sábado, 17 de setembro de 2011

Obsessão louca obsessão


Uma idéia obsessiva não “sai da cabeça” e tudo gira ao seu redor. A pessoa fica inquieta, impulsiva, as idéias são intrusivas e causam ansiedade e sofrimento. Não há tranquilidade em seu coração, toda sua energia é consumida por esses pensamentos. Todo seu mundo passa a girar em torno dessa idéia, podendo gerar sofrimento real ainda que o problema possa ser imaginário.  As obsessões são idéias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que são vivenciadas como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade e dor. O ser é consumido por essas idéias e fica remoendo-as sem parar, não consegue se livrar dessa rede de negatividade que o aprisiona.

Obsessões, são definidas por:
1) pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento.
2) os pensamentos, impulsos ou imagens não são meras preocupações excessivas com problemas da vida real.
3) a pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.

O dilema dos sintomas obsessivos diz respeito ao fato de serem considerados parte do comportamento do próprio paciente, que se esforça para resistir a eles, sem sucesso. Nessa hora só há uma saída, buscar socorro especializado, ou seja, médico e remédio.
As idéias e pensamentos estão sob controle voluntário, mas não são experenciados como completamente voluntários. A obsessão pode ocorrer como pensamento, imagens, impulsos, ruminações ou temores.
A falta de sucesso em suas tentativas leva o indivíduo a experimentar grande ansiedade, provocando transtornos comportamentais, levando muitas vezes ao desenvolvimento de comportamentos compulsivos formando o transtorno obsessivo-compulsivo. O sexo, o ciúme, a comida, o jogo e a limpeza quando descontrolados, "doentios", podem ser exemplos de obsessões bem comuns.

TESTE DE CIÚME
(Você é um ciumento doentio?)


Abaixo segue um teste elaborado por Hubert Happel que ajuda voce a conhecer aspectos e constatações diárias nas quais nos envolvemos em nossas relações. Responda e depois reflita sobre possíveis resultados:
1)- Seu parceiro lhe conta que ficou conversando com uma pessoa de quem gostou bastante. Trata-se de um (a) novo (a) amigo (a) do trabalho. Qual sua reação?
a)- Voce quer falar com essa pessoa o quanto antes
b)- Voce fica contente com essa nova amizade dele (a) e sugere um encontro a três.
c)- Voce fica contrariado (a) e muda de assunto
d)- Voce deixa claro que não tem nada contra as amizades profissionais, mas pergunta se ele tem logo a necessiadde de transformar a pessoa em amigo (a)

2)- Voce conhece uma pessoa e gosta dela. Qual será sua a reação diante de seu parceiro?
a)- Voce apresenta logo essa nova pessoa a ele (a) para que também faça amizade
b)- Voce conta da nova amizade mas evita um encontro, porque tem medo da reação do parceiro
c)- Voce não conta nada sobre a nova amizade
d)- Voce fala da nova amizade, mas não sugere um encontro a três justificando que talvez seu parceiro não goste dessa nova pessoa.

3)- Voce assiste junto com o parceiro um filme na qual o sexo desempenha um papel importante. Qual será sua reação nas cenas “quentes” e intimas.
a)- Voce observa o parceiro enquanto ele está assistindo a cena e se sente posto de lado (em segundo plano)
b)- Voce continua a agir da mesma forma durante todo o filme, ou seja, é natural e neutro independente do tipo de cena que está sendo apresentada e mantem simpatia com seu parceiro.
c)- Voce se sente constrangido (a) e fica querendo que a cena chegue logo ao fim.
d)- Voce se ente desconfortável a ponto de querer mudar de filme ou desligar o aparelho.

4)- Voce e seu parceiro encontram sem querer com antigos amigos (as) dele (a) que voce ainda não conhecia. Qual será sua provável atitude?
a)- Voce mantém uma atitude de reserva e quer que o encontro termine o quanto antes.
b)- Voce se interessa pelos antigos amigos (as) dele (a)
c)- Voce adota uma atitude áspera e tenta sair dali ou deixá-lo sozinho com seus amigos (as)
d)- Voce se sente satisfeito por encontrar pessoas que já fizeram parte da vida de seu parceiro e as convida para fazerem uma visita ou para próximos encontros.

