quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alegria Alegria - parte 1

O coração alegre é bom remédio.

Alegria é muito mais do que um simples sentir-se bem, ela fortalece o espírito, melhora a saúde, transforma nossa aparência e qualidade de vida. Quando a alegria pura não pode por si só resolver um problema, ela ajuda a superá-lo com mais leveza e frescor. Não acredito que tenhamos nascido para sofrer, a vida não é um castigo divino. Pode ser que o caminho seja atribulado e más surpresas apareçam pela estrada... mas o sofrimento não é obrigatório. Ainda que tudo possa parecer difícil... lembre-se que o verbo está correto: parecer, e as aparências enganam.
Nós podemos e devemos ser alegres, todo santo dia. A alegria torna tudo iluminado e especial, faz o insuportável ser suportado e o indesejável possível de aguentar. A alegria tem suas variações de intensidade, desde a mais tranquila paz de espírito até aqueles momentos em que choramos de tanto rir.  Alegria é um estado de satisfação plena consigo mesmo e com aquilo que nos cerca. É a paixão que é alimentada pela espectativa e recebimento de algo bom. Alegria é a emoção de ver coisas boas acontecerem, seja conosco ou com pessoas a quem queremos bem. Não existe alegria no egoísmo, pelo contrário, esse sentimento é multiplicado sempre que compartilhado. Alegria gera alegria, numa espiral crescente de bem estar e júbilo. Desfrute a vida, compartilhe o que é bom, multiplique o gozo e seja cada dia mais forte e feliz. E, faça tudo isso sem culpa, pois é isso mesmo que Deus deseja. Deus? Sim... Deus. Acredito Nele, e acredito mais ainda que ele nos fez para a alegria, não para a miséria, desamparo ou desesperança. Não importa sua religião, ou o nome que dá para essa "força superior", ente cósmico, ser supremo... Não interessa nem mesmo se é ateu. A vida é uma dádiva a ser desfrutada com alegria.
Nascemos alegres, é um dom inato. Olhe para uma criança pequena, olhe suas fotos de quando pequeno. Já viu um bebê deprimido? Não... a falta da alegria só surge anos mais tarde. O quê ou quem então é capaz de roubar nossa alegria? V[arias coisas... cada um sabe de si, mas existem "ladrões" universais da alegria, que ficam a postos, só esperando uma chance para nos atacar. Vou apresentar alguns deles, e assim ficaremos todos prontos para impedir a chegada desses criminosos. Acredito que neste caso a melhor defesa é o ataque, então... se sentir a presença, ainda que distante, de qualquer um deles, parta para cima e coloque o infeliz para correr.
Quanto mais longe de nós, melhor!

 Frustração: Dando nome ao primeiro grande ladrão. A dona frustração. Ela surge sempre que tentamos fazer por nós mesmos o que está fora do nosso alcance.  A vida, a nossa vida foi criada e planejada em esferas divinas. Não dá certo quando tentamos, por nossas obras e vontades mudar seu rumo, traçado perfeitamente antes pela graça de Deus. A graça divina é o poder Dele para satisfazer nossas necessidades e resolver nossos problemas. É o que basta geralmente. Se estamos em harmonia tudo em nossa vida caminha como que soprado por ventos divinos. Tem gente que chama isso de sorte, outros de destino. Não importa, tanto faz o nome usado. O que importa é o sentimento interior de que tudo está em ordem, essa tranquilidade espiritual que sussura bem suavemente... segue seu rumo, está tudo bem. Seu coração está em paz? Sinal de que está no caminho certo.
Como saber se estamos fazendo tudo errado? Olhe em volta e veja se algo não está dando certo... aquela coisa que não anda, não acontece, não vai em frente apesar dos esforços feitos.  Nós sabemos sempre quando o que fazemos, queremos ou buscamos não é correto. Nossa consciência, essa centelha divina, nos acusa ainda que ninguém conheca nossos enganos.
Se não é para acontecer, pode apostar, vamos penar, vai ser difícil, tudo conspirará contra, há medos, dúvidas, palpitações, a vida toda virará de cabeça para baixo, como que mostrando para quem quiser ver que só dores e dissabores estão por vir. Já sentiu isso? Então sabe como é insistir no erro.  Assumir o erro, corrigir o mal feito e mudar o rumo é o que basta, para que a frustração vá embora e nossa alegria retorne.
Não é fácil, nossa teimosia, orgulho e caprichos atrapalham muito nessa hora. Muitas vezes traçamos uma meta, fazemos um plano e lutamos com todas nossas forças para alcançar o desejado, e pior... rezamos e pedimos auxílio para que tenhamos sucesso. Nada dá certo. Frustração na certa. É preciso humildade e confiança para vermos a verdade... não há alegria nesse caminho, porque ele não é o bom caminho, é só um atalho infeliz.
Temos mania de querer o que julgamos ser o melhor para nós e assim corremos para planejar como conseguir nosso prêmio. Quem já não se frustou com isso? Quem já não perdeu a alegria diante de planos fracassados? Quem já não se desesperou pensando que tudo dá errado com sua vida? A questão é... quem disse que isso tudo é o melhor para nós. Entre os seus planos e os divinos pode haver uma discrepância. Advinha qual vai prevalecer? Uma dica, o seu é que não é. Então de nada vale todo trabalho, esforço, suor e teimosia se não há harmonia com a vontade divina. Querer saber mais que Ele é arrogância, não funciona. Pare de lutar à toa, de sofrer sem motivo... desista antes de ter um ataque do coração e morrer frustrado. Já sei, te ensinaram que desistir é ruim. Acredite, nem sempre... Dar murros em ponta de faca dói, assim como insistir em planejamentos errados.
Fuja da frustração. Páre de pensar e planejar coisas. Apenas aceite o que a vida oferece com alegria. Casamento? Carreira? Dinheiro? Sucesso? Tem gente que barganha com Deus, como se sua graça estivesse em negociação. Ele é um pai amoroso mas não topa chantagens. Pior, tem gente que acredita que somente será feliz SE e QUANDO conseguir se casar, for promovido, ficar milionário ou ser reconhecido. Sabe quando isso tudo irá acontecer? Se for parte de planos superiores. Então comece agora a ser feliz, mesmo sem o tal casamento, a tal promoção, a tal fortuna ou o tal estrelato.
Traga a alegria para sua vida nesse minuto, não adie mais, não deixe para depois.
Tchau, frustração. Oi, alegria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...