto de brigadeiro (desgrudando da panela), desligue o fogo e adicione 1 caixinha de creme de leite. A partir daí... é força no braço para misturar até ficar lisinho e bonito (nessa hora então... me arrependo por usar essa porquera branca que ousam chamar de chocolate).
Ganache feita, deixe amornar um pouco e cubra os cupcakes, para finalizar usei raspas de limão e está prontinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...