5)- Seu parceiro, por motivos profissionais, deve participar de um treinamento durante todo um final de semana e logicamente não pode levá-lo (a). Qual será sua possível reação?
a)- Voce faz drama e consegue obrigar seu paerceiro de não ir.
b)- Voce acha o fato perfeitamento normal e resolve fazer qualquer outra atividade durante esse final de semana tratando de asuntos de seu interesse.
c)- Voce diz: “entendo, é normal, é uma pena que não poderemos passar o final de semana juntos”. Porém voce busca uma possibilidade de estar lá no mesmo hotel que ele (a) e acaba “passando” por lá para vê-lo (a).
d)- Voce fica bombardeando ele (a) de perguntas até ter a certeza de que realmente é um treinamento e que ele realmente é orbigado a ir sozinho sem poder levá-la (o).

6)- Voces saem juntos para uma balada. Voce tem a impressão de que seu parceiro dança mais vezes que de costume com outras pessoas. Qual será sua possível reação?
a)- Nenhum problema, meu parceiro gosta de mim e eu gosto dele. Tenho confiança e isso não vai mudar dançando com alguém.
b)- Isso está indo longe demais. Quando ele (a) parar de dançar vou falar um monte.
c)- Bem, acho que está na hora de ir embora. Esse lugar está ficando chato.
d)- Voce chama ele no canto e lhe dá um conselho em forma de ordem “quero que fique comigo, não suporto mais isso”.

7)- Voces vão juntos a uma festa. Voce percebe que estão dando em cima de seu parceiro (a). Qual será sua reação?
a)- Voce fica chateado (a), porém leva na esportiva, mas certamente fica triste e magoada por ele (a) não evitar.
b)- Voce se diverte juntoamente com a situação e sente-se satisfeito (a) por saber que ele (a) é desejado (a) por outras pessoas.
c)- Voce faz questão de ir embora o quanto antes
d)- Voce fica agressivo (a) com ele (a) e com as outras pessoas.

Tabela de interpretação e de contagem dos pontos
Perguntas 1 2 3 4 5 6 7
a 5 0 10 8 10 0 10
b 0 5 0 0 0 5 0
c 8 10 5 10 8 8 8
d 10 8 0 0 10 10 8

Interpretação - Pontuação máxima 70 pontos
De 38 a 70 pontosVoce tem tendência a revelar comportamento ciumento que muitas vezes não tem razão para existir. Ao que parece você se expõe constantemente ao risco de descobrir motivos de suspeita em determinadas formas de comportamento de seu parceiro. Você se sente um tanto inseguro e seu ciúme deve prejudicá-lo em muitas relações. Reveja seus conceitos e busque acreditar em sua capacidade de manter alguém ao seu lado por conta daquilo que você pode oferecer, acredite mais em si mesmo. Cuide-se para não colocar seu equilíbrio em perigo e não estragar seu relacionamento.
De de 8 a 37 pontos
Você muitas vezes tem ciúme sem motivo, porém isso não chega a dominar suas relações, pois isso se manifesta com baixa frequencia e talvez com motivos que o deixaram um tanto em suspeita, porém voce acredita em voce e na sua capacidade de manter suas relações. Voce parace ter domínio sobre as situações críticas e consegue fazer um auto-exame demonstrando compreensão pelo outro (a).
Pontuação abaixo de 8 pontos
Você se sente seguro o bastante em sua relação para não sentir ciume. Não levanta suspeita sobre o parceiro e busca uma relação positiva nutrindo a relação de sentimentos valorativos, não tendo necessidade de discutir rivalidades. Em face de uma possível boa comunicação que procura estabelecer, o ciúme não é desejável e nem necessário pelo seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...