segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Câncer de Mama e as "polegadas".

Letícia Birkheuer em campanha.
Muitas mulheres tem espalhado mensagens estranhas no Facebook, Orkut e cia, com um determinado número seguido da palavra polegadas. É algo do tipo "36 polegadas" ou "38 polegadas".
Um texto aparentemente misterioso, sem nexo, que desperta a curiosidade e a imaginação, principalmente dos homens, que não sabem do que se trata. Elas se divertem com isso, algumas vão além e tentam apimentar a brincadeira... o que acaba atraindo mais e mais participantes.
O jogo ou enigma esconde uma brincadeira muito séria e positiva. É uma forma silenciosa de falar sobre o câncer de mama, de difundir o assunto e incentivar as mulheres a fazerem aquele exame simples de tocar no seio, todo dia, no banho, para ver se existe algum caroço na mama. 
O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.
A doença tem maior chance de cura se for descoberta cedo, no seu estágio inicial, por isso a importância de tocar e apalpar o seio todo dia em busca de possíveis caroços. Ah, e claro, procurar um médico logo em seguida, em caso de dúvida ou certeza. Só ele pode diagnosticar a doença. Por isso a informação e a prevenção, com o auto-exame e visitas periódicas com seu-sua ginecologista de confiança é tão importante.

Faça o auto exame sempre e a qualquer sinal de "algo diferente" procure seu médico.

Voltando a brincadeira que rola nas redes sociais. Nada mais é do que uma campanha bem bolada e barata para atiçar a curiosidade masculina e chamar atenção para o câncer de mama entre as próprias mulheres que participam do jogo.
No primeiro ano, o jogo chamou a atenção da imprensa e fez publicar várias matérias em jornais.
O objetivo era escrever a cor do sutiã que estava usando como o seu status.  Simples e engenhoso.
No ano passado tinha que dizer o local da casa onde você deixava sua bolsa. Foi bem divertido!
Agora é o número do sapato + polegadas. Que já está dando o que falar... nas redes sociais.
Veja como a campanha novamente deu certo. Chamou a atenção,  nós estamos falando do câncer de mama aqui no blog. Você leu, e juntos vamos levar adiante a importância do exame do toque, para prevenção do câncer de mama.
Vista a camisa e passe essa mensagem adiante, para suas amigas e para seus amigos também, afinal eles devem se envolver e se preocupar com a saúde de suas amadas: mães, irmãs, esposas, etc.
Detalhes sobre o câncer de mama  no Inca, Instituto Nacional do Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...