terça-feira, 27 de setembro de 2011

REsSentimento = Sentimento negativo duplicado


Sentimento negativo já ruim, imagina re-sentir duas vezes toda essa carga pesada. Terrível. O ressentimento envolve sempre uma mágoa profunda, um desgosto sem fim. Quem se ressente de algo ou de alguém se prende a  um tipo de sentimento negativos duradouro, intransigente e até mesmo permanente. Sentimentos negativos atraem energia negativa, disso não se pode fugir. O pior do ressentimento é que, justamente por ser duradouro, vai além da simples raiva ou mágoa instantânea. Ele persiste, ele espera, ele racionaliza. O ressentido tem paciência, aguarda a hora e o momento certo para finalmente ter a chance de se vingar. Quem se ressente acredita que foi vítima de uma agressão, real ou imaginária, e que merece uma revanche. Alimentado pelo tempo e pelo endurecimento do coração, o ressentimento chega cada vez mais perto do rancor e do ódio.
Pessoas que se ressentem, com ou sem motivo, tendem a se tornar aversas a companhia de outras, isolando-se num círculo social cada vez menor. O re-sentimento envolve dois tipos de sentimentos negativos, a mágoa e o melindre. Sim, o ressentido é um ser exageradamente suscetível ao comportamento alheio, sempre se vendo na condição de vítima, de perseguido ou incompreendido. Para eles todo e qualquer gesto que contrarie suas vontades, interesses ou opniões é uma provocação, uma agressão pessoal que leva diretamente à mágoa.
O ressentido no fundo é um orgulhoso, altivo em sua posição e certo de que detém a razão. Rápido e duro em seus julgamentos, desconhece o perdão e tem uma visão distorcida do que é o Amor. O ressentimento, como uma chama oculta, arde e queima por dentro seu guardião que sofre e se tortura com seu próprio calor. Livrar-se desse tipo de prisão interior não é fácil. Exige uma dose alta de bom senso e humildade, coisas que por certo passam longe do infeliz que se ressente. Quanto mais obssecado com sua mágoa está, mais longe a solução do seu problema. O coração pesa e não tem paz. A consciência se perde e com ela muitas vezes se vai a capacidade de raciocinar e ponderar. Autocrítica então, nem pensar.
Não sei a solução para o ressentimento. Sei apenas que só pode haver um caminho: amar e perdoar. Releve, transija, sorria diante das contrariedades. Treine a arte de des-magoar com os pequenos aborrecimentos do dia a dia, e talvez... quando for a hora, consiga se livrar e des-carregar de dentro do seu peito os ressentimentos que te envenenam. Tomara!
Mais amor e menos orgulho. Mais sorrisos e menos mágoa. Mais compreensão e menos contrariedade. Mais perdão e menos drama. Mais luz e menos negatividade. E um pouco de fé na vida, que ajuda bastante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